Carros híbridos e plug-in corte nos incentivos fiscais

4 min

Carros híbridos e Plug-in sofrem cortes nos incentivos

A proposta para o corte nos incentivos para carros híbridos e plug-in foi apresentada pelo PAN (Pessoas Animais e Natureza) e passou com o aval do PS e do Bloco de Esquerda, tendo recebido a reprovação do PSD, PCP, CDS-PP e Iniciativa Liberal. O deputado do Chega absteve-se.

No documento pede-se a correção de “distorções relativas aos motores híbridos” para cálculos do Imposto sobre Veículos (ISV), do IRC e do IVA, graças à introdução de critérios que limitem os apoios a esses tipos de veículos híbridos. Assim, só deverão ser atribuídos incentivos fiscais a híbridos plug-in que tenham “uma autonomia em modo elétrico superior a 80 km, apresentem uma bateria com uma capacidade igual ou superior a 0,5 kWh/100 kg de peso do veículo e emissões oficiais inferiores a 50 gCO2/km”.

O objetivo da medida é impedir que carros híbridos ou híbridos plug-in com autonomias mais limitadas possam ser beneficiados fiscalmente pelo facto de terem a possibilidade de circular de forma 100% elétrica, considerando aquela força política que “o facto de os motores serem híbridos, híbridos plug-in ou a gás não garante, por si só, um menor nível de emissões”.

Artigo relacionado: Diferença entre carros híbridos, plug-in e elétricos

“Pelo contrário, viaturas híbridas, híbridas plug-in ou a gás com maior cilindrada ou potência apresentam mais emissões que outras viaturas, de motor convencional, mas com menor cilindrada ou potência”, argumenta o PAN nos objetivos da proposta, onde pode ainda ler-se que “muitos destes automóveis são híbridos plug-in ‘de fachada’ – assim considerados porque têm baixas autonomias em modo elétrico, raramente são carregados, têm potentes motores de combustão interna, e são também com frequência grandes e pesados”.

Estudo (in)conveniente sobre carros híbrido e plug-in

A polémica em torno das alternativas aos motores de combustão subiu de tom, nos últimos tempos, com a publicação das conclusões de um novo estudo da Federação Europeia de Transportes e Ambiente (T&E), em que os híbridos plug-in são comparados a um “desastre ambiental”.

Aquela entidade, apoiada em Portugal pela agência ambientalista Zero, analisou os resultados dos testes de condução dos três modelos PHEV mais vendidos na Europa (BMW X5, Volvo XC60 e Mitsubishi Outlander) e concluiu que os valores das emissões de CO2 são, em condições reais de utilização, quase o dobro do que é anunciado pelos construtores.

 

Veja todos os SUV híbridos a gasolina à venda no Standvirtual

 
“O estudo concluiu que, mesmo em condições de teste ótimas, em que os veículos são utilizados da forma mais moderada possível e com as baterias completamente carregadas, as suas emissões são 28 a 89% superiores às contabilizadas nos testes”, declarou fonte da Zero à agência Lusa “Se forem utilizados em modo convencional, ou seja, usando exclusivamente o motor a combustão, esses carros emitem três a oito vezes mais CO2 do que o que os testes indicam”, acrescentou.

Foi exatamente com base nos resultados deste estudo da T&E, que também a Zero pediu o fim dos benefícios fiscais e subsídios para a compra dos carros híbridos e plug-in.

 
Leia também:

Carros elétricos e híbridos plug-in: benefícios fiscais para 2020

SUV híbridos a gasóleo disponíveis no mercado

Carros híbridos: vantagens e desvantagens

Mais artigos da mesma categoria

Há vantagens em comprar um carro elétrico?

Claro que há. Apesar de ainda se poder considerar esta nova tendência da mobilidade elétrica como pouco frequente, o certo é que o volume de…

Onde abastecer o seu carro elétrico?

A mobilidade nas grandes cidades quer-se cada vais mais sustentável e menos poluente e é para lá que se caminha a passos largos, na direção…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…

Carros eléctricos vs híbridos: quais as diferenças?

Antes só havia duas motorizações (gasóleo e gasolina) para equipar o carro. Agora os carros eléctricos vs híbridos estão em voga. Descubra as diferenças. Se…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional