Carros iconicos

5 min

7 carros icónicos que fazem parte da História

Apresentamos-lhe carros relativamente acessíveis que marcaram a história do automobilismo para sempre. Conheça estes 7 carros icónicos à venda em Portugal.

Para os verdadeiros aficcionados do automobilismo, não há nada que bata a beleza dos carros dos anos 80 e 90, o “roncar” dos motores naturalmente aspirados e a simplicidade mecânica destes automóveis.

É uma paixão difícil de explicar e que nenhuma tecnologia de ponta ou 700 cavalos de potência poderão igualar por isso, sempre que os “petrolheads” se cruzam com um destes modelos na rua, não há nenhum que não suspire com o desejo de meter as mãos no volante de qualquer um destes modelos.

Estes automóveis eram, nos anos 80 e 90, os carros do momento, mas hoje em dia são autênticos clássicos e, no futuro, poderão valer bastante dinheiro.

Conheça, então, estes 7 carros icónicos que fazem parte da História, são relativamente acessíveis, estão à venda em Portugal e fazem, sem dúvida, parte da garagem de sonho de qualquer amante de automóveis.

7 carros icónicos que podem fazer parte da sua garagem


1. Peugeot 205 GTI

Carros iconicos peugeot gti

O Peugeot 205 GTI foi, provavelmente, um dos carros que definiu aquilo em que a Peugeot se viria a especializar algumas décadas mais tarde: uma constructora capaz de fabricar carros pequenos, robustos, fiáveis, bonitos e divertidos de conduzir.

A versão GTI do Peugeot 205 diferia da versão normal em alguns factores, para além da potência. Tinha jantes de maiores dimensões e, também, uma suspensão reforçada, além de estar equipada com um motor 1.6 de 115 cavalos. Estes ingredientes juntos faziam com que este “peso pluma” dos automóveis voasse entre as curvas. Era, sem dúvida, o carro de sonho de qualquer jovem nos anos 80 e, hoje, continua a ser considerado um dos melhores Peugeot de sempre.

2. Renault 4L

Carros iconicos renault

O Renault 4L foi, provavelmente, o primeiro carro de muitas famílias portuguesas e um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento cultural e industrial de Portugal. Produzido durante 31 anos, foi um dos modelos mais famosos e mais vendidos da história.

Este automóvel da constructora francesa cativava pela sua potência, pela sua aparência, pelo seu conforto, mas sobretudo pelo seu preço. Graças ao sentimento saudosista que muitos portugueses têm por este carro, hoje em dia é um dos carros antigos mais procurados em Portugal e, coincidentemente, um dos clássicos mais baratos que pode comprar.

3. Volkswagen Carocha

Carros iconicos carocha

Este é, sem dúvida, um dos modelos mais importantes da história do automobilismo e muitos até o consideram um “brinquedo”. Durante os mais de 65 anos em que esteve em producção (de 1937 até 2003), foram vendidas quase 23,5 milhões de unidades deste carro icónico.

O Volkswagen Carocha popularizou-se com várias aparições em filmes de Hollywood, como foi o caso do “Herbie”, mas o que deu realmente fama a este Volkswagen foi, sobretudo, o facto de ser um carro extremamente robusto e o primeiro carro de producção em série, acessível a todo povo.

4. Volkswagen Polo G40

Carros iconicos polo

O Volkswagen Polo G40 era um verdadeiro “canhão” das estradas portuguesas e já é considerado por muitos um verdadeiro clássico e um dos carros mais icónicos dos anos 90. O Polo G40 tinha um motor 1.3 de 115 cavalos, partilhado com o seu “irmão mais velho”, o Golf GTI. Esta potência, aliada a um peso total de 900kg, permitia a este carro acelerar como poucos na sua época.

5. Toyota MR-2

Carros iconicos toyota mr

O Toyota MR-2 é, sem duvida, um dos carros mais icónicos da História e um dos mais divertidos de sempre para conduzir. A potência deste desportivo não era excessiva, mas o peso também não e este carro mexia-se e muito bem!

Lançado pela primeira vez em meados dos anos 80, este Toyota era considerado, na altura, um modelo extremamente bonito e o facto do preço original não ser muito elevado, tornou-o extremamente popular entre as massas. Este “mini-ferrari” japonês manteve practicamente o seu preço, desde que foi comprado até aos dias de hoje, sendo por isso um dos melhores investimentos que algum coleccionador automóvel pode fazer.

6. Mazda MX-5

Carros iconicos mazda mx

O Mazda MX-5 é um dos melhores automóveis alguma vez construídos pela Mazda – se não mesmo o melhor – e é adorado por todos os amantes do automobilismo, pois proporciona uma experiência de conducção verdadeiramente única. É um carro leve e com um tamanho perfeito para circular na cidade mas, ao mesmo tempo, é potente, dinâmico, e consideravelmente barato, sobretudo a versão produzida no final dos anos 90.

7. Fiat Coupe

Carros iconicos fiat coupe

O Fiat Coupe é um dos resultados da parceria entre a Fiat e os escritórios de design Pininfarina. Foi um dos modelos desportivos mais vendidos de sempre pela marca italiana, com 72.762 unidades comercializadas.

O Fiat Coupe estava disponível com duas motorizações: um motor atmosférico de 1.8 cm3 e 133 cavalos e um motor turbo de 2.0 cm3 de 223 cavalos. Ambas as versões faziam deste um dos Fiat mais rápidos da sua época e, passados mais de 25 anos desde a sua apresentação, o seu design ainda chama a atenção onde quer que passe.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Saiba tudo sobre o DUA (Documento Único Automóvel)

Antes de ficar a par das suas especificidades e características, é essencial que compreenda em que consiste este documento: o DUA agrega e funde a…

Como escolher a moto certa para mim?

O visual da nova moto é sem dúvida o fator que o vai fazer apaixonar-se por ela, mas momento da compra, há muito mais para…

Como obter um check-up antes de comprar um carro usado.

Todos sabemos que comprar um carro usado acarreta alguns riscos adicionais. A compra de automóveis em concessionários garante a qualidade do veículo comprado, contudo, no…

Vai comprar um usado? Estes são os 6 erros mais comuns

Comprar carros em segunda-mão é uma alternativa que permite poupar bastante. Em Portugal a compra de carros usados é duas vezes superior à compra de…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional