19 agosto 2025

Conheça os destaques do Salão Automóvel de Munique 2025

Salão automóvel Munique 2025

Munique assumiu o papel de ser o salão mais relevante em território europeu. E, apesar de estar mais voltado para soluções de mobilidade, quer na forma de serviços, quer com a apresentação de nova tecnologia, há novidades automóveis a ter em conta.

De 9 a 14 de setembro de 2025, estarão abertas as portas do Salão Automóvel de Munique ou IAA Mobility 2025, na Alemanha, mas por aqui já espreitamos as novidades que irão ser apresentadas.

AUDI

No stand da marca germânica espera-se que esteja em destaque um protótipo que possa abrir as postas ao regresso do icónico Audi TT, nascido da vontade do CEO da marca, Gernot Döllner, e também do facto de a marca contar com a Plataforma de Sistemas Escaláveis (SSP) do Grupo Volkswagen, que estará na base do Porsche Cayman elétrico.

BMW

Se a revelação da Audi ainda não passa de um desejo, na BMW já é certo e confirmado que a estrela será a nova geração do iX3. O SUV 100% elétrico, que lançará a nova família "Neue Klasse" da marca, chegará com uma linguagem de design totalmente nova e imbuído de tecnologia de ponta.

CUPRA

Provavelmente ainda com camuflagem, o Cupra Raval, um carro elétrico urbano, inicialmente apresentado como UrbanRebel, deverá ser exibido em Munique. Previsto para ser lançado em 2025, será produzido em Martorell, Espanha, e terá como base a plataforma MEB Small do Grupo Volkswagen. O preço será um dos seus pontos fortes, estimando-se que se situe entre 20.000 e 25.000€.

HYUNDAI

Ainda não é oficial, mas tudo parece estar a conjugar-se para que o novo Hyundai Ioniq 2, uma espécie de mano mais novo (e mais pequeno, além de mais barato) do Ioniq 5, seja apresentado no IAA Mobility. Assente na plataforma E-GMP, que dá vida ao Ioniq 5, o novo modelo é um crossover elétrico, que se deverá posicionar entre o “pequenito” Inster e o mais robusto Kauai, além de ser expectável que partilhe muitos componentes técnicos com o Kia EV3.

LEAPMOTOR

Duas novidades em grande no espaço da marca chinesa representada pela Stellantis. O B05, um novo hatch elétrico, anunciado com até 640 km de autonomia, e o C10 AWD, a variante mais potente do SUV familiar, que se apresentará com tração integral e 585 cv.

MERCEDES-BENZ

A marca alemã leva a Munique o GLC 100% elétrico, com o qual a Mercedes-Benz reinterpreta um dos elementos de design mais icónicos da história automóvel, re-imaginando a grelha icónica, agora com uma moldura cromada, estrutura em treliça com aspeto de vidro fumado e iluminação de contorno integrada.

POLESTAR

O Polestar 5 é estrela da marca em Munique, que, num estilo futurista, pretende fazer frente a portentos como o Porsche Taycan, o Tesla Model S ou o Mercedes-Benz EQS.

PORSCHE

O Porsche Cayenne apresenta-se numa versão totalmente elétrica, assente sobre a plataforma PPE, que já fez furor em aparições públicas sob camuflagem, incluindo no Goodwood Festival of Speed.

RENAULT

A novidade que mais poderá interessar à maioria do mercado português: a sexta geração do Clio. Esta nova geração traz mudanças significativas no design e na motorização, com foco em versões híbridas.

ŠKODA

Todos os olhos vão estar postos no Epiq, o mais pequeno e acessível elétrico da Škoda, que deverá chegar por menos de 25 mil euros.

VOLKSWAGEN

ID.2 ou Polo elétrico? Ainda não é certo como chegará a Munique, mas já se conhece a intenção da Volkswagen de pôr um fim à linha ID e apostar nas designações que são bem conhecidas do público.

Além do pequeno elétrico, dará cartas a nova geração do T-Roc, que sairá das linhas de Palmela.

Leia também: