Dacia adere aos eletrificados com o Jogger de 7 lugares

Redação

09/01/2023

4 min

Dacia adere aos eletrificados com o Jogger de 7 lugares

O Jogger Hybrid 140, que se pode encomendar a partir de janeiro, com as primeiras entregas previstas para março, é o primeiro modelo da Dacia a apresentar tecnologia híbrida. Em Portugal, a mecânica será proposta por 28.800€ apenas na versão SL Extreme de sete lugares, tornando-se, reclama a marca, “o automóvel familiar híbrido mais acessível do mercado”. 

Para o vice-presidente da Performance de Produto do emblema, Lionel Jaillet, “o Jogger Hybrid 140 representa perfeitamente a posição da Dacia: é o automóvel familiar híbrido mais acessível do mercado e oferece sempre um generoso espaço interior, bem como todas as características essenciais”. 

Dacia Jogger: um familiar funcional

O Jogger é um automóvel familiar polivalente (MPV), que pode ser configurado nas versões de cinco e de sete lugares, oferecendo a versatilidade de uma carrinha, o conforto de um família e características que lhe permitem rivalizar com alguns SUV, dadas as suas competências para enfrentar passeios por trilhos mais acidentados.

Dacia Jogger Hybrid 140 familiar

Veja as versões do Dacia Jogger disponíveis no Standvirtual

Na variante híbrida, o Jogger não prescindiu de se colocar entre os automóveis familiares mais espaçosos, quer para passageiros (até os que se sentam na terceira fila não se sentirão apertados) quer para carga. Isto porque a bateria que alimenta o motor elétrico foi instalada num espaço que já tinha sido pensado para si: sob o piso do automóvel, no compartimento da roda sobresselente, o mesmo local onde se encontra o depósito de GPL nas versões equipadas com o motor Eco-G 100.

Outra diferença face aos irmãos a gasolina ou GPL, é o facto de incluir um painel de instrumentação específico de sete polegadas, que exibe informação sobre o sistema híbrido, como o nível de carga da bateria, a autonomia restante e o fluxo de energia. O travão de estacionamento é elétrico.

Dacia Jogger Hibrido 140 interior

Híbrido poupado

O Jogger é o primeiro Dacia a oferecer uma mecânica híbrido, tendo a escolha recaído sobre um grupo propulsor que associa um motor a gasolina de quatro cilindros, com 1,6 litros de cilindrada e 90 cv, a dois motores elétricos (um motor que gera potência de 50 cv e outro que serve de arranque/gerador de alta tensão). A gestão fica a cargo de uma caixa de velocidades elétrica automática, com quatro velocidades acopladas ao motor de combustão e duas velocidades acopladas ao motor elétrico, sem embraiagem.

A transmissão surge ainda com uma posição B (brake), que aumenta a força da travagem regenerativa para uma maior recuperação de energia, ao mesmo tempo que aumenta o conforto de condução em zonas urbanas, poupando o travão.

Dacia Jogger Hibrido 140

Artigo recomendado: 4 carros híbridos de 7 lugares disponíveis no mercado

A travagem regenerativa, combinada com os elevados níveis de recuperação de energia da bateria de 1,2 kWh (230V) de capacidade e a eficiência da transmissão automática permitem que, em ciclo urbano, se circule sobretudo em modo exclusivamente elétrico (a Dacia fala em até 80% das viagens em cidade), mas também uma economia de combustível até 40%.

Com uma potência combinada de 140 cv, esta versão do Jogger consegue cumprir mais de 900 quilómetros com um só depósito de 50 litros.

Dacia Jogger Hibrido 140 volante

No início da comercialização, estará disponível uma versão em cinzento xisto (schiste grey), para além das seis outras cores já disponíveis.

Entre os equipamentos incluídos nesta versão SL Extreme, destaque para as barras de tejadilho longitudinais modulares, sistema de fixação Isofix nos lugares laterais traseiros, alerta de ângulo morto, câmara de marcha-atrás, volante regulável em altura e profundidade e sistema de controlo de pressão dos pneus.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional