A história da Fórmula 1 em Portugal

4 min

A história da Fórmula 1 em Portugal

A corrida a contar para o campeonato do mundo de Fórmula 1 será a 25 de outubro, mas o Autódromo Internacional do Algarve (AIA) estará ao rubro desde dia 23, a celebrar o regresso, 24 anos depois, do Grande Prémio de Portugal.

E nem a pandemia de covid-19 parece ter anulado os ânimos, com os bilhetes a desaparecerem à medida que foram sendo postos à venda – ainda que com apertadas medidas de segurança, está prevista a presença de público nas bancadas. Aliás, quando a primeira tranche de 5000 bilhetes foi colocada à venda online, o site foi abaixo…

A corrida em Portugal surge numa altura em que ainda está tudo em aberto. Mas, acima de tudo, é a concretização de vários sonhos. Primeiro, a realização do desejo de ver a prova rainha a regressar a território nacional, depois de o último Grande Prémio de Portugal ter acontecido, no Autódromo do Estoril, a 22 de setembro de 1996; depois, realiza-se a vontade de levar a modalidade ao circuito construído em solo algarvio, e inaugurado em 2008, cujas características já lhe granjearam rasgados elogios.

À procura de um carro novo? Encontre-o no Standvirtual Novos

Fórmula 1 em Portugal

Assista ao webinar que preparámos para si onde fizemos a antevisão do impacto desportivo e económico do GP de Portimão. Esta conversa contou com a presença de:

Paulo Pinheiro – CEO do Autódromo Internacional do Algarve
Isilda Gomes – Presidente da CM de Portimão
Pedro Matos Chaves – Ex Piloto profissional de F1

Portimão é a quarta pista nacional a receber a Fórmula 1. A primeira foi o circuito da Boavista (1958, 1960), seguindo-se o Circuito do Monsanto (1959) e, por fim, o Circuito do Estoril, (1984-1996). Ao todo, houve 25 GP de Portugal, entre 1958 e 1996. No 25.º, venceu o canadiano Jacques Villeneuve, pela Williams, que nessa temporada conquistou o seu único título na categoria, depois de Michael Schumacher (Ferrari) ter sido desqualificado por uma atitude antidesportiva (precisamente contra Villeneuve).

A história da Fórmula 1 no país começa com uma corrida, no Circuito Urbano da Boavista, na cidade do Porto, durante a temporada de 1958 a 14 de agosto, vencida pelo piloto britânico sir Stirling Moss (1929-2020). Logo no ano a seguir, Stirling Moss voltaria a brilhar, desta feita no circuito urbano do Parque Florestal de Monsanto, em Lisboa.

Após 1960, o GP de Portugal ficou arredado do calendário da Fórmula 1 durante mais de 20 anos. Foi necessário aguardar até 1984 para voltarmos a ver os potentes monolugares a rolar na pista do Autódromo do Estoril, numa corrida ganha pela francês Alain Prost. De 1984 até 1996, data da última corrida de Fórmula 1 em Portugal, tivemos o prazer de ver alguns pilotos míticos ao vivo, como Ayrton Senna, Mika Hakikinen, Nigel Mansell ou Nelson Piquet.

Sport Internacional: as corridas pré-Fórmula 1

pista f1

Apesar da primeira corrida de Fórmula 1 em território nacional ter acontecido apenas em 1958, já existiam provas a contar para o GP de Portugal muito antes. A primeira prova de Sport Internacional, na altura mais importante do que a Fórmula 1, teve lugar no Circuito da Boavista, no Porto. O vencedor foi Casimiro de Oliveira, ao volante de um Ferrari 340 America Vignale. Estas corridas estenderam-se até à entrada da Fórmula 1 em Portugal, tendo acabado em Monsanto no ano de 1957 com a vitória de um dos pilotos mais conhecidos do mundo: Juan Manuel Fangio.

Pilotos portugueses na Fórmula 1

Contam-se pelos dedos de uma mão os pilotos portugueses que conseguiram chegar à categoria rainha do desporto automóvel: Nicha Cabral, Pelo Matos Chaves, Pedro Lamy e Tiago Monteiro. Apesar de nenhum deles ter conseguido alcançar uma vitória, o piloto portuense Tiago Monteiro obteve um 3º lugar no GP dos EUA, em 2005.

Artigo recomendado: Por que razão a Fórmula 1 baniu os melhores carros

Fórmula 1: época 2020

formula 1

Apesar de ter sido um ano atípico, há coisas que não mudam, como o 1º lugar para o britânico Lewis Hamilton na classificação por pilotos até ao momento. Consulte a classificação por construtores no site oficial.

Em relação ao calendário, a prova que se corre no final de Outubro em Portugal será a 12ª. As provas seguintes serão:

  • Emirates Gran Premio Dell’emilia Romagna 2020, Itália: 31 de Outubro a 1 de Novembro;
  • DHL Turkish Grand Prix 2020, Turquia: 13 a 15 de Novembro;
  • Gulf Air Bahrain Grand Prix 2020, Bahrain: 27 a 29 de Novembro;
  • Rolex Sakhir Grand Prix 2020, Bahrain: 4 a 6 de Dezembro;
  • Etihad Airways Abu Dhabi Grand Prix 2020, Abu Dhabi: 11 a 13 de Dezembro

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional