Fo?rmula 1 esta? de volta a Portima?o

4 min

Fórmula 1 está de volta a Portimão

O Autódromo Internacional do Algarve (AIA), em Portimão, vai acolher, pelo segundo ano consecutivo, a prova rainha do automobilismo de velocidade. O GP de Portugal em Fórmula 1 foi confirmado pela organização, ocupando o fim de semana de 30 de abril a 2 de maio no calendário do campeonato.

Apesar de tudo apontar no sentido de Portugal voltar a estar presente no calendário do Campeonato Mundial de Fórmula 1, restava ainda a confirmação oficial que chegou na manhã desta sexta-feira, 5 de março. No Twitter, a organização escreveu “We’re going back to Portimão” (“Vamos voltar a Portimão!”) e as reações não tardaram, tornando-se um dos tópicos do dia naquela rede social.

Num comunicado publicado no site oficial, o presidente da Fórmula 1, Stefano Domenicali, confessou-se encantado “por poder anunciar que a Fórmula 1 estará novamente em Portimão”, sobretudo “depois do enorme sucesso da corrida no ano passado”.

O sucesso da realização da prova no AIA foi de facto considerável, ainda que não tenha escapado a um rol de críticas pela falta de distância física entre a assistência. Para o GP de Portugal deste ano ainda não é claro se será permitida assistência ou não, estando dependente das normas sanitárias impostas pela pandemia de covid-19. No entanto, a organização fez saber que “a Fórmula 1 está a trabalhar de perto com o promotor e com o Governo português sobre a presença de público”. “Esperamos receber novamente os fãs em Portimão, de uma forma segura, e estamos a trabalhar com o promotor sobre os detalhes desse plano.”

Artigo relacionado: A história da Fórmula 1 em Portugal

Reagindo à notícia, a secretária de Estado do Turismo de Portugal, Rita Marques, agradeceu “à FIA e à F1 pela sua confiança em Portugal, no Algarve e no Autódromo Internacional do Algarve”. “É com grande interesse que vemos o regresso da Fórmula 1 ao Algarve em 2021”, disse a governante, adiantando que a organização pode contar com o “total empenho” do Governo português para que o evento seja “um grande sucesso”.

Já o presidente da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), Ni Amorim, citado pela agência Lusa, mostrou-se muito satisfeito, sobretudo por ter sido dado mais um passo para que o circuito saia da lista de reserva, assumindo uma posição permanente no calendário. O responsável acrescentou ainda a importância deste tipo de acontecimentos numa altura em que “Portugal está numa situação económica difícil”. “Eventos como a Fórmula 1 serão muito importantes para uma região que vive do turismo.”

No ano passado, Rita Marques, em declarações ao jornal “Público”, defendeu que o evento tem dois impactos: um mediático “de promoção internacional do destino” e um económico. O último, explicou, varia em “em função do público” – se a assistência presencial será possível ou não. “No pior dos cenários estimamos [um impacte positivo de] 30 milhões; no mais otimista, que achamos que vai ser o cenário normal, estamos a contar com um impacto 175 milhões”, disse.

A corrida de 2020 no AIA, a 17.ª realizada em solo nacional, foi conquistada pelo britânico Lewis Hamilton, numa vitória com sabor muito especial: tendo sido a sua 92.ª vitória, estabeleceu um novo recorde no Campeonato do Mundo de Fórmula 1, destronando o inigualável Michael Schumacher.

 
Leia também:

Entrevista a João Filipe – Fotógrafo Profissional Fórmula 1

Os carros elétricos mais potentes do mercado

Os carros mais rápidos de sempre

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional