Grande Prémio de Portugal de Fórmula 1 volta em 2021

3 min

Grande Prémio de Portugal de Fórmula 1 volta em 2021

O Grande Prémio de Portugal parece estar para ficar de pedra e cal no calendário do Mundial de Fórmula 1. A Federação Internacional do Automóvel (FIA) informou, quinta-feira, 11 de fevereiro, a sua vontade de realizar outra vez a prova no país, desta vez a 2 de maio, faltando apenas a assinatura do contrato com o promotor do espaço em território nacional.

Em comunicado, citado pela Lusa, a FIA confirma “a intenção de preencher” o dia 2 de maio, disponível no calendário, “com uma corrida em Portugal”, ressalvando que “o acordo final ainda está sujeito à assinatura do contrato com o promotor”.

A novidade já tinha sido avançada, no início da semana, pelo site especializado Autosport, ainda que já tenham sido levantadas questões sobre a organização, caso as limitações das viagens entre Portugal e o Reino Unido se mantenham.

A acontecer, o evento de 2021 será o 17.º GP de Portugal, depois do regresso a território nacional no ano passado, após 24 anos de ausência.

Artigo relacionado: A história da Fórmula 1 em Portugal

Em 2020, a corrida que teve lugar no Autódromo Internacional do Algarve (AIA) foi conquistada pelo britânico Lewis Hamilton (Mercedes-AMG Petronas Motorsport), que assim se tornou no piloto com mais vitórias na história da modalidade, ultrapassando as 91 do alemão Michael Schumacher. A prova foi a segunda do Mundial com maior audiência televisiva: no total, a corrida algarvia cativou 100,5 milhões de espectadores, tendo sido apenas superada pelo GP da Hungria, com 103,7 milhões.

Além da decisão de voltar a realizar uma prova do Mundial de Fórmula 1 em Portugal, a comissão de F1 da FIA decidiu ainda aumentar de 25 para 30 os dias de testes de pneus, e “congelar” o desenvolvimento de novos motores entre o início de 2022 e 2025.

O calendário revisto e apresentado pela Liberty Media, organizadora do Grande Circo, prevê um recorde de 23 provas, entre 28 de março e 12 de dezembro.

Calendário da Fórmula 1 para 2021

GP Bahrein, Sakhir, 28 de março

GP São Marino, Ímola, 18 de abril

GP Portugal, Portimão, 2 de maio

GP Espanha, Barcelona, 9 de maio

GP Mónaco, Monte Carlo, 23 de maio

GP Azerbaijão, Baku, 6 de junho

GP Canadá, Montreal, 13 de junho

GP França, Le Castellet, 27 de junho

GP Áustria, Spielberg, 4 de julho

GP Reino Unido, Silverston, 18 de julho

GP Hungria, Budapeste, 1 de agosto

GP Bélgica, Spa-Francorchamps, 29 de agosto

GP Países Baixos, Zandvoort, 5 de setembro

GP Itália, Monza, 12 de setembro

GP Rússia, Sochi, 26 de setembro

GP Singapura, Singapura, 3 de outubro

GP Japão, Suzuka, 10 de outubro

GP Estados Unidos, Austin, 24 de outubro

GP México, Cidade do México, 31 de outubro

GP Brasil, São Paulo, 7 de novembro

GP Austrália, Melbourne, 21 de novembro

GP Arábia Saudita, Jeddah, 5 de dezembro

GP Abu Dhabi, Abu Dhabi (EAU), 12 de dezembro

 
Leia também:

Os carros mais rápidos de sempre

5 carros usados potentes e económicos

Os carros elétricos mais potentes do mercado

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional