Comprar um carro usado a GPL

5 min

É seguro comprar um carro usado a GPL?

Na esmagadora maioria dos carros a GPL, esta tecnologia é um sistema de carburação dupla, que permite que os modelos equipados com este sistema circulem com a motorização térmica ou a gás liquefeito.

O que é o GPL?

O GPL é um Gás de Petróleo Liquefeito produzido através da colocação de butano e de propano sob pressão para obtenção de um estado líquido e, assim, reduzir o seu volume para facilitar o respetivo transporte e utilização.

Vantagens e desvantagens dos carros a GPL

Entre as vantagens mais valorizadas, para além do aumento importante da autonomia, destaca-se a economia: o consumo de GPL é aproximadamente 25% superior ao da gasolina, mas este combustível é mais económico, na medida em que o seu preço médio é 50% inferior ao da gasolina e 40% inferior ao do diesel.

Já na lista dos contras não há como passar ao lado dos muitos mitos que fazem com que os automobilistas ainda olhem de soslaio para esta alternativa mais poupada e amiga do ambiente face aos convencionais motores de combustão. E o receio aumento quando falamos de automóveis usados. Será seguro?

Artigo relacionado: Como funciona um carro a GPL?

O estigma foi durante muitos anos também alimentado por uma espécie de discriminação legislativa dos veículos movidos a GPL, quando era proibido o estacionamento deste tipo de automóveis em parques subterrâneos. Daí à lenda urbana de que os carros a GPL podem explodir foi… uma faísca. E sem quaisquer bases técnicas que a sustentassem.

A tecnologia é comprovadamente segura, de tal forma que até há bem pouco tempo só Portugal e Hungria colocavam restrições à circulação deste tipo veículos. Hoje, o número de carros a GPL a circular em Portugal ultrapassa os 50.000 e, na Europa, os 10 milhões.

Cuidados ao comprar um carro usado a GPL

Construtores e especialistas são unânimes: caso opte por um carro usado GPL, os cuidados a ter na sua aquisição são os mesmos que devem nortear a compra de um carro a gasolina ou um Diesel, evitando uma mecânica com mais idade ou muito rodada e colocando uma cruz sobre todos os que não se façam acompanhar de documentos e manutenções em dia.

 

Veja todos os carros GPL usados à venda no Standvirtual

 
O motor para andar a GPL é rigorosamente o mesmo que usa para circular a gasolina ou a gasóleo, mas o kit completo de instalação acrescenta-lhe componentes que deve conhecer, começando pela unidade de seleção do combustível. Esta peça permite fazer a seleção do tipo de combustível adequado a cada situação, de forma manual pelo condutor ou de acordo com a temperatura de funcionamento do motor, já que, com o motor frio, este componente passa automaticamente para gasolina, fazendo o contrário quando o motor começa a aquecer. No test-drive, confirme que assim é.

Há também uma centralina específica (funciona em paralelo com a centralina original do veículo para calcular a quantidade exata de combustível a injetar a cada momento) e um sistema de lubrificação (montado em modelos de motores mais antigos e frágeis) para prevenir o desgaste da cabeça do motor e válvulas perante a exposição ao GPL.

Os veículos transformados de fábrica têm uma garantia total do fabricante sobre o veículo e a transformação, incluindo o depósito adicional escrupulosamente testado, de acordo com os exigentes padrões de homologação. Mas qualquer carro a GPL é tão seguro como os congéneres a gasolina ou a gasóleo, desde que tenha sido transformado por um instalador GPL credenciado pela DGEG (Direção Geral de Energia e Geologia) ou pelo IMT (Instituto da Mobilidade e dos Transportes). A verificação do estatuto de instalador reconhecido pode ser efetuada através da informação disponibilizada no site da DGGE e caso se trate de um reconhecimento recente será aceite documento comprovativo emitido pela DGGE.

Depósito de GPL com 10 anos de validade

Os carros a GPL necessitam de fazer inspeções periódicas obrigatórias, tal como os restantes veículos com combustíveis tradicionais. No entanto, assim que um automóvel é transformado para GPL é obrigatório efetuar uma inspeção para garantir que as condições de segurança continuam intactas e finalizar o processo de transformação. Certifique-se que todos os comprovativos estão em dia, incluindo o original da Nota de Cálculo da fixação do reservatório.

Artigo relacionado: Quanto custa alterar um carro para GPL?

Existem dois formatos de reservatórios de GPL nos automóveis: cilíndricos e tóricos, estes últimos em forma de roda e posicionados no espaço do pneu suplente, são os mais procurados porque não roubam espaço de bagagem. Todos têm um prazo de validade de 10 anos. Confirme que tem consigo o comprovativo da data da instalação.

De resto, tal como acontece com os veículos que circulam com combustíveis tradicionais, o bom estado da mecânica dependerá da utilização e da correta manutenção. E os especialistas defendem até que o GPL, por ser um combustível mais refinado, liberta menos impurezas para os órgãos mecânicos do motor, aumentando a sua longevidade.

 
Leia também:

Conheça os carros mais económicos a gasóleo

4 citadinos usados até 10.000€

Os 5 carros a gasolina mais económicos em Portugal

Mais artigos da mesma categoria

Como saber se um carro não está penhorado

Interessado num automóvel usado que à primeira-vista está impecável e a bom preço? Não tenha medo de avançar. O essencial é estar informado sobre o…

O que deve analisar num test-drive?

Primeiro que tudo não se sinta acanhado na hora de experimentar o carro. Se há a possibilidade de o adquirir, então experimenta e teste tudo.…

Quais são os custos da legalização de um carro importado?

Muitas vezes, importar um carro de um país europeu surge como uma opção a ponderar quando procuramos o nosso novo automóvel. Em alguns tipos de…

O que devo saber antes de pedir financiamento automóvel

É uma realidade: no momento de trocar ou adquirir um automóvel, são poucas as pessoas que conseguem pagá-lo a pronto. Por impossibilidade financeira ou gestão…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional