Renault Austral

6 min

Renault Austral chega em 2023 apenas em modo híbrido

O Renault Austral é um modelo novinho em folha, que se insere no segmento dos SUV compactos, e que se distingue da maioria por poder ser equipado com o sistema de quatro rodas direcionais. Para já, nem versão plug-in nem 100% elétrica, mas a marca diz ter conseguido desenvolver “o híbrido mais eficiente do mercado”.

Com o Kadjar, lançado globalmente em 2015 e vendido em Portugal apenas depois de ter conseguido a classificação de classe 2 nas portagens, com a alteração das regras, a Renault não conseguiu multiplicar o sucesso que teve com outros modelos. Afinal, não podemos esquecer que, ao longo de anos a fio, o carro mais vendido em Portugal foi o Clio (pódio que perdeu em 2021 para o Peugeot 2008).

Por isso, a marca francesa repensou o conceito e optou por riscar o Kadjar da sua família, adotando um novo modelo para preencher o seu lugar: o Renault Austral.

Renault Austral frente

Artigo recomendado: Carros híbridos: saiba quanto pode poupar

Esculpido e robusto

O design do Renault Austral distingue-se por linhas esculpidas, com a equipa da marca francesa a garantir que incluía todos os códigos que lhe permitem reclamar a robustez própria de um SUV: proteções laterais e inferiores e distância ao solo elevada (18 centímetros).

A frente é marcada por uma assinatura luminosa que não passa despercebida e, ao longo da carroçaria, percebe-se a silhueta musculada, mais ainda quando equipado com rodas de 20 polegadas.

Na traseira, o nome do automóvel surge em cromado, sendo que nas versões full-hybrid o Austral passa a exibir um E dourado no final. Nos modelos Esprit Alpine, uma letra azul ajuda a identificar a nova versão.

Renault Austral tras

Interior espaçoso e tecnológico

No habitáculo, há espaço a rodos para todos, muito por causa de uma distância entre eixos de 2,72 metros num veículo de 4,51 metros de comprimento. Mas é possível escolher entre dar mais espaço a passageiros e maior volume à mala. É que a fila traseira assenta sobre calhas, deslizando 16 centímetros. Assim, a mala pode arrumar um mínimo de 500 litros até um máximo de 575 litros (quando equipado com as mecânicas full-hybrid, o carro apresenta menos espaço na mala, perdendo cerca de 70 litros).

Renault Austral interior

Ainda no interior, o tablier exibe um ecrã OpenR, com cruzamento de informação entre um painel de instrumentos horizontal de 12’’ e um ecrã tátil vertical de 12’’, onde encontramos os sistemas de navegação e multimédia, com destaque para a inclusão dos serviços e aplicações da Google, o que torna a sua utilização fácil e intuitiva. Há ainda um head-up display de 9,3”, onde são exibidas as informações mais relevantes, quer de condução, quer de navegação, que não exige que o condutor tire os olhos da estrada.

Renault Austral volante

Novo Renault Austral oferece quatro rodas direcionais

O Austral assenta na plataforma CFM-CD da Aliança Renault Nissan Mitsubishi, a mesma que se encontra na base do Qashqai e que, sublinha a marca, garante maior rigidez torsional.

No caso do Austral, a adoção desta plataforma veio com um bónus. É que, ao admitir uma suspensão multibraços na traseira, abriu-lhe a porta a montar o sistema de quatro rodas direcionais. Quer isto dizer que as rodas de trás também giram: acima dos 50 km/h, até um grau no mesmo sentido, o que permite desenhar curvas perfeitas mesmo em velocidade elevada; em velocidades baixas, até 5º no sentido oposto.

Ou seja, apesar de se estar diante de um carro de dimensões generosas, o raio de viragem assemelha-se ao de um utilitário: na versão de duas rodas direccionais, é de 11,2 metros; com quatro, de 10,1 m.

Renault Austral lado

Aposta nos híbridos, mas sem plug-in

Sem oferta de ligar à corrente, o Austral surge híbrido em toda a gama, destacando-se o novo 1.2 Turbo de três cilindros que se associa a dois motores elétricos: um, de 50 kW, para gerar tração; outro, de 25 kW, que serve de motor de arranque e também apoia as regenerações.

Com uma potência combinada de 200 cv, o Austral E-Tech full hybrid acelera de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos, atingindo uma velocidade máxima de 175 km/h. Os números mais aliciantes, porém, poderão ser os do consumo: 4,6 l/100 km, em circuito misto, mas que pode ser colocado na casa dos três litros se as viagens forem sobretudo urbanas. As emissões ficam-se pelos 104 g/km.

Renault Austral bancos

Artigo recomendado: Os 5 mitos mais comuns sobre carros híbridos

Há ainda um mild-hybrid de 140 cv, apoiado num motor a gasolina 1.3 de quatro cilindros assistido por um motor de arranque/ alternador e uma bateria de iões de lítio de 12V, e um E-Tech de 160 cv.

Gama do Renault Austral em Portugal

O Austral pode ser configurado em cinco níveis de equipamento: Equilibre, Techno, Techno Esprit Alpine, Iconic e Iconic Esprit Alpine.

O Equilibre, disponível com o mild-hybrid de 140 cv, inclui jantes em liga leve de 17″, sistema de ajuda ao estacionamento traseiro, aviso e prevenção de saída da faixa de rodagem (incl. emergência) e openR link 9″ com replicação de smartphone sem fios e rádio digital.

O Techno, que pode ser configurado com o mild-hybrid de 140 cv e com o full hybrid de 160 cv, oferece jantes em liga leve de 19″, luzes LED com sistema de iluminação adaptativa com função de nevoeiro integrada, barras de tejadilho longitudinais e openR link 12″ com navegação e serviços Google, ligação ao smartphone por wi-fi e rádio digital.

Renault Austral farois

O Techno Esprit Alpine, para associar ao mild hybrid 160 auto ou ao E-Tech full hybrid 200, acrescenta jantes em liga leve de 20″, barras de tejadilho longitudinais e volante em couro específico da linha Esprit Alpine.

O Iconic, que empresta o seu nome às mesmas mecânicas que o nível anterior, propõe jantes em liga leve de 20″, barras de tejadilho longitudinais e estofos mistos em tecido carbono/Alcantara com pesponto azul.

Por fim, o Iconic Esprit Alpine, com o E-Tech full hybrid 200, junta jantes em liga leve de 20″, câmara 3D com visão 360º, porta traseira elétrica com função mãos-livres e sistema de aquecimento dos bancos dianteiros.

As primeiras entregas estão previstas para o início de 2023.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional