16 julho 2025

Pela Rota Norte, desbrava-se amizade, cultura e gastronomia ao longo de 777 kms

Rota Norte Portugal

Foi há um ano que nasceu a Rota Norte, com o lançamento de um guia dedicado, compilado e escrito por Marco Neiva, natural da aldeia de Feitos, Barcelos, que, depois de ter feito a mítica EN2 de bicicleta elétrica, compreendeu que a grande região do Norte tinha o potencial para semelhante produto turístico: gentes que sabem receber, gastronomia rica e duas estradas, que, embora até a criação do guia, parecessem distantes, tinham em comum o facto de encantarem todos os que as percorriam. Falamos da EN103, entre Viana do Castelo e Bragança, e da EN222, entre Vila Nova de Gaia e Vila Nova de Foz Côa — estava criada a receita para um guia que promete dias inesquecíveis.

Ao contrário da “roadtrip” que a Estrada Nacional 2 oferece, com um ponto de início, em Chaves, e outro de fim, em Faro, “rasgando” o país ao meio, a Rota Norte propõe um trajeto circular, que pode ser iniciado em qualquer sítio, mas que, ao longo de 777 quilómetros (são ainda mais que a EN2…), nos cede passagem por oito distritos e seis áreas protegidas, formando um abraço entre o litoral, densamente povoado, e o interior, onde os seus resistentes habitantes cultivam tradições e mantêm vivos costumes seculares.

Todos a Bragança

E certo, como já escrevemos, que se pode iniciar o percurso a partir de qualquer ponto. Mas, ainda assim, o guia, criado por Marco Neiva, dá pistas de como usufruir melhor da rota.

O autor propõe que nos façamos à estrada em Rio de Onor, aldeia de Bragança, e acompanhar o sentido dos ponteiros do relógio: percorrendo o Douro internacional, com paragem obrigatória em Penedo Durão; desfrutar do Gerês; visitar o Parque Natural de Montesinho e as aldeias que lhe dão vida; sentir a tranquilidade do Douro vinhateiro; e atravessar obrigatoriamente a Ponte D. Luiz, Porto.

Ao longo de todo o trajeto, o livro dá-nos dicas de como aproveitar melhor a viagem. Além dos obrigatórios mapas, há listas do que ver em cada região, os restaurantes que nos vão fazer água na boca, os alojamentos, sem esquecer curiosidades.

Como comprar

O Livro da Rota Norte, em formato guia, pode ser adquirido no site dedicado ao projecto. Custa 25€, sendo que a sua aquisição também serve como apoio a manutenção da grande rota nortenha.

Leia também: