8 min

120 anos! Conheça ao pormenor a história da Renault

A Renault é provavelmente a marca francesa com maior relevância a nível mundial e celebra em 2019 120 anos de vida. Conheça a história da Renault e alguns dos seus modelos mais emblemáticos.

A história da Renault começou a 25 de Fevereiro de 1899 pela mão de Louis Renault, um industrial francês e um dos responsáveis pela introdução do taylorismo como forma de organização do trabalho em França.

Quando Louis Renault tinha apenas 21 anos, e mesmo antes de ter fundado oficialmente a Renault, já construía automóveis, tendo vendido o primeiro carro ainda em 1898. A viatura em questão era um Renault Voiturette 1CV, que vendeu a um amigo do seu pai.

Rapidamente, Louis percebeu que construir carros seria o seu destino e percebeu que entrando nas competições automóveis poderia ganhar estatuto e criar um nome de sucesso no mercado automóvel, que na época estava ainda muito pouco desenvolvido.

Vamos então conhecer ao pormenor a história da marca francesa de maior sucesso.

História da Renault

Renault 5
O Renault 5
Fonte: Renault/Media

O início

A Renault, enquanto marca, foi então fundada, e nos primeiros tempos dedicou-se exclusivamente à competição automóvel, criando o Renault AK 90CV, um dos carros mais rápidos do início do século XX, e que foi o primeiro vencedor de uma corrida do Grand Prix (campeonato mundial que antecedeu a Fórmula 1), em 1906.

Durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), França foi um dos países mais fustigados pelo combate, obrigando assim a Renault a deixar de lado a produção automóvel e a focar-se mais no fabrico de munições, aviões militares ou até mesmo veículos de combate, como o caso do famoso Renault FT-17, que foi utilizado por 22 países.

Finda a guerra, e finda a necessidade de produção de armamento militar, a Renault começou a fabricar automóveis dedicados ao serviço de táxi, permitindo nesta época um crescimento exponencial da marca, tornando-se na maior construtora automóvel em França, na época.

No período entre guerras, entre os anos 20 e 30, a Renault voltou a ampliar o seu leque de produção, voltando-se para a produção de máquinas agrícolas e industriais. Esta ampliação foi fulcral para a afirmação e crescimento da Renault, tendo produzido um total de 45 809 automóveis em 1920, distribuidos entre 7 modelos: 6cv, 10cv, Monasix, 15cv, Vivasix, 18/22cv e 40cv.

Nesta altura, a Renault começou a exportar em massa para os Estados Unidos e para o Reino Unido, os maiores mercados automóveis da época, e entrou na segunda guerra mundial como uma das maiores construtoras de carros europeia.

A afirmação

Após a segunda Grande Guerra, e depois da fábrica da Renault ter sido destruída pelas forças armadas britânicas (fruto da ligação da Renault com as tropas alemãs nazistas), a Renault foi nacionalizada e “fundada” novamente, ficando sob alçada do estado francês. Nesta nova era, a marca focou todas as suas atenções nos automóveis de estrada, lançando o Renault 4CV, que tinha como principal objectivo competir com o Volkswagen Carocha.

O 4CV, tal como mandava a tradição da Renault, foi também usado em competições automóveis, tendo vencido a mítica prova das 24h de Le Mans por duas ocasiões.

No período pós-guerra, a Renault crescia a um ritmo exponencial, e traçou um objetivo: superar as vendas da Citroen, a construtora líder no mercado francês. E para fazer face ao famoso Citroen 2CV, a Renault lançou aquele que viria a ser o seu primeiro grande sucesso, e por consequência, o primeiro carro de muitos portugueses: o Renault 4L.

Apenas 4 anos após o seu lançamento, em 1964, o Renault 4L já tinha vendido mais de 500 000 exemplares, ultrapassando os números do 2CV, o que garantiu uma almofada financeira muito confortável à Renault para se aventurar noutros segmentos.

Finais do século XX

Durante os anos 70, a Renault investiu parte do seu lucro gerado pelo sucesso do 4L e criou um novo modelo de sucesso: o Renault 5.

Este foi outro modelo extremamente popular em solo europeu, e nem mesmo a grave crise do petróleo (que fez com que várias construtoras quase encerrassem portas) afectou o seu sucesso.

