23 agosto 2023

Relatório Semestral 2023 – Mercado Automóvel

O retorno à normalidade pós-pandemia, em parte agravado com a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, continua a causar uma crise logística que afecta a economia global e, em particular, a indústria automóvel.

Segundo a Associação Europeia de Produtores de Automóveis (ACEA), em 2022 foram produzidos 10.9 milhões de ligeiros de passageiros, mais 8,3% do que em 2021. Em todo o caso, existe ainda um grande número de encomendas por satisfazer, com, em alguns casos, os prazos de entrega a atingir os 12 meses.

De acordo com os principais fabricantes de automóveis, o forte crescimento neste início de ano tenderá a normalizar nos próximos meses, acompanhando a esperada diminuição da procura e tendo as encomendas de 2022 já sido satisfeitas. Espera-se por isso apenas um crescimento da produção na ordem dos 5%.

Em 19 anos de actividade, o Standvirtual constituí-se num parceiro do mercado automóvel, tendo sido parte da solução para ultrapassar o impacto da pandemia no sector, e tem continuado a inovar-se, com novas ferramentas para apoiar os parceiros do setor automóvel a atravessar as dificuldades e desafios criados anos após ano. 

Para ajudar o setor a preparar-se melhor, o Standvirtual, parceiro essencial do mercado automóvel, reuniu vários dados numa análise profunda aos primeiros 6 meses do mercado automóvel em Portugal, e compilou os vários aspetos sobre os principais indicadores de compra e venda do mercado automóvel.

Um agradecimento a todos os utilizadores, compradores e vendedores, e em particular à ACAP e BCA, que com os seus dados, permitiram a elaboração deste relatório.

Consulte aqui o Relatório Semestral de 2023

 

Leia também: