Inventor ABS cria aparelho travar Covid 19

3 min

Inventor do ABS cria aparelho para travar covid-19

De cada vez que se evita um acidente pela derrapagem das rodas, o condutor bem pode agradecer à equipa de engenheiros da Fiat que, em 1970, desenvolveram o sistema Antiskid, cuja patente seria vendida à Bosch – a multinacional alemã de engenharia e eletrónica rebatizou o produto como ABS (Antiblockier-Bremssystem, no original).

Entre a equipa original de técnicos-inventores estava Mario Palazzetti que, cinco décadas depois, voltou a ser notícia por estar de momento dedicado a criar um dispositivo com o qual espera travar o surto de covid-19, doença que, desde o início do ano, já foi diagnosticada em cerca de 20 milhões de pessoas em todo o mundo, tendo resultado, à data, na morte de mais de 720 mil pessoas, não obstante as várias medidas de confinamento e de encerramento de fronteiras por todo o globo.

O dispositivo em causa tem o tamanho de um jarro elétrico para aquecer água e o seu funcionamento cria correntes de ar que afastam as gotículas expelidas pela fala dos restantes, evitando uma rede de contágio. O seu nome é Biostopper e, de acordo com as explicações de Palazzetti à agência Reuters, serve para “criar um campo aerodinâmico”, no qual “toda a respiração que alguém emite quando fala regressa a si”.

Artigo relacionado: Covid-19: regras de segurança para automobilistas

O engenheiro iniciou os trabalhos com o objetivo de encontrar uma solução que torne mais seguros determinados ambientes fechados, como salas de aula, escritórios, bares e restaurantes, nos quais o distanciamento social pode ser difícil de cumprir.

O desenvolvimento, realizado em parceria com uma equipa da Universidade de Turim, está agora a ser afinado para se passar à fase de testes, depois da qual o dispositivo deverá ser patenteado – e só após esse momento se saberá um pouco mais sobre a invenção do “senhor ABS”, tal como explicou o professor Marco Simonetti, também envolvido no projeto: “Não posso avançar muitos detalhes técnicos porque ainda estamos na fase de patenteamento”, justificou à Reuters, adiantando porém que “o conceito é simples – a ambição não é matar o vírus, mas reduzir a distância [entre pessoas] com segurança”.

Mario Palazzetti tem o seu nome associado ao ABS, mas não só: o engenheiro, reformado desde 1997, está por detrás de uma série de outras invenções, incluindo o Totem (Total Energy Module), um pequeno gerador de calor e energia, e um sistema de ar condicionado chamado Aircare, que também recupera energia.

“As ideias vêm até mim”, contou Palazzetti. “E tenho muitas ideias que me pedem para ser trazidas à luz, mas é realmente difícil [realizá-las]”, resumiu.

 
Leia também:

 

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional