As melhores motos para viajar

4 min

As melhores motos para viajar

Se há altura do ano em que viajar de moto parece apetecer (ainda) mais, é no verão. O tempo seco não só ajuda à segurança das viagens em duas rodas, como o calor parece desaparecer enquanto se rola, mesmo que seja um engano e que paremos para verificarmos que mais parece termos saído da sauna…

Mesmo assim, é uma excelente época para tirar a moto da garagem e partir à descoberta, sendo que, sem sair do país, há estradas muito boas a explorar, quer pelas paisagens e gentes com quem nos vamos cruzando, quer pelas curvas que nos permitem encetar um bailado no asfalto.

Mas, claro, há motos que se prestam mais a grandes viagens do que outras. Escolhemos três estilos para desfrutar melhor das férias ou de apenas um fim de semana prolongado.

O ideal é ter em conta o que procura, em termos de prestações, consumos e traçados, antes de se atirar de cabeça para aquele modelo daquela marca que tanto cobiça. Afinal, viagens pedem motos de bons consumos, permitindo boas autonomias.

Além disso, se é certo que uma Sportbike vai dar sensações incríveis, não será assim tão estranho que uma delas, ao fim de muitos quilómetros, seja cansaço ou dores nas costas devido à posição quase deitada sobre a moto.

Grand Turismo

Moto para viajar Honda Goldwing

Provavelmente, uma das melhores escolhas quando se trata de realizar longas jornadas, sobretudo se o passeio incluir pendura, já que, sendo uma moto grande, permite que ambos os ocupantes se sintam confortáveis. Além do mais, a capacidade do tanque de combustível é normalmente maior do que as restantes, o que permite chegar mais longe. Também graças às suas dimensões, será a moto mais capaz de transportar bagagem, sendo que vários modelos trazem alguns mimos para tornar o passeio pais prazenteiro. Claro que não há bela sem senão e, sendo pesada, a sua dinâmica é limitada. No entanto, o que falta em dinamismo sobra em estabilidade.

Entre as usadas, não faltam escolhas, dependendo a escolha sobretudo do tamanho da carteira: acima dos dez mil euros, a Honda Goldwing ou a Harley-Davidson Road Glide conseguirão atrair olhares de cobiça; abaixo da fasquia dos 10 mil, a BMW F GS e Honda Pan European ST poderão constituir boas escolhas.

Quanto custa uma BMW F GS usada?

Big Trail

Honda Africa Twin

Se as Trail parecem ser quase sinónimo de incursões no fora de estrada, as Big Trail não se negam a qualquer aventura (e será difícil deixarem-nos mal em qualquer situação) ao mesmo tempo que conferem um excelente conforto para viagens longas com o asfalto como piso. Ou seja, se se procura versatilidade numa moto, esta será o tipo de duas rodas a procurar. Com um bónus: encontram-se Big Trail boas por preços bem mais pequenos do que as Grand Turismo. Mas, claro, tudo dependerá das exigências.

No mercado em segunda mão, a Honda Africa Twin é um ícone, ainda que obrigue a alguma ginástica financeira. Abaixo dos 10 mil euros, a Montana XR5 (mesmo nova, é mais barata) ou a Honda NC750X poderão surpreender pela positiva.

Procura uma Africa Twin em segunda mão?

Chopper/Cruiser

Ducati Scrambler moto para viajar

Não serão as mais bem-amadas no mercado nacional, até por termos um território com mais curvas que retas. Ainda assim, há quem não resista àquela aura norte-americana, com os bancos bem baixos e o guiador quase ao nível da cabeça (importante: pela sua estrutura tornam-se ideais para pessoas de estatura baixa). Certo é que não passam despercebidas.

Para viagens, beneficiam de uma parafernália de acessórios que, num instante, as transforma numa aliada de um passeio mais longo.

As Harley-Davidson são provavelmente as mais desejadas entre este segmento, mas não serão as mais baratas. Boas alternativas para avaliar: Benda Eagle, Ducati Scrambler ou Indian Scout Sixty.

Veja todas as Harley Davidson à venda no Standvirtual

Leia também:

5 motos elétricas para a cidade

Casal Boss: conheça a história da principal marca de motos portuguesa

E as motos elétricas mais rápidas do mundo são…

Mais artigos da mesma categoria

Como saber se um carro não está penhorado

Interessado num automóvel usado que à primeira-vista está impecável e a bom preço? Não tenha medo de avançar. O essencial é estar informado sobre o…

O que deve analisar num test-drive?

Primeiro que tudo não se sinta acanhado na hora de experimentar o carro. Se há a possibilidade de o adquirir, então experimenta e teste tudo.…

Quais são os custos da legalização de um carro importado?

Muitas vezes, importar um carro de um país europeu surge como uma opção a ponderar quando procuramos o nosso novo automóvel. Em alguns tipos de…

O que devo saber antes de pedir financiamento automóvel

É uma realidade: no momento de trocar ou adquirir um automóvel, são poucas as pessoas que conseguem pagá-lo a pronto. Por impossibilidade financeira ou gestão…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional