4 carros hibridos 7 lugares

5 min

4 carros híbridos de 7 lugares disponíveis no mercado

Se procura carro que lhe permita levar toda a família de férias de uma forma confortável, espaçosa e mais eficiente, a resposta pode estar num carro híbrido de 7 lugares que, sem encarecer demasiado o carro, consegue oferecer valores mais convidativos nos parâmetros anteriores. E, nos últimos tempos, houve novidades fresquinhas neste segmento.

Carros híbridos de 7 lugares para toda a família

Toyota Highlander

Toyota Highlander

O modelo, que responde em alguns mercados pelo nome Kluger, já tem currículo, tendo sido lançado em 2001 após a estreia no Salão de Nova Iorque. Na Europa, no entanto, o SUV (grande no Velho Continente, mas médio nalgumas partes do mundo, como EUA e Austrália) precisou de esperar 20 anos para se apresentar.

Com uma lotação de 7 lugares, o Highlander apresenta uma bagageira que vai até 658 litros quando é configurado para cinco pessoas (mesmo assim, os dois lugares extra reduzem o espaço de carga para uns razoáveis 268 litros).

Servido pela eficiente motorização full-hybrid de quarta geração da Toyota (motor a gasolina de 2,5 litros em ciclo de Atkinson e motores elétricos na dianteira e traseira), com sistema de tração às 4 rodas elétrico AWD-i, debita 234 cv de potência, sem que com isso inflacione consumos e emissões para uns valores estratosféricos. Segundo os testes de ciclo WLTP, gasta 7,1 l/100km e lança para a atmosfera 161 g/km de CO2.

Assente na plataforma global GA-K, alia, nos seus quase 5 metros de comprimento, conforto, dinâmica e segurança. No interior, destaca-se a versatilidade, sendo que a segunda fila de bancos está montada sobre uma calha que desliza até 18 cm para a frente ou para trás, dependendo se se quer privilegiar espaço para ocupantes ou bagagem. Além disso, o sistema facilita o acesso aos lugares traseiros.

Quanto custa um Toyota Highlander novo?

Kia Sorento

Kia Sorento

A quarta geração do Kia Sorento já esbanja charme pelas estradas nacionais, apresentando-se maior do que o modelo que substitui e integrando uma variante híbrida de sete lugares. Para a mecânica HEV, a marca sul-coreana uniu um bloco a gasolina de 1,6 litros a um motor elétrico de 44,2 kW para uma potência combinada de 230 cv, acoplado a uma transmissão automática de seis relações.

A estrear uma nova plataforma, pensada e trabalhada para carros de maiores dimensões, o Sorento apresenta-se ao mesmo tempo versátil e espaçoso, robusto e dinâmico. Por fora, as linhas foram trabalhadas para se tornarem mais evidentes, enquanto no interior dão cartas os materiais de qualidade premium e as tecnologias incluídas no sistema de infotainment, com dois ecrãs digitais gémeos, ergonomicamente colocados e que apresentam grafismos de fácil leitura e novas funções de telemática e de conectividade para smartphones.

As baterias foram arrumadas sob o piso, o que permitiu não prejudicar o espaço a bordo: na configuração de cinco lugares arruma 821 litros. Com a configuração de 7 lugares, sobra 179 litros da mala.

Peça já uma proposta para um Kia Sorento no Standvirtual

Lexus RX 450h L

Lexus RX

Um SUV onde o espaço casa com luxo e no qual o design elegante não foi beliscado pelo facto de oferecer mais dois lugares. Com 5 metros certinhos, apenas mais 11 cm do que a versão de cinco lugares, o RX 450h L une um motor a gasolina de 3,5 litros, com seis cilindros numa configuração em V, a dois motores elétricos, cada qual montado num eixo, para uma potência combinada de 313 cv. Isto permite que o pesado automóvel reclame uma aceleração de 0 a 100 km/h em 8 segundos, sendo capaz de atingir os 180 km/h.

O SUV é proposto com jantes de liga leve de 20 polegadas, faróis de LED e uma porta traseira elétrica. No interior, o revestimento recorre a materiais nobres, com pele de origem sintética. Os passageiros dianteiros usufruem de aquecimento nos bancos, e o sistema de infoentretenimento assenta num ecrã tátil de 12,3 polegadas com espelhamento de ecrã de smartphone e um carregador de telefone sem fios. A travagem automática de emergência e a assistência à manutenção da faixa de rodagem são de série.

Pedir proposta e marcar test-drive

Volvo XC90 B5 AWD

Volvo XC90

Uma das poucas soluções de mercado que une um motor a gasóleo a um sistema elétrico. O XC90 B5 AWD coloca um Diesel de 2 litros com 235 cv a trabalhar com um motor elétrico de 48v, montado no eixo dianteiro.

O resultado é um carro que acelera de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos, sendo capaz de atingir os 220 km/h, sem que os consumos façam corar ninguém. Em 100 km, gasta 6,8 litros. Já as emissões estão um pouco acima dos seus principais rivais: 179 g/km de CO2 (para melhores desempenhos ambientais, o plug-in pode ser a resposta, com emissões homologadas de somente 28 g/km).

Por dentro, impera a sobriedade a que a marca sueca nos habituou, sem que se detete qualquer falha no capítulo do conforto. Já em termos de segurança, não falha nada – ou não fosse um Volvo.

De série, chega com vidros laterais temperados, airbag para os joelhos do lado do condutor, airbags de fase dupla, cortina insuflável, proteção contra impactos laterais. Nos apoios à condução, destaque para a inclusão, também de série no nível menos equipado, de cruise control adaptativo com assistência de piloto automático, alerta de estrada escorregadia, assistência à manutenção na faixa de rodagem e oncoming lane mitigation.

Interessado num Volvo XC90 novo?

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Como saber se um carro não está penhorado

Interessado num automóvel usado que à primeira-vista está impecável e a bom preço? Não tenha medo de avançar. O essencial é estar informado sobre o…

O que deve analisar num test-drive?

Primeiro que tudo não se sinta acanhado na hora de experimentar o carro. Se há a possibilidade de o adquirir, então experimenta e teste tudo.…

Quais são os custos da legalização de um carro importado?

Muitas vezes, importar um carro de um país europeu surge como uma opção a ponderar quando procuramos o nosso novo automóvel. Em alguns tipos de…

O que devo saber antes de pedir financiamento automóvel

É uma realidade: no momento de trocar ou adquirir um automóvel, são poucas as pessoas que conseguem pagá-lo a pronto. Por impossibilidade financeira ou gestão…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional