A historia da Cupra

5 min

A história da Cupra

A Cupra como marca é um bebé com menos de quatro anos. Mas, antes de ser um emblema, já era um modo de vida e reunia um séquito de fãs do espírito desportivo que cultivava ao serviço dos SEAT.

Corria o ano de 2018, quando a Cupra se emancipou, assumindo o seu lugar no mundo automóvel como uma marca autónoma, ainda que sob a proteção (e o empurrão) da SEAT, emblema espanhol que integra o Grupo Volkswagen. Para muitos foi uma operação suicida, mas o arrojo também lhe granjeou elogios.

Ainda assim, o arranque fez duvidar se não seria mais do mesmo, sendo que para primeiro veículo da sua gama foi apresentado uma versão de um SEATt: o Cupra Ateca, que foi levado ao Salão Automóvel de Genebra, ao mesmo tempo que era apresentado, num stand ao lado, o Leon ST Cupra R, o último SEAT a ser Cupra, mas não o último Cupra adotado da SEAT. Confuso? A imprensa especializada e os clientes também ficaram: afinal, o que distinguiria um SEAT Leon Cupra de um Cupra Leon?

A resposta chegou um ano depois, com o seu primeiro modelo construído de raiz, que brilharia em Genebra em 2019. O Cupra Formentor, um desportivo num corpo a reclamar estatuto de SUV, que impressiona pelo estilo agressivo, pela forma como abraça a estrada e pelas suas credenciais, sobretudo das declinações VZ (de veloz), de 245, 310 e 390 cv, as duas últimas com quatro rodas motrizes. Mas há mecânicas mais modestas, de 150, 190 e 204 cv, havendo até alternativas menos violentas para o ambiente, com os híbridos “plug-in” de 204 e 245 cv, capazes de percorrer cerca de 50 km sem emissões.

Quanto custa um Cupra novo?

Subitamente, a criação da Cupra fazia sentido: o Formentor nunca poderia ser um SEAT. Ao mesmo tempo, lançou o Cupra Leon, e o familiar compacto da SEAT parece ter desaparecido sob a capa Cupra, dando lugar a um automóvel completamente diferente.

A evolução continuou e, enquanto vão desenvolvendo o Cupra Tavascan, um SUV coupé com propulsão 100% elétrica, revelado em Frankfurt em 2019, lançaram no fim do ano passado o Cupra Born, um exercício desportivo, cheio de alma, genica e agilidade, 100% elétrico.

À conquista do reconhecimento

Ao mesmo tempo que saem para a rua modelos que não deixam ninguém indiferente, a Cupra aposta em esticar os seus tentáculos a outras áreas e assim obter o reconhecimento de que necessita. Atualmente, é um dos patrocinadores do Futbol Club Barcelona e, em 2020, o Formentor tornou-se o carro oficial do clube, ao mesmo tempo que o guarda-redes Marc-André Ter Stegen é um dos principais embaixadores da Cupra.

O Formentor foi ainda carro oficial do World Padel Tour, reunindo nesta modalidade vários embaixadores de peso: Fernando Belasteguín, Pablo de Lima, Alejandro Galán, Alejandra Salazar, Ariana Sánchez, Paula Josemaría, Agustín Tapia e o casal formado por Federico Chingotto e Juan Tello.

No mundo das artes, a Cupra conseguiu pôr um pé, recrutando figuras conhecidas, como os atores Daniel Brühl e Nathalie Emmanuel e o músico de jazz Kamasi Washington, tendo coproduzido uma série de ficção científica, criada por Albert Uria, com estreia prevista para este ano. Chama-se RPM e conta com Juana Acosta, Eduard Fernández e Natalia Reyes.

Antes de o ser já o era

A Cupra como marca pode ser muito recente, mas o nome não é estranho aos mais atentos. Afinal, já contava com uma história com mais de 20 anos quando deu o grito da independência.

Tudo começou em 1996, quando a Seat criou o nome Cupra (acrónimo para CUP-RAcing) para o inscrever nas versões topo de gama desportivas. O primeiro a exibir tal designação foi o Ibiza de segunda geração, que se apresentou com três portas e motor sobrealimentado de 16V, ostentando ainda a designação GTI, que viria a ser abandonada. Afinal, Cupra já era sinónimo de desempenho.

Artigo relacionado: Carros clássicos: 5 GTI que todos gostavam de ter

Em 2000, o destaque foi para o Leon Cupra, mas ainda estavam mais mudanças na manga. Nos lançamentos que se seguiram, a SEAT passou a criar para-choques dianteiros e traseiros exclusivos e muito equipamento. Tudo para distinguir os Cupra da restante gama, com uma cartada guardada que foram as versões limitadas dos modelos que acumulavam o nome Cupra R (de Racer) e traziam uma mecânica mais apimentada e detalhes de design ainda mais únicos.

Ao longo dos anos, a Cupra desenvolveu uma linguagem de design muito própria, o que lhe permitiu conquistar os amantes do estilo desportivo e afirmar-se hoje como um emblema com futuro.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional