As melhores motos elétricas para a cidade

6 min

As melhores motos elétricas para a cidade

Numa era em que a eletrificação e a conetividade são palavras de ordem, o mercado das motos elétricas para a cidade começa a acelerar a mudança de paradigma, ao trocar os motores de combustão tradicionais pela tecnologia de baterias, sem beliscar a filosofia intemporal de juventude e agilidade, inovação e dinâmica.

Mostramos-lhe 5 motos elétricas perfeitas para a cidade

Vespa Elettrica

Motos elétricas cidade Vespa Elettrica

Tecnologia pode rimar com estilo. A prová-lo está a mais moderna das Vespa, combinando a modernidade elétrica e a imagem clássica, com uma vasta lista de acessórios à disposição, como os porta-bagagens dianteiro ou traseiro, as proteções cromadas, para-brisas, “top-case” e mala em couro. Na versão mais acessível, esta moto elétrica para a cidade está disponível com um motor de 4 kW de potência e um binário de 200 Nm, rendimento que está em linha com as tradicionais 50 cc, mas com um poder de aceleração muito superior.

Com autonomia para 100 quilómetros e com um tempo de carga de apenas 4 horas, a Vespa mais “verde” está equipada com um pacote de baterias de lítio com sistema de recuperação de energia durante a desaceleração e nas travagens e, para proteção da carga, um modo Eco que limita a velocidade a 30 km/h. Pelo contrário, o modo Power privilegia as performances, mas diminui a autonomia. A marca garante até 1000 ciclos de carga completos, o que corresponde até 50 a 70 mil quilómetros cumpridos em ambiente urbano, com 80% da capacidade útil.

Quanto custa uma Vespa Elettrica?

Piaggio One

Piaggio One moto elétrica cidade

A pensar num público jovem, o pré-lançamento Piaggio One decorreu em exclusivo na rede social TikTok, onde a companhia italiana apresentou os trunfos mais valorizados da sua mais recente aposta eletrificada: economia, facilidade de condução, fiabilidade e estilo. O design tipicamente italiano combina elementos de inspiração retro com linhas e equipamentos sofisticados. Dispõe de painel de instrumentos digital colorido com um sensor que permite adaptar o fundo e luminosidade às condições de luz, iluminação LED e sistema de arranque sem chave. Sob o banco há um amplo compartimento para guardar o capacete e pequenos objetos.

A nova e-scooter italiana está disponível na configuração de motor elétrico embutido na roda traseira, com potência de 1,2 kW nas versões 1 e 1+ (velocidade máxima limita a 45 km/h), ou com 2 kW de potência na versão 1 Active (velocidade limitada a 60 km/h). A marca anuncia uma autonomia máxima para 85 km em modo de condução Eco; 66 km no programa Sport.

As baterias são removíveis, com até 2,3 kWh de capacidade, demorando cerca de 6 horas para 100% da carga numa tomada doméstica de 220 volts.

Niu NQi Pro

Niu NQi Pro moto elétrica cidade

A chinesa Niu, a marca de motos elétricas mais vendida do mundo, chegou a Portugal com muito mais para oferecer do que preços supercompetitivos. O fabricante especializado em soluções de mobilidade e conectividade urbana, desenvolvidas em colaboração com marcas como a Bosch ou a Panasonic, tem uma das gamas mais completas do mercado, desde a muito acessível UPro, de desenho mais simples face às N-Serie e M-Serie, peso de 60 kg, motor Bosch de 800 W, chave inteligente e baterias Panasonic, de 5 kg de peso, até à competente NQi Pro, com motor de 3000 W e duas baterias de 35 Ah, para até 155 km livres de emissões, valor que é referencial na categoria das e-scooter.

A velocidade máxima permita é de 45 km/h. Destaque ainda para a dotação de equipamento, que inclui de série o GPS e o alarme.

Veja todas as motos elétricas à venda no Standvirtual

BMW CE 04

Moto elétrica Cidade BMW CE 04

A C Evolution foi a primeira proposta de propulsão elétrica de duas rodas que junta economia e respeito ambiental à imagem e fiabilidade da marca bávara, partilhando com o automóvel BMW i3 o tipo de baterias iões de lítio, bem como o sistema de alimentação que, a partir da corrente doméstica de 220 v, permite uma recarga completa em 4 horas, para uma autonomia a rondar a centena de quilómetros.

A inovação prosseguiu com a CE 04, de linhas bem mais futuristas e motor elétrico instalado no centro da moto, com 15 ou 20 cv, utilizáveis em quatro modos de condução: Eco, Chuva e Estrada. O modo Dinâmico está disponível em opção.

A bateria utilizada é também de iões lítio, mas agora com uma capacidade de 60,6Ah (8,9 kWh), o que significa uma autonomia para até 130 km entre carregamentos. Em termos construtivos, destaque para a configuração de chassis tubular, com um conjunto de suspensões de forquilha telescópica com barras de 35 mm à frente e amortecedor atrás, montado no monobraço oscilante.

Quanto custa uma moto BMW elétrica?

Seat Mó eScooter 125

Seat Mo eScooter 125 moto elétrica para a cidade

A primeira moto 100% elétrica da Seat, comercializada pela submarca Mó para a mobilidade urbana, tem lançamento previsto para o mercado nacional no segundo semestre de 2021. A Mó eScooter 125 está equipada com um motor de 9 kW e 240 Nm de binário, integrado na roda traseira e capaz permitir uma velocidade máxima de 95 km/h, acelerando de 0 a 50 km/h em 3,9 segundos. A autonomia ronda os 130 km com uma única carga da bateria de iões de lítio com 5,6 kWh de capacidade – a bateria é removível, pelo que pode ser carregada nos postos de carregamento públicos ou em casa, numa tomada de alimentação doméstica.

 A e-scooter da Seat tem três modos de condução, Eco, City e Sport, que influenciam a disponibilidade da mecânica, privilegiando a poupança ou as performances. A submarca Mó aposta numa gama simplificada para a eScooter 125, só disponível em três cores mate: Daring Red, Aluminium Grey e Oxygen White.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Há vantagens em comprar um carro elétrico?

Claro que há. Apesar de ainda se poder considerar esta nova tendência da mobilidade elétrica como pouco frequente, o certo é que o volume de…

Renault 4L vai voltar em modo 100% elétrico

Ainda não tem designação oficial, mas nos corredores da Renault chamam-lhe 4ever, que lido em inglês significa “para sempre”, e representará o renascimento de um…

Volkswagen lança ID.4 para fazer frente à Tesla

Ainda o lançamento do ID.3 vai no adro – a comercialização em Portugal, por exemplo, acaba de arrancar – e já a Volkswagen lançou para…

5 carros elétricos usados até 30.000€

Um carro elétrico é, cada vez mais, um sonho de muitos condutores, que anseiam não só pela condução silenciosa mas também pelos consumos mais amigos…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional