6 min

Waze ou Google Maps: qual a melhor app de navegação?

Muitos são os utilizadores que se questionam sobre qual será a melhor aplicação de navegação. Entre o Google Maps ou Waze existe um grande debate, nomeadamente no que toca à apresentação de mapas e o melhor guia sugestivo para uma condução prática, informativa, eficaz e mais segura.  Ambas aplicações têm a mesma finalidade, mas uma é mais popular e outra é mais versátil.

Embora apresentem funcionalidades muito diferentes, tanto o Google Maps quanto o Waze, são duas excelentes opções para quem necessita de algum apoio durante as suas deslocações. Mas dependendo do seu meio de locomoção, carro, mota, bicicleta, transportes públicos ou simplesmente a pé, uma ou outra aplicação podem ser mais adequadas.

Conheça então as principais características de cada um, quais os aspetos mais vantajosos e o que as distingue.

Qual o melhor mapa: Google Maps ou Waze?

Num mundo cada vez mais digital e informativo, milhares de pessoas por todo o mundo recorrem ao uso de serviços e aplicações móveis como o Google Maps e Waze. Estes permitem que cada utilizador consiga obter, de forma mais precisa, indicações sugestivas sobre o melhor percurso a fazer sempre que pretenda deslocar-se. Mas o que será que as diferencia concretamente?

Principais características do Waze

waze

Embora tenha sido comprada pela Google em 2015, o Waze manteve a capacidade de operar de forma independente e desta forma, quem ganha com isso são, no fundo, os utilizadores.

O Waze pretende informar os utilizadores sobre um determinado percurso de um ponto ao outro do mapa, permitindo que os mesmos recebam alertas sobre a altura mais indicada para iniciarem a viagem, garantindo que estes chegarão ao local de destino à hora pretendida.

Por um lado, a grande aposta do Waze é a interação dos seus utilizadores, com a finalidade de permitir uma entre ajuda em situações de trânsito intenso. Assim sendo, se um condutor escolher percorrer um determinado percurso, receberá alertas para algum eventual registo de incidências, como um acidente, por exemplo, recebendo de imediato a proposta de uma nova rota.

Esta componente social ganha pontos junto dos condutores que utilizam o Waze. De facto, a comunidade dos utilizadores (chamada de Wazers) está sempre disposta a ajudar.

Com a possibilidade de reportar ocorrências, os Wazers notificam sobre perigos na estrada, acidentes, preços dos combustíveis, existência de polícia ou de radares e a comunidade é alertada, caso percorra os mesmos trajetos.

No Waze existe também a possibilidade de um condutor envolvido num acidente pedir, por exemplo, auxílio à comunidade e assim, receber sugestões ou indicações por parte de alguém que esteja por perto ou que conheça a área geográfica em que se encontra.

Principais características do Google Maps

maps

O Google Maps disponibiliza aos seus utilizadores mapas e funcionalidades bem mais complexas. Este apresenta – além do mapa do trajeto escolhido – informações mais detalhadas sobre o local, tais como restauração ou lojas e serviços disponíveis nas imediações. Por sua vez, se um utilizador quiser saber o local exato de uma loja e o seu horário de funcionamento, esta app facilitará a sua vida.

Embora o Google Maps não permita ainda a introdução de dados por parte dos seus utilizadores sobre incidentes em direto, a empresa avançou que, tal como a Waze, irá incorporar esta função, entre outras funcionalidades, como os alertas para radares de trânsito.

Isto acontece devido à aquisição do Waze por parte da Google, onde se estabeleceram parcerias nesse sentido. O Waze passou a permitir os alertas de tráfego para o Maps, recorrendo com alguns dados por parte da própria Google.

Atualmente, o Maps brinda o seu público com mapas de circulação alternativos até se chegar ao pretendido local, permitindo estipular tempos de viagens diferentes de acordo com o método de deslocação: a pé, de carro, de transportes públicos ou de veículos privados particulares.

Outra boa característica do Maps é o facto de apresentar horários dos transportes públicos, o que permite que os seus consumidores possam estimar a melhor altura para saírem de casa, sendo por isso mais útil para quem utiliza outros meios de transporte que não o automóvel.

Google Maps ou Waze? Conclusões

Do ponto de vista de usabilidade, o Waze consegue fazer com que um condutor evite um percurso acidentado, poupando tempo e dinheiro ao seu utilizador.

Para quem se desloca maioritariamente a  ou de transportes públicos ou privados, o Maps apresenta realmente muitas vantagens. Para aqueles que recorrem ao uso frequente do carro e têm todos os minutos do seu dia contados, o Waze pode funcionar melhor a seu favor.

Por anunciar problemas na estrada e acidentes, esta app Waze consegue realmente poupar-lhe de atrasos e momentos aborrecidos no trânsito. Paralelamente, alertando sobre radares em certas zonas, o Waze consegue também ser amigo do seu bolso e facilitar-lhe uma condução menos precipitada.

De todas as formas, é importante também referir que o Google Maps permite que os seus utilizadores descarreguem os mapas, mesmo quando utilizam a app de forma offline. O mesmo é impossível no Waze, pois a sua funcionalidade requer a constante interação da comunidade de Wazers.

Escolher entre o Google Maps ou Waze não é uma opção fácil, pois apenas cada utilizador saberá qual das duas se adapta melhor às suas exigências. Já em termos de intereção e experiência de utilização, ambas apresentam uma coerência de funcionalidades simples, eficazes e de fácil leitura e compreensão.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional