Volkswagen ID. Buzz pão de forma

4 min

VW ID.Buzz: a pão de forma para o século XXI

Há veículos que são maiores do que as marcas que os produzem. É o caso da pão de forma que, depois de ter sido associada aos movimentos de contracultura das décadas de 60 e 70 do século passado, chega ao século XXI com uma mecânica elétrica, duas versões (passageiros e carga) e um novo nome: ID.Buzz.

Não é preciso procurar muito para encontrar informações sobre o movimento em torno da pão de forma. Em 2017, por exemplo, para assinalar os 70 anos do furgão, milhares de fãs do veículo rumaram à Alemanha para se reunirem no Festival de Verão Pão de Forma. Ao todo, juntaram-se mais de mil unidades provenientes de 16 países, que desfilaram com todas as suas particularidades e pinturas cheias de imaginação.

Volkswagen ID. Buzz pão de forma lado

Por isso, a expectativa em torno do ID.Buzz, que recria a primeira pão de forma ao mesmo tempo que a adapta às necessidades do mundo atual, é elevada.

Volkswagen ID.Buzz: duas versões desde o início

A nova pão de forma, o primeiro veículo totalmente elétrico concebido pela Volkswagen Veículos Comerciais, foi idealizada, desde o arranque, em duas versões: MPV, para passageiros, e Cargo, para o transporte de mercadorias.

No caso do multi-purpose vehicle, a sua concepção foi realizada a pensar em quem goste de ter de viajar por estrada, em família ou com amigos, enquanto a Cargo chega para quem tivesse uma Transporter debaixo de olho, mas já esteja convencido em adotar uma energia menos poluente para se movimentar.

Volkswagen ID. Buzz lado

Artigo recomendado: A história do Volkswagen Pão de Forma

O MPV é um cinco lugares espaçoso, com dois bancos à frente, equipados de série com apoios de braços, e um banco para três na segunda fila, que se rebate na proporção de 40/60. Os bancos dos passageiros traseiros podem ser ajustados longitudinalmente em 15 cm, o que permite escolher entre ter mais espaço para carga ou para as pessoas.

Com os cinco lugares ocupados, o ID.Buzz arruma 1.121 litros. Se o banco traseiro for rebatido, a capacidade de carga cresce para mais de dois mil litros.

Design aerodinâmico

As formas arredondadas foram privilegiadas quando o ID.Buzz foi desenhado, com a Volkswagen a colocar a aerodinâmica no centro das suas preocupações. Com sucesso: o ID.Buzz chega com um coeficiente de arrasto de 0,29.

Volkswagen ID. Buzz volante

Em segundo lugar, tendo em conta que se trata de um veículo com um comprimento de 4,7 metros e altura de quase dois metros, a marca trabalhou formas de limitar o adornar da carroçaria, tornando a condução mais confortável. Para tal, arrumou as baterias, de 77 kWh, sob o piso do veículo, o que influencia o centro de gravidade.

Volkswagen ID. Buzz design

Carregamento ultra-rápido

O ID.Buzz, de tração traseira, é proposto com motor eléctrico de 150 kW (204 cv), com binário máximo de 310 Nm. A aceleração de 0 a 100 km/h cumpre-se em 10,2 segundos, enquanto a velocidade máxima está limitada a 145 km/h.

Volkswagen ID. Buzz carregar

Descubra todos os elétricos da Volkswagen à venda no Standvirtual

As baterias, de 77 kWh, prometem uma autonomia de até 425 quilómetros (com um consumo homologado de 20,8 kWh/100 km em circuito misto) e admitem carregamentos ultra-rápidos, até 170 kW, o que faz com que seja possível recuperar capacidade de carga de 5 para 80 por cento em apenas meia hora. E chega com uma novidade: em estações rápidas compatíveis, pode-se recorrer ao Plug & Charge, que dispensa cartões ou uma aplicação no telemóvel. Ou seja, quando se liga o veículo ao posto, tanto o início do carregamento como a faturação são automáticos.

Segurança em primeiro