aspirar estofos

5 min

Como se entreter com o seu carro durante a quarentena

Limpar o carro, puxar o lustro aos cromados, recuperar os plásticos. Poucas vezes se tem tempo para este género de trabalho mais minucioso, dedicando tempo ao automóvel. No entanto, se está em casa de quarentena e tem o carro na garagem (e não entrou em modo teletrabalho), este pode ser o momento ideal para dedicar algumas horas ao veículo que o transporta. Além de que, se tiver crianças, esta pode ser uma atividade em que as mesmas podem ser incluídas, ocupando-lhes um pouco o tempo.

Mas melhor já deixar o alerta: não lave o carro. Sabe-se ainda muito pouco sobre o novo Covid-19 Coronavírus, mas vários especialistas apontam para o facto de o vírus gostar de ambientes húmidos, tendo mais dificuldade de resistência a um clima seco. Não havendo ainda quaisquer certezas, não vale a pena arriscar ficar com a garagem cheia de água. E também será muito pouco provável que possa ir dar um passeio nos próximos tempos… Atenção: se tiver o carro na rua, deixe as limpezas para daqui a umas semanas.

Outro aviso: deixe passar o mínimo de cinco dias antes de se dedicar a esta tarefa. Um estudo publicado no conceituado “Journal of Hospital Infection” concluiu que o novo coronavírus pode sobreviver desde algumas horas (até oito em alumínio) até cinco dias (metal, vidro, plásticos), dependendo do tipo de superfícies. Sendo que o carro tem, habitualmente, diferentes materiais no seu habitáculo, por uma questão de segurança deve-se esticar o tempo de pausa até ao máximo.

Artigo relacionado: Como disfarçar riscos na pintura do carro

Tenha em atenção que para executar este entretém não precisa de sair de casa para comprar nada, podendo recorrer aos produtos que utiliza para a limpeza do lar. Coloque uma máscara e uns óculos, até para se proteger dos pós, e siga as nossas dicas.

Tirar o lixo

Comece por percorrer todas as divisórias do carro, retirando tudo aquilo que, na realidade, não está ali a fazer nada – exceto peso (pode sempre fazer uma brincadeira e somar o peso de tudo o que retirou do veículo e, se tiver queda para a matemática e gosto pelas contas, calcular quanto passará a poupar em combustível).

Verifique se não há nada debaixo dos bancos dianteiros e nas dobras do banco traseiro (quem tem filhos poderá fazer nesta altura interessantes descobertas). No porta-bagagem, retire todos os objetos que têm andado perdidos por ali.

Primeira aspiração

Depois do habitáculo completamente vazio, aspire grosseiramente o seu interior – não vai querer estar a lavar no meio de todo o pó, mas deixe os detalhes para o fim. Haverá mais aspiração a fazer.

Soprar o pó

Se tiver um compressor, use-o para “soprar” o pó das entradas de ar e das várias ranhuras do compartimento. Regule a força para que seja suficiente, mas não excessiva.

Lave os têxteis

Nódoas nos forros dos assentos ou manchas no forro do tejadilho podem ser eliminadas com uma solução de água com qualquer detergente lava-tudo. Muna-se de uma pequena escova de dentes e efetue a operação sem pressas – não precisa de fazer tudo no mesmo dia! Passe com um pano limpo húmido, mas bem espremido, sobre as superfícies tratadas.

Dê brilho aos cromados

O truque é exatamente o mesmo dos têxteis: água com sabão e uma escova de dentes (convém ser outra e ter os cerdos intactos). Após secar bem, puxe o lustro com um pouco de papel de alumínio de cozinha.

Recupere os plásticos

Volte a misturar água com detergente lava tudo, mas desta vez opte por um pano de microfibras. Passe todo o painel com o pano humedecido, as vezes que forem necessárias até o plástico não apresentar sujidade. Por fim, trate de pôr os plásticos a brilharem como novos, com um pano com um pouco de azeite.

Proteja a bateria

Hoje em dia, a grande maioria dos carros podem estar bastante tempo parados sem necessitarem de carregar a bateria, mas o mesmo não é verdade para os veículos mais antigos ou aqueles cuja bateria já não esteja a 100%. Se for o caso do seu automóvel, uma boa solução passa por desligar o borne negativo da bateria (assinalado com um sinal de -) durante o tempo em que este estiver estacionado.

Volte a aspirar

Com tudo limpinho, aspire cuidadosamente todo o automóvel, com especial atenção aos recantos do habitáculo e do porta-bagagem.

Leia também:

 

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional
+3000 Carros novos para venda. Pesquise e Peça agora uma Proposta!
This is default text for notification bar