Tal como a história da Renault havia sido pautada, também este modelo competiu em várias provas, destacando-se sobretudo no mundial de ralis.

A marca continuou a crescer durante o final do século XX, lançando permanentemente modelos de grande sucesso, sobretudo em países onde o poder económico não era tão forte.

Em 1996, e mesmo com a oposição do estado francês, a Renault foi privatizada na sua maioria, perspectivando outros planos para o virar do século.

Actualmente, o Estado Francês detém 15,7% da empresa.

Início dos anos 2000 até aos dias de hoje

O verdadeiro sucesso da Renault enquanto uma das maiores construtoras mundiais começou no início dos anos 2000, com o advento do Renault Megane (que foi considerado o carro do ano em 2003) e o Renault Clio, que rapidamente se tornou no carro mais vendido da Europa por vários anos consecutivos.

Também nos anos 2000, mais concretamente em 2004 e 2005, a Renault viu o seu nome ser escrito nas páginas mais douradas do desporto automóvel, conquistando o Mundial de Construtores da Fórmula 1 com o Espanhol Fernando Alonso ao volante, destronando assim o sucesso e o monopólio de vitórias da Ferrari e de Michael Schumacher.

Actualmente, o CEO da Renault é o francês Thierry Bolloré, e a marca lidera os mercados em Portugal, Croácia, Eslovénia, França, Holanda, Argélia e Colombia.

Com uma forte aposta nos SUV, nos Crossover, e na electrificação, a Renault está atenta às tendências da indústria automóvel, e nos próximos anos adivinha-se que a marca francesa continue a liderar, sobretudo, o mercado automóvel em Portugal.

Conheça agora 5 modelos que marcaram a história da Renault, e saiba porque é que foram tão importantes no percurso da marca.

5 modelos mais marcantes da história da Renault

1. Renault Type A

Renault Type A

Fonte: Renault/Media

O Renault Type A foi o primeiro carro a ser construído verdadeiramente após a constituição da Renault enquanto marca. Este carro podia transportar dois passageiros e, inicialmente, em 1899, estava equipado com um motor 1cv, que impulsionava este modelo até aos 32 km/h. Em 1904 o Type A passou a estar equipado com um motor de 5 cavalos de potência.

2. Renault 40CV Type NM

Renault 40CV

Fonte: Renault/Media

O Renault 40CV Type NM era o topo de gama da Renault no final dos anos 20, e era o ex-libris da marca em todas as competições automóveis, nomeadamente nas provas de velocidade pura. Este modelo foi considerado um dos primeiros onde a aerodinâmica era uma preocupação evidente, e graças a um motor de 9 litros, este automóvel foi capaz de percorrer 80km a uma média de 190km/h, algo significativo para a época.

3. Renault 4

Renault 4L

Fonte: Renault/Media

O Renault 4 é sem dúvida um dos carros mais importantes da história da Renault, e até mesmo da história automóvel. Era um carro barato, muito versátil, simples e fiável. Foram vendidos no total 8 135 424 exemplares do Renault “quattrele”, como era carinhosamente apelidado em francês.

4. Renault Twingo

Renault Twingo

Fonte: Renault/Media

O Renault Twingo foi apresentado ao mundo pela primeira vez em 1993, e rapidamente se tornou num modelo de culto em diversos países. Quando foi lançando, este carro apresentava um design inovador e irreverente, sendo bastante económico, compacto e extremamente prático, o que o tornavam ideal para circular nas cidades cada vez mais congestionadas. Com mais de 20 anos de história, a nova versão continua a seguir as pisadas do modelo original, mas, o mais curioso, é que o Twingo original continua ainda a ser vendido em alguns países do mundo!

5. Renault Clio

Renault Clio

Fonte: Renault/Media

O Renault Clio, obrigatoriamente, tem que figurar nos anais da história da Renault. Lançado em 1990, este modelo está a entrar agora na sua 5ª geração e conta já com mais de 13 milhões de unidades vendidas em todo o mundo. Veio substituir o 5, mais um dos modelos icónicos da marca francesa, e mostrou ser um automóvel polivalente, robusto e sobretudo, muito económico. Um autêntico case study de sucesso no mundo automobilístico moderno.

Leia também:

 

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional