20 agosto 2024

Mercedes-Benz aumenta operações contra produtos contrafeitos

Mercedes

A Mercedes-Benz intensificou a luta contra os produtos contrafeitos em 2023, com um aumento significativo nas operações realizadas em todo o mundo. No ano passado, foram apreendidos mais de 1,6 milhões de produtos contrafeitos da marca em mais de 740 operações de busca, representando um aumento de quase 20% em comparação com o ano anterior.

Esforços intensificados contra a contrafação

Diariamente, em média, foram realizadas mais de duas operações de busca pelas autoridades, focadas em produtos contrafeitos de peças da Mercedes-Benz. A equipa de proteção da marca da Mercedes-Benz concentra-se principalmente em contrafações que representam riscos de segurança, uma vez que a falta de qualidade desses produtos pode ser perigosa para todos os condutores.

Exemplos de produtos contrafeitos

Jantes Mercedes contrafeitas

Entre os produtos apreendidos em 2023 incluem-se filtros de ar de papel que podem causar acidentes graves após a instalação, bem como peças de travões, rodas e componentes de carroçaria e direção. Estes produtos são destruídos após a apreensão para garantir que não voltam ao mercado.

Segundo Renata Jungo Brüngger, membro do Conselho de Administração do Grupo Mercedes-Benz para Integridade, Governança e Sustentabilidade, “A indústria da contrafação gera margens enormes e tem as estruturas do crime organizado. Põe em perigo a segurança rodoviária, não considera o ambiente, não garante salários justos e não tem controlo de qualidade. Ao agir contra estas estruturas altamente criminosas de forma consistente e com todos os meios legais, protegemos não só a reputação da nossa marca, mas também os nossos clientes, outros condutores e, em última análise, todas as vítimas da indústria da contrafação.”

Colaboração com as autoridades

As operações são frequentemente precedidas por meses de investigação e preparação. Os responsáveis da marca Mercedes-Benz pesquisam e acompanham a venda de peças online, investigam indícios de contrafação e realizam pesquisas intensivas para identificar as fábricas dos falsificadores. Os resultados são então disponibilizados às autoridades responsáveis pelas buscas e a equipa global de Aplicação de Propriedade Intelectual da Mercedes-Benz é frequentemente chamada pelas autoridades para verificar a autenticidade das peças.

Combate à contrafação online

As redes de contrafação estão cada vez mais a utilizar plataformas online e redes sociais para distribuir produtos falsificados em larga escala, aproveitando o anonimato e a natureza descentralizada dos mercados online. Em 2023, foram eliminadas mais de 142.000 ofertas de produtos contrafeitos da Mercedes-Benz e conteúdos que infringem os direitos de marca.

Estratégia de proteção da marca

Peças contrafeitas Mercedes

A estratégia de proteção da marca baseia-se em três pilares: rastreamento, ataque e prevenção. A empresa apoia regularmente as autoridades aduaneiras e prestadores de serviços com eventos de formação e material informativo para aumentar a consciencialização.

Como evitar produtos contrafeitos

Para os consumidores, existem alguns alguns sinais que podem ajudar a evitar a compra de produtos contrafeitos:

  • Preços significativamente mais baixos;
  • Anomalias na qualidade do produto;
  • Vendas através de fontes duvidosas (online).

A Mercedes-Benz continua a reforçar as suas ações contra a contrafação para proteger a segurança dos condutores e a integridade da sua marca. A colaboração com as autoridades e a monitorização contínua das plataformas online são fundamentais nesta luta incessante contra os produtos falsificados.

Leia também: