21 novembro 2024

10 SUV que pagam classe 1 nas portagens

Volvo XC90

Os SUV são extremamente práticos. Porém, devido às suas dimensões, alguns pagam mais portagem nas autoestradas. Conheça estes 10 SUVs que pagam classe 1.

Se está no mercado à procura de um SUV, o seu perfil será certamente de um pai ou mãe com crianças e várias despesas mensais avolumadas, pelo que quererá poupar no máximo que conseguir, incluindo portagens.

Com tudo de bom que um SUV pode ter a nível de conforto, segurança e espaços de arrumação, as suas dimensões fazem com que estes carros, por vezes, se enquadrem, em Portugal, numa classe de portagens diferente daquela dos automóveis ligeiros, tendo por isso que pagar um valor acrescentado, cada vez que utilizam a autoestrada.

Os Sport Utility Vehicles (SUV) têm sido um verdadeiro fenómeno de vendas e, practicamente todas as marcas aderiram a esta “moda”, incluindo a Bentley ou a Lamborghini, conhecidos maioritariamente pelos seus super desportivos. Tendo em conta o sucesso deste segmento de automóveis, o governo português adoptou algumas medidas para que a classe 1 abrangesse mais automóveis deste tipo.

A partir de 01 de Janeiro de 2019, a lei da classe 1 nas portagens passou a ser mais permissiva, alterando o critério de altura até ao capot medida na vertical do eixo, passando de 1,10 metros para 1,30 metros. Segundo o novo decreto lei, “os veículos ligeiros de passageiros, mistos ou mercadorias, com dois eixos, peso bruto igual ou inferior a 2300 kg, e uma altura, medida à vertical do primeiro eixo do veículo, igual ou superior a 1,10 m e inferior a 1,30 m, desde que não apresentem tração às quatro rodas permanente ou inserível, pagam a tarifa de portagem relativa à Classe 1”.

No entanto, nem todos os SUV serão abrangidos por esta regra, pois apenas se aplicará aos automóveis que, na altura da entrada em vigor do decreto lei, obedeçam às normas antipoluição mais exigentes Euro6.

Conheça então 7 SUVs que pagam classe 1 e os respetivos preços novos e, também, quanto custam no mercado de usados.

SUVs que pagam classe 1

1. Hyundai Tucson

Hyundai Tucson 2025 lateral

O Hyundai Tucson é um modelo de peso na Hyundai. O primeiro modelo foi lançado em 2004, tendo o Porsche Cayenne como inspiração. O modelo de 2017 veio conquistar o mercado europeu.

Quanto custa um Hyundai Tucson novo?

2. Alfa Romeo Stelvio

Alfa Romeo Stelvio 100% elétrico

O Alfa Romeo Stelvio é o primeiro SUV da Alfa Romeo e as opiniões são quase unânimes: mais do que um carro, é uma obra de arte! Este SUV apenas paga classe 1 na portagem, se tiver Via Verde. Ele partilha grande parte dos seus componentes com o Alfa Romeo Giulia, um modelo que a Ferrari ajudou a desenvolver. Entre estes componentes, destacamos o motor, que na versão mais potente debita 510 cavalos, o que será suficiente para humilhar alguns super carros.

Veja e compare as diferentes versões de um Alfa Romeo Stelvio novo

3. Volvo XC90

Novo Volvo XC90 Standvirtual

O Volvo XC90 é o carro mais seguro, actualmente em produção, e um dos melhores SUV que pode comprar, se privilegia espaço, conforto e qualidade e não está muito preocupado com o preço, pois estes não são propriamente baratos. Em produção desde 2002, o Volco XC90 já vendeu mais de 3 milhões de unidades. Apesar de ser classe 2, é considerado classe 1 se utilizar a Via Verde nas portagens.

Interessado num Volvo XC90 novo?

4. Peugeot 3008

Novo Peugeot 3008 2024

O novo Peugeot 3008 veio revolucionar o mercado dos SUV de menor dimensão. O design diferente e futurista e o interior repleto de tecnologia elevaram o jogo entre as marcas de gama média pela batalha do melhor SUV. Além disso, paga classe 1 nas portagens, com Via Verde.

Quanto custa um Peugeot 3008 novo?

5. Volkswagen Tiguan

Novo Volkswagen Tiguan 2024

O Volkswagen Tiguan é um dos SUV mais vendidos no mundo. Com um preço relativamente acessível, aliado à qualidade de construção pela qual a Volkswagen é conhecida, tornam este modelo muito apetecível em todos os países.

Em Setembro de 2017, a Volkswagen lançou uma versão de 7 lugares do Tiguan, o Tiguan Allspace. Tanto o Volkswagen Tiguan, como o Volkswagen Tiguan Allspace, pagam classe 1 nas portagens.

Quando custa um Volkswagen Tiguan novo?

6. Kia Sportage

Kia Sportage Novo Standvirtual

A Kia está em Portugal desde 1994, embora o seu sucesso só se tenha sentido por cá praticamente alguns anos mais tarde. O Kia Sportage foi um dos primeiros modelos fabricados pela marca e um dos primeiros também a ser comercializado no nosso país. Entre 1994 e 2004, nos anos em que a primeira versão do Sportage foi produzida, este era considerado um dos carros mais feios.

No entanto, hoje em dia, o KIA Sportage está recheado de tecnologia e a KIA oferece 7 anos de garantia, o que diz bem daquilo que podemos esperar deste SUV da marca coreana!

Conheça as diferentes versões e preços de um Kia Sportage novo

7. Nissan Qashqai

Novo Nissan Qashqai

O Nissan Qashqai é o “rei” dos SUV na Europa. É o SUV mais vendido no velho continente, com 136.239 unidades vendidas só em 2017. Conta com equipamento de série bastante completo, como por exemplo câmaras de visão 360º, sistema de som BOSE e a marca nipónica anuncia consumos de 3,8L a cada 100 quilómetros percorridos.

Quanto custa um Nissan Qashqai novo?

8. BMW iX

aSUV BMW iX elétrico Standvirtual

O SUV de luxo BMW iX elétrico combina design arrojado com tecnologia avançada e, com a adesão à Via Verde, beneficia da tarifa de Classe 1 por ser um automóvel 100% elétrico.

Conheça as diferentes versões e preços do BMW iX

9. Jeep Compass 4xe:

Jeep Compass Trailhawk 4xe

Com motorização híbrida plug-in e tração às quatro rodas, o Jeep Compass beneficia da tarifa reduzida nas portagens ao utilizar a Via Verde.

Quanto custa um Jeep Compass novo?

10. Opel Grandland Hybrid4:

Opel Grandland

A Opel reinventou totalmente o Grandland e o novo SUV apresenta-se com um estilo moderno e cheio de tecnologia. Relativamente à portagem, é considerado Classe 1, desde que utilize a Via Verde.

Quanto custa um Opel Grandland novo?

Leia também: