Nova Famel moto elétrica

4 min

A Famel está de volta e mais elétrica do que nunca

“Fogo A Mota É Linda” até pode manter-se, mas a partir de agora poderia bem passar a ser Famel-E: “Fogo A Mota É Linda e Elétrica”. A E-XF, que deverá chegar em 2022, já pode ser pré-reservada a partir de 4100€.

A Famel, acrónimo para Fábrica de Produtos Metálicos Lda., foi uma das maiores empresas portuguesas de motorizadas, entre as décadas de 60 e 80 do século passado, tendo chegado a dominar o mercado por quase três décadas. O último modelo, a Famel Electron, saiu em 1997, mas a sua mais famosa criação foi a XF-17, com motor a gasolina de 50 cc a 2 tempos. A partir de então, não se voltou a ouvir falar de novos produtos, com a fábrica a declarar falência em 2002 – até agora. É que a icónica marca portuguesa das duas rodas prepara-se para lançar a E-XF, uma motorizada cujo design se inspira na mítica XF-17, mas cuja alma se faz em modo 100% elétrico.

A E-XF chega com quadro, assento e depósito em tudo semelhantes aos da XF-17 da década de 70, trazendo este ícone para o presente e correspondendo à enorme procura que esta duas rodas continua a ter, sendo habitualmente alvo de cuidada reparação. No entanto, o motor que lhe dá vida está longe do da sua inspiração. Desta feita, a E-XF mostra-se muito mais em linha com o presente (e, quiçá, até com o futuro), ao introduzir uma motorização BEV, i.e., elétrica e assente numa bateria recarregável.

Famel elétrica

Isto porque, explica a marca, “nos dias de hoje o fumo e ruído característicos das antigas Famel não são permitidos por imposições legais”. Além disso, continua, “numa visão alargada a longo-prazo, a nova Famel com motorização elétrica é o produto com maior potencial de desenvolvimento”.

Ou seja, esta nova fase da Famel, mais tecnológica e amiga do ambiente, pretende contribuir para uma mobilidade individual mais sustentável, alertando para a importância crescente da transição energética, necessária para atingir os objetivos de descarbonização das cidades através da utilização de veículos com zero emissões. “O regresso como marca Portuguesa de Motociclos Elétricos foi uma decisão difícil por causa da herança e cultura do passado, mas abraçamos esta missão para um futuro mais limpo”, declara o responsável pela marca, Joel Sousa, citado em comunicado.

Artigo relacionado: Casal Boss: conheça a história da principal marca motas portuguesa

Em termos de prestações, a Famel E-XF é anunciada com potência máxima de 5kW, e velocidade máxima de 70km/h. A nova E-XF traz ainda um sistema de travagem de disco à frente e atrás, com a inclusão do sistema CBS (Combined Brake System), conferindo uma melhoria significativa de segurança no sistema de travagem em relação ao modelo antigo.

A bateria de 72V e 40Ah, possibilita com uma só carga de cerca de 4 horas, uma autonomia estimada de 70 quilómetros, dependendo das condições e utilização.

Em relação ao futuro da marca, Joel Sousa mostra-se confiante. “Podíamos ter ido pelo caminho óbvio de colocar um motor a gasolina”, começa por observar, acrescentando que se chegou, porém, à conclusão que “temos que ser mais ambiciosos e projetar a marca para fora, começando desde já pela Europa”. O facto justifica também a aposta na eletricidade, já que o objetivo traçado só se consegue, segundo o mesmo responsável, “com um produto inovador e com enorme potencial de conquistar mercados como o dos motociclos elétricos, que ainda estão em aberto, mas a crescer rapidamente”.

A abertura das pré-reservas da E-XF proporcionam acesso a uma primeira edição limitada do modelo com entregas a partir de 2022 e preço estimado de 4100€.

 
Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Há vantagens em comprar um carro elétrico?

Claro que há. Apesar de ainda se poder considerar esta nova tendência da mobilidade elétrica como pouco frequente, o certo é que o volume de…

Onde abastecer o seu carro elétrico?

A mobilidade nas grandes cidades quer-se cada vais mais sustentável e menos poluente e é para lá que se caminha a passos largos, na direção…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…

Carros eléctricos vs híbridos: quais as diferenças?

Antes só havia duas motorizações (gasóleo e gasolina) para equipar o carro. Agora os carros eléctricos vs híbridos estão em voga. Descubra as diferenças. Se…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional