Caiu num buraco na estrada como reclamar

5 min

Caiu num buraco na estrada? Saiba como reclamar

É, provavelmente, uma das situações que provocam um maior sentimento de injustiça no condutor. Uma condução segura e correta e um piso que nos prega uma valente partida por estar em más condições.

Nem sempre conseguimos estar atentos a buracos discretos ou declives acentuados no asfalto e isso leva a grandes dores de cabeça quando, por isso mesmo, perdemos um pneu ou, em situações mais graves, partimos a direção. Mas essa sensação de impotência tem um fim à vista, porque o condutor pode – e deve! – queixar-se e pedir para ser ressarcido.

O pedido de reembolso das despesas em reparação deve ser efetuado junto da entidade ou entidades responsáveis pelas boas condições ou sinalização da via. Se isso aconteceu consigo, ou se vier a acontecer, saiba agora que passos deve tomar. É que estas armadilhas apanham qualquer um, mesmo o condutor mais atento e cauteloso, e podem ter consequências e gastos mais graves do que os esperados.

Apanhou um buraco na estrada ou tampa de esgoto partida? Eis o que fazer:

Pneu furado trocar ou colocar espuma

1. Pare e observe

Calmamente, entenda o que ficou danificado no veículo. Comece por analisar o painel de instrumentação para verificar se algo está sinalizado como avaria ou aviso. Depois, saia do veículo em segurança e detete se tem uma jante danificada ou um pneu furado. De volta ao carro, gire o volante para um lado e para o outro, tentando perceber se há problemas na direção.

2. Chame a polícia

Sabe aquelas quedas em que parece estar tudo bem e, ao fim de uns meses, damos por nós a precisar de fisioterapia? Com o carro pode acontecer uma situação parecida, por isso, mesmo que não detete nada de errado à primeira vista, chame sempre a polícia. A existência de uma “ocorrência oficial” é fundamental para, depois, reclamar.

Artigo relacionado: O que fazer se alguém bateu no seu carro e fugiu

3. Registe

Tire fotografias de vários ângulos dos danos e do problema na estrada que os causaram. Faça vários tipos de planos para enquadrar o espaço e demonstre a falta de sinalização ou as más condições da estrada ou do asfalto.

4. Arranje testemunhas

Se havia gente a assistir ao sucedido, peça-lhes o nome e o contacto. Podem vir a ser necessárias testemunhas em caso de processo judicial e serão essenciais para a credibilização de como o seu carro foi danificado pelo piso em mau estado ou pela inexistência de sinalização.

5. Acione o seguro

Após a chegada das autoridades, acione a sua apólice, descrevendo o sucedido e peça um reboque para que, numa oficina, sejam apurados os estragos e feito um orçamento.

6. Documente-se

Com o documento da peritagem do seguro e o auto de notícia da PSP ou da GNR, dirija-se à autarquia correspondente ao local onde decorreu o acidente, caso seja uma estrada municipal no interior de localidade. Se o incidente aconteceu numa estrada nacional, deve fazer o mesmo, mas junto da Infraestruturas de Portugal. Do mesmo modo, em situações de autoestrada, recorra à concessionária da via em causa.

Alguns detalhes que são necessários ter em atenção: O auto de notícia elaborado pela polícia é facultativo, mas peça-o sempre mesmo que tenha custos. É a prova irrevogável que uma autoridade presenciou a situação e que o veículo sofreu danos em consequência de uma situação anómala da via.

Existe, ainda, outra forma de chegar ao mesmo fim. Por vezes, se contactar de imediato a entidade responsável, como a autarquia ou a concessionária, poderá ser pedido logo peritagem e é a própria entidade que paga o arranjo em oficina ou reembolsando o condutor.

Artigo relacionado: O que é o Fundo de Garantia Automóvel?

Se, por algum motivo, a experiência com a entidade não correr como desejado, lembre-se que existem outras vias de protesto. Todas elas têm livro de reclamações e serviços de atendimento ou pode redigir reclamação por escrito.

A Câmara Municipal de Lisboa, por exemplo, tem disponível no site um documento-tipo que terá de ser preenchido para que a autarquia avalie o pedido e assuma a despesa.

Caso a entidade para onde reclamou demorar em dar respostas ou reembolsá-lo, o melhor é mesmo recorrer aos tribunais. Se chegar a esse ponto, lembre-se que toda a documentação é essencial: a carta de reclamação/reembolso que enviou para a entidade deve ser fotocopiada e enviada por correio registado ou e-mail. É um documento escrito e servirá de prova, quer pelo conteúdo, quer pela data de envio. Tudo isto parece demasiado burocrático e chato de se realizar. E é. Mas é também a única forma de garantir que, por um erro, desleixo ou negligência de outros, não seja você o penalizado. 

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional