Mazda, Mercedes-Benz, Grupo VW e Zeekr recebem cinco estrelas do Euro NCAP

O Euro NCAP, organismo independente que avalia a segurança dos automóveis comercializados na Europa, anunciou os melhores de cada segmento em 2024, ano ao longo do qual foram testados 41 modelos, em matéria de proteção de ocupantes adultos, proteção de ocupantes infantis, proteção de utilizadores vulneráveis e tecnologias de assistência à segurança.
Os vencedores de 2024 segundo o Euro NCAP
Os Best in Class de 2024 para o Euro NCAP são o Mercedes-Benz Classe E, que se distinguiu nos automóveis de performance; o VW Passat e o Škoda Superb, que partilham o prémio dos familiares grandes; o Zeekr X, enquanto SUV compacto, mas também como melhor proposta eléctrica; e Mazda CX-80, nos grandes SUV.
Mercedes-Benz Classe E
No caso do Mercedes-Benz Classe E, o Euro NCAP, na sua avaliação, destaca que “o compartimento de passageiros se manteve estável no teste de desvio frontal”, com uma “boa proteção dos joelhos e fémures, tanto do condutor como do passageiro”. O mesmo foi verificado no ensaio de uma colisão frontal, por exemplo. E “nos ensaios de impacto contra a barreira lateral e contra o poste, a proteção de todas as zonas críticas da carroçaria foi boa e o veículo obteve a pontuação máxima”. O relatório chama ainda a atenção para o “avançado sistema eCall, que alerta os serviços de emergência em caso de colisão e de um sistema de prevenção de impactos secundários após uma colisão”.
Quanto custa um Mercedes-Benz Classe E novo?
VW Passat e Škoda Superb
Semelhantes elogios foram feitos ao VW Passat e ao Škoda Superb, modelos do mesmo Grupo VW, que partilham a base técnica. Mas, no caso de ambos os automóveis, o Euro NCAP destaca ainda o facto de “as portas e as janelas poderem ser abertas para permitir a fuga dos ocupantes em caso de o veículo submergir”.
Veja e compare os diferentes modelos da VW e Skoda novos
Zeekr X
Para o Zeekr X, um SUV elétrico de 4,45 metros de comprimento, que não é comercializado para já em Portugal, o Euro NCAP teve em conta o facto de o modelo dispor de “um airbag central montado no banco do condutor para evitar lesões entre ocupantes”, mas também a existência de “um sistema que aplica os travões após um impacto, para evitar colisões secundárias”. Sobre uma possível submersão, “a Zeekr demonstrou que, se o automóvel entrasse na água, as portas, se estivessem trancadas, poderiam ser abertas até dois minutos após a perda de energia e que os vidros eléctricos permaneceriam funcionais o tempo suficiente para permitir a fuga dos ocupantes”.
Mazda CX-80
Por fim, o Mazda CX-80 demonstrou “que seria proporcionado um nível de proteção semelhante a ocupantes de diferentes tamanhos e a ocupantes sentados em diferentes posições”, sendo que no teste da barreira lateral e no impacto lateral o CX-80 obteve a pontuação máxima. “As portas e janelas podem ser abertas para permitir a saída dos ocupantes em caso de submersão do veículo.”
Quanto custa um Mazda CX-80 novo?
Estatísticas gerais Euro NCAP 2024
Entre os 44 modelos submetidos a testes durante o ano passado, 28 conseguiram a pontuação máxima de cinco estrelas apenas com o equipamento de segurança que é proposto de série; oito foram avaliados com quatro estrelas; e cinco, com apenas três.
Houve ainda três modelos que foram avaliados com o pacote de segurança opcional, que os levou a obter uma estrela extra: Hyundai Santa Fe, passou de quatro para cinco; Ford Tourneo Custom, de três para quatro; e Honda CR-V, de quatro para cinco.
Leia também: