6 aceleras que pode conduzir com carta de carro

Aceleras, motos, scooters, triciclos, quadriciclos. Com a carta de condução B, que habilita a conduzir automóveis ligeiros, há vários outros veículos que se pode comandar. No entanto, há limitações, nomeadamente de cilindrada e potência.
Ou seja, com a carta B é possível conduzir motociclos da classe A1, onde estão os motociclos e scooters até 125 cc de cilindrada com um patamar de potência máxima até 11 kW (15 cv) e que não excedam uma relação potência/peso de 0,1 kW/kg, sejam alimentados por combustíveis fósseis ou eletricidade.
Deixamos uma lista de seis, com as quais não se sentirá desapontado.
6 aceleras para conduzir com carta de carro
Honda PCX125
De estilo elegante e linhas futuristas, a “rainha” dentro do segmento scooters até 125 cc oferece um amplo espaço debaixo do assento (com capacidade para um capacete integral), tomada USB Tipo-C e a comodidade da Smart Key. O conforto é assegurado por uma posição de condução sentada e, caso haja necessidade de espaço extra, entre os opcionais há uma Smart Top Box, que é destrancada quando nos aproximamos e se tranca assim que nos afastamos. Detalhe: nos extras, há possibilidade de equipar a acelera com punhos aquecidos, ideais para os rigorosos dias de inverno.
Quanto custa uma Honda PCX em segunda mão?
Kymco Grand Dink
Servindo de base à Kawasaki J125, é fácil de compreender por que razão esta acelera oferece um conforto à prova de bala, com o condutor a usufruir de um bom apoio lombar, inclusive quando decide levar pendura. Além disso, o espaço sob o banco garante uma boa arrumação. Já a sua veia urbana é favorecida pelas jantes de pequenas dimensões e de uma suspensão trabalhada para lidar com as irregularidades dos trajetos da maioria das cidades nacionais.
Veja todas as Kymco 125 à venda no Standvirtual
Lambretta V125 Special
Se há aceleras que são escolhas absolutamente racionais, outras não deixam de nos falar às emoções, como se habitassem as nossas memórias desde sempre. É o caso da Lambretta que renasceu recentemente para provar que velhos (tem quase 75 anos) são os outros. E mesmo que se revele totalmente revista, houve muito que foi mantido, como a tradicional motorização com refrigeração a ar, com potência de 10 cv e uma velocidade máxima em torno dos 90km/h. Além disso, revela-se tão ágil como sempre foi, sendo uma aliada de confiança quando se trata de gingar pelo trânsito.
Procura uma Lambretta V124 usada?
Neco Azzurro
A Azzuro emana elegância e classe italianas, ideais para quem procura deslocar-se pela malha urbana em grande estilo e sem grandes preocupações. Afinal, entre os principais atributos desta acelera, estão a facilidade com que se deixa guiar e a poupança de combustível (gasta, dizem os números oficiais, 2,7l/100km.
Interessado numa acelera Neco Azzurro?
Vespa Primavera Elettrica
Outro clássico italiano renascido, agora mais adaptado às exigências atuais, com motor elétrico, mas nem por isso menos apetecida pela sua imagem: ganhou um dos mais cobiçados prémios de design, com uma Menção de Honra no Compasso d’Oro, justificado pelo “espírito inovador e pioneiro”. Em termos de autonomia, algo sempre relevante quando se fala de um veículo movido a eletricidade, a Elettrica consegue percorrer 100 quilómetros com uma carga completa. Já o carregamento, que pode ser efetuado numa tomada convencional, demora cerca de quatro horas.
Veja todas as Vespa Primavera disponíveis no Standvirtual
Yamaha NMAX 125 A
Uma scooter urbana de trejeitos desportivos da casa de Iwata que oferece uma condução suave, mesmo quando se decide puxar pelo bloco que debita 12 cv de potência. Mas, é difícil não o fazer, já que o bloco parece não se negar a nada, graças a uma boa combinação de peso (são apenas 131 quilos a cheio) e potência. Com jantes de 13 polegadas, é mais ágil que estável, pelo que se os percursos forem em pisos demasiado irregulares, sentir-se-á algum desconforto. Se, pelo contrário, o trajeto for lisinho, não há quaisquer preocupações, mesmo que sobrem curvas.
Quanto custa uma Yamaha NMAX 125?
Leia também: