13 setembro 2022

Conheça as 15 marcas de carros mais fiáveis de 2022

as 15 marcas de carros mais fiáveis de 2022

Pelo segundo ano consecutivo, o Porsche 911 é o modelo melhor classificado no JD Power US Vehicle Dependability Study de 2022. É a terceira vez nos últimos quatro anos que o desportivo da marca alemã recebe tal distinção. 

A Kia está melhor posicionada em fiabilidade geral do veículo, com uma pontuação de 145 PP100. É o primeiro ano em que a marca sul-coreana lidera o ranking geral, depois de ter ocupado o terceiro lugar geral em 2021, de acordo com o JD Power. Outras marcas de volume que gozam de elevada fiabilidade são Buick (147 PP100), Hyundai (148 PP100) e Toyota (158 PP100).

A Genesis (155 PP100) ocupa o topo do segmento premium, seguida por Lexus (159 PP100) e Porsche (162 PP100). “Muitos proprietários estão a manter os seus veículos por mais tempo, sendo a fiabilidade a longo prazo ainda mais essencial”, afirmou David Amodeo, global automotive director do JD Power, fornecedor de insights do consumidor, serviços de consultoria, dados e análises.

Alguns fabricantes estão a ter um desempenho muito melhor do que outros na prevenção de problemas, que incluem a mecânica do veículo, o exterior e o interior, mas, também, sistemas de infoentretenimento, sistemas de assistência ao condutor e todos os outros sistemas eletrónicos presentes nos veículos atuais”, acrescentou.

O JD Power US Vehicle Dependability Study de 2022 baseia-se nas respostas de 29.487 proprietários originais de veículos do ano-modelo de 2019, após três anos de posse. O estudo, realizado entre julho de 2021 e novembro de 2021, mede o número de problemas por cada 100 veículos (PP100) ocorridos nos últimos 12 meses pelos proprietários originais dos automóveis.

Artigo recomendado: 10 automóveis que brilharam no grande ecrã

184 áreas problemáticas espalhadas por nove categorias

O estudo, agora no seu 33.° ano, foi revisto para incluir todos os recursos e tecnologias disponíveis nos veículos atuais. Abrange 184 áreas problemáticas específicas espalhadas por nove categorias principais dos veículos: climatização; assistência à condução (novo em 2022); experiência de condução; exterior; recursos/comandos/ecrãs; infoentretenimento; interior; trem de força; bancos.

Além disso, mede, agora, também a satisfação com a condição do veículo após três anos de utilização e se os proprietários consideram o seu veículo tão atraente agora como quando o compraram. As atualizações de software feitas no veículo também foram levadas em consideração.

“Os fabricantes estão, cada vez mais, a olhar para a relação dos proprietários com os seus veículos como tendo semelhanças com outras tecnologias de consumo”, deu conta David Amodeo.

E deu um exemplo: “Os telemóveis são atualizados a todo o momento com lançamentos de software over-the-air e, cada vez mais, os fabricantes devem aproveitar essa abordagem para corrigir problemas, melhorar recursos e adicionar funções para manter os proprietários satisfeitos. Os fabricantes que conseguirem fazê-lo melhor terão uma enorme vantagem”.

Artigo recomendado: 5 modelos que salvaram as próprias marcas

De acordo com o JD Power US Vehicle Dependability Study de 2022, os proprietários de veículos de grande volume no mercado tiveram menos problemas. As marcas premium normalmente integram mais tecnologia nos seus modelos, o que aumenta a probabilidade da ocorrência de problemas.

Segundo o JD Power, ao mesmo tempo, a qualidade de construção dos veículos de grande volume no mercado melhorou consideravelmente, equiparando-se, agora, à das marcas premium.

A categoria de infoentretenimento continua a ser a mais problemática, com uma média de 51,9 PP100, ou seja, mais do dobro dos problemas que a categoria mais alta seguinte.

Sete das 10 principais áreas problemáticas do estudo estão relacionadas com infoentretenimento, incluindo reconhecimento de voz integrado; conectividade Android Auto/Apple CarPlay; sistema Bluetooth integrado; ausência de tomadas de alimentação/entradas USB suficientes; sistemas de navegação de difícil compreensão/utilização; ecrã tátil/display; mapa do sistema de navegação impreciso/desatualizado.

A concluir, aqui ficam as 15 marcas de carros mais fiáveis de 2022 e respetiva pontuação (por ordem crescente, uma vez que pontuação mais baixa equivale a menos problemas), de acordo com o JD Power US Vehicle Dependability Study de 2022: Kia (145); Buick (147); Hyundai (148); Genesis (155); Toyota (158); Lexus (159); Porsche (162); Dodge (166); Cadillac (168); Chevrolet (171); MINI (173); Mazda (179); Lincoln (180); Mitsubishi (183); BMW (187).

Leia também: