Conteúdo Patrocinado
O Grupo Salvador Caetano é, em Portugal, sinónimo de sucesso. E, no mundo, está presente em três continentes, afirmando-se como uma referência de qualidade e fiabilidade, tal como as marcas que representa: no total, são mais de vinte, mas há duas que têm um lugar especial no coração do grupo e que estão reunidas sob o mesmo chapéu da Caetano Auto.
A Caetano Auto é a empresa que representa, há quase seis décadas, as marcas Toyota e Lexus na comercialização de automóveis novos, automóveis usados, assistência, peças e acessórios, com o foco nas mesmas premissas das marcas nipónicas: olhar para a mobilidade no seu todo e projetando uma visão a longo prazo, ciente dos desafios que o futuro reserva. E sempre com uma visão a 360 graus, incluindo serviços de reparação de vidro automóvel (GlassBack) ou especializados em reparação de chapa e pintura (Caetano Colisão).
Pelo ambiente
A Toyota e a Lexus são duas marcas que, desde cedo – até muito antes de os organismos terem começado a limitar emissões -, compreenderam o impacto da indústria automóvel no ambiente e na saúde do planeta. E, numa altura em que a maioria das marcas apostava nos motores Diesel, os emblemas nipónicos desbravavam os caminhos da descarbonização, certos de que era possível aliar sustentabilidade do negócio à sustentabilidade do planeta.
Foi assim que nasceu no Japão o pioneiro Toyota Prius, o primeiro híbrido de produção em massa do mundo, ainda no século XX, que acabaria por se estrear no resto do mundo em 2001. E não tardou a conquistar uma legião de fãs, entre as quais estrelas de Hollywood, políticos com visão ambiental, celebridades de todo o globo. Afinal, o Prius oferecia o melhor de dois mundos ao apresentar um sistema híbrido a eletricidade e gasolina, capaz de reduzir consumos e consequentes emissões de CO2, tendo chegado aos nossos dias como uma verdadeira referência.
O sistema híbrido, que a Toyota foi apurando, depressa se estendeu à restante gama e aos modelos luxuosos da Lexus. E, mesmo quando os carros elétricos começaram a integrar a oferta de várias marcas, o grupo manteve-se fiel à sua visão a longo prazo, tendo adiado a sua estreia no mundo 100% elétrico – ainda que o tenha feito em grande estilo: com o bZ4X. E, pelo caminho, continuou a olhar para lá da linha do horizonte, desenvolvendo tecnologias para libertar os carros elétricos da rede. É o caso do Toyota Mirai, que, com tanques de hidrogénio, é capaz de alimentar um conjunto de baterias que fornecem energia elétrica ao motor sem ser necessário ligá-lo à corrente: em vez disso, o abastecimento de hidrogénio demora apenas cinco minutos (e, com isso, o automóvel fica apto a percorrer cerca de 600 quilómetros).
E, embora ainda haja desafios com a rede de abastecimento, a presença no mercado com o Mirai demonstra a visão e determinação da Toyota em explorar tecnologias de emissão zero e promover soluções sustentáveis para o transporte. Mas também da Caetano Auto, que foi capaz de abraçar essa proposta, colocando-a em catálogo: um pequeno passo que a casa de Vila Nova de Gaia espera vir a contribuir para o desenvolvimento de infra-estruturas.
Primeiro, as pessoas
Todo o empenho da Caetano Auto nas propostas pensadas para preservar o ambiente que surgem da parte da Toyota explica-se pela filosofia da empresa portuguesa, que coloca no foco da sua atenção as pessoas. Isso é visível no seu compromisso com a responsabilidade ambiental e social, que ganha forma, por exemplo, com a sua participação na Campanha “Papel por Alimentos”, uma ação promovida pela Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares, em que todo o papel recolhido é convertido em produtos alimentares a distribuir pelos mais carenciados, ou na criação do Bosque Ser Caetano, um pequeno ecossistema que permite ajudar a atingir a neutralidade carbónica.
O facto de colocar as pessoas em primeiro lugar também se reflete na sua relação com o cliente, em que o objetivo é construir uma relação que extravasa a mera ligação comercial. Até porque a Caetano Auto, não obstante a sua dimensão, nasceu como uma empresa familiar e apresenta-se hoje como uma grande família.
Encontra todas as viaturas da Caetano Auto no Standvirtual
Leia também:
- 4 carros desportivos usados até 10.000€
- Pequeno, elétrico e acessível: vem aí o Hyundai Inster
- Os 7 melhores carros elétricos para a cidade