Fazer ALD para o seu carro vantagens e desvantagens

4 min

Fazer ALD para o seu carro: vantagens e desvantagens

Se pensa comprar carro, quase de certeza que já ouviu falar do ALD. O Aluguer de Longa Duração permite-lhe, no caso de o carro ficar em nome da empresa, beneficiar de benefícios fiscais ou, se for uma compra em nome próprio, de ter as contas controladas mês a mês, sem ter de desembolsar um único euro para a indesejada entrada inicial.

O ALD Automóvel é um contrato de locação financeira que permite adquirir um veículo zero quilómetros, com prazos de financiamento alargados, e deixar grande parte do valor da compra para o final do contrato. Neste caso, o carro, durante o ALD, mantém-se propriedade da locadora até à liquidação da última mensalidade.

No fim do contrato do Aluguer de Longa Duração, a propriedade é passada para o cliente após o pagamento do valor residual contratado.

Mas o ALD não se fica por aqui – nem é só vantagens. Antes de optar por um contrato deste tipo para usufruir de um automóvel, estude os prós e os contras.

As vantagens do ALD

O ALD é, provavelmente, o melhor esquema de financiamento para pessoas que ficam ansiosas face à incerteza. É que a prestação é uma espécie de renda, sempre fixa e que não está sujeita a variações de taxas de juros. Resultado: é possível saber com o que se conta e ter o orçamento completamente controlado.

Também será uma excelente alternativa para quem não tem dinheiro para dar para uma entrada inicial. É que é possível ir buscar um carro novinho em folha sem apresentar um euro em cima da mesa.

Artigo relacionado: ALD, leasing, renting, crédito automóvel ou crédito pessoal?

No caso das empresas, é possível ter benefícios fiscais. Isto se o veículo corresponder aos critérios exigidos. Se for esse o caso, é possível, por exemplo, deduzir o IVA da renda.

Depois, a renda acordada pode ser à medida das possibilidades. Ou seja, é possível reduzir o impacto mensal na carteira, quer avançando com uma entrada inicial (que pode ir até 60%), quer deixando um valor avultado para liquidar no final. E depois de o fazer é livre de vender de imediato o automóvel.

No entanto, caso a vida vire do avesso, é possível rescindir contrato a meio do tempo ou até ceder a sua posição contratual a outra pessoa. Além do mais, trata-se de um contrato simples, sem necessidade de reconhecimento notarial, o que lhe permitirá poupar em tempo e, mais importante, em dinheiro!

Desvantagens do ALD

O Aluguer de Longa Duração tem muitos pontos a favor, mas não será uma solução de financiamento automóvel para todos. Por exemplo, se se trata de alguém avesso à propriedade, não se deixe enganar pela palavra aluguer – é que este tipo de contrato obriga à compra do carro no final do tempo acordado. É certo que pode sempre vendê-lo logo a seguir, mas nem sempre esse processo é fácil e pode ver-se a braços com um incómodo.

Depois, todas as despesas relativas à manutenção do carro são da responsabilidade do condutor, não tendo este o nome no registo de propriedade. É quase como fazer obras num apartamento arrendado: raramente se torna uma boa ideia.

Interessando no renting? Encontra as melhores ofertas no Standvirtual

Além disso, apesar de se beneficiar de uma mensalidade fixa, as taxas de juro são muitas vezes mais elevadas do que as que se encontram noutro tipo de soluções de financiamento.

Por fim, é obrigatório assinar uma apólice de danos próprios assim como contratar um seguro de responsabilidade civil com capital superior ao mínimo obrigatório (50 milhões euros). É verdade que este tipo de seguro é habitual – e aconselhável! – num automóvel com menos de quatro anos, mas se o carro for comprado a crédito será uma opção; neste caso, é mesmo uma obrigação, sendo o beneficiário do seguro a empresa que detém a propriedade.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Como saber se um carro não está penhorado

Interessado num automóvel usado que à primeira-vista está impecável e a bom preço? Não tenha medo de avançar. O essencial é estar informado sobre o…

O que deve analisar num test-drive?

Primeiro que tudo não se sinta acanhado na hora de experimentar o carro. Se há a possibilidade de o adquirir, então experimenta e teste tudo.…

Quais são os custos da legalização de um carro importado?

Muitas vezes, importar um carro de um país europeu surge como uma opção a ponderar quando procuramos o nosso novo automóvel. Em alguns tipos de…

O que devo saber antes de pedir financiamento automóvel

É uma realidade: no momento de trocar ou adquirir um automóvel, são poucas as pessoas que conseguem pagá-lo a pronto. Por impossibilidade financeira ou gestão…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional