carro chuva

5 min

O que fazer em caso de aquaplanagem?

A aquaplanagem é um dos principais motivos para o aumento de acidentes nos meses de inverno. Mas sabe o que deve fazer se o carro enfrentar este fenómeno? 

Nos meses que correm entre outubro e fevereiro é recorrente termos que conduzir em situações de chuva, neve, gelo ou nevoeiro, situações que exigem cuidados redobrados por parte do condutor, pois fazem com que haja menos visibilidade sobre a via pública e a aderência do carro com a estrada seja seriamente afectada.

O fenómeno mais recorrente durante estes meses é mesmo a chuva e, embora qualquer condutor já se tenha deparado com condições climatéricas mais adversas durante a sua vida, sempre que existe água acumulada na via pública, os cuidados devem ser mais que muitos, pois a ocorrência da aquaplanagem torna-se mais propícia e esta é uma das principais causas de acidentes nas estradas portuguesas.

A aquaplanagem pode ser extremamente perigosa e a severidade das suas consequências é directamente proporcional à velocidade a que circula, por isso, sempre que chove, deve reduzir a sua velocidade. Recorde: velocidade excessiva é diferente de excesso de velocidade e, mesmo que circule abaixo do limite máximo de velocidade, poderá ainda assim estar a circular a velocidade excessiva para as condições da via.

Mas, afinal, o que é a aquaplanagem e o que deve fazer quando ocorre este fenómeno? E como evitá-lo? Conheça as respostas a todas estas perguntas.

Aquaplanagem: fique a perceber este fenómeno

carro com chuva

O que é?

Aquaplanagem é a designação dada ao momento em que o condutor perde o controlo sob a viatura, fruto da acumulação de lençóis de água na via pública.

A aquaplanagem ocorre nos pneus, devido à velocidade a que circulam, e quando não são capazes de escoar a água para as laterais, “empurrando-a” para a frente, criando uma espécie de parede, o que faz com que o pneu se eleve e perca o contacto com a estrada, limitando assim o controlo do condutor sob a viatura.

Embora seja a principal causa, não só o excesso de velocidade é o principal responsável pela ocorrência de aquaplanagem. Factores como a pressão incorrecta dos pneus, o piso do pneumático muito gasto ou a existência de uma grande quantidade de água na estrada podem estar na origem da perda do controlo do carro.

Como evitar entrar em aquaplanagem?

Para evitar que o seu carro tenha comportamentos inesperados em situações de chuva, em primeiro lugar deve certificar-se que os pneumáticos da sua viatura se encontram em bom estado de conversação e que, mais do que terem a altura de piso legalmente exigida (1,6mm), têm piso suficiente para circular em segurança (2,5mm de altura é o aconselhado para circular em situação de chuva).

Deve também certificar-se que circula sempre com a pressão correcta nos pneus. Siga as indicações do fabricante para ajustar a pressão. Caso não as encontre, algures entre os 2,2 e 2,4 BAR será sempre o aconselhável.

Por último, mas não menos importante, reduza bastante a velocidade, sempre que as condições climáticas não forem favoráveis.

O que fazer se o carro entrar em aquaplanagem: 6 passos

  1. Em primeiro lugar, deve manter a calma. Embora a aquaplanagem seja de facto perigosa, se circular devagar e com precaução poderá facilmente evitar um acidente;
  2. Não deve em momento algum colocar o pé no travão. Se as rodas não estão em contacto com o piso, ao colocar o pé no travão as rodas irão bloquear automaticamente, fazendo com que perca ainda mais o controlo do carro;
  3. Não deve tampouco acelerar. Caso o faça, as rodas como não estão em contacto com a estrada vão patinar, podendo também levá-lo a perder o controlo sob a viatura;
  4. Apenas tire o pé do acelerador. Fruto da inércia, o carro irá perder naturalmente velocidade, e a transferência de peso da parte posterior do carro para a parte frontal irá ajudá-lo a voltar a colocar os pneus em contacto com a estrada, fazendo-o recuperar o controlo da viatura;
  5. Evite também fazer movimentos bruscos no guiador. Qualquer correção que poderá tentar fazer pode levar o carro a transferir demasiado rápido o peso da parte traseira para a parte frontal, fazendo com que entre em despiste, podendo ter um acidente.
  6. A aquaplanagem acontece com mais frequência no eixo dianteiro, mas caso sinta que perdeu aderência nas rodas traseiras, tampouco deve acelerar ou travar. Levante também o pé do acelerador mas, neste caso, vire suavemente o volante no sentido contrário àquele que o carro está virar (contra-brecagem). Evite fazer movimentos bruscos e, quando sentir que está a recuperar o controlo do carro, endireite o guiador e deverá ter a situação controlada.

Uma reação rápida, eficaz e assertiva poderá significar a diferença entre apanhar um pequeno susto ou ter um grande acidente, mas ainda assim recorde: a condução defensiva será sempre a melhor forma de evitar que aconteçam este tipo de percalços.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Portagens: qual é a classe do meu veículo?

Os critérios para estabelecer cada uma das quatro classes estão definidas na lei (Decreto-Lei n.º 39/2005) e baseiam-se na altura do veículo. Classe 1 Motociclos e…

Saiba qual o valor de IUC do seu veículo

O IUC é um imposto que precisa de pagar todos os anos no mês da matrícula do seu veículo e, neste ano de 2024, as…

Quando devo mudar os pneus do meu carro?

Manter os pneus do seu carro em bom estado de circulação é uma das maiores garantias de segurança e eficiência do seu automóvel. O desgaste…

Como mudar o pneu do meu carro?

Está enrascado e precisa urgentemente de mudar o pneu do seu carro? Descubra neste artigo a forma mais fácil e prática de mudar os pneus…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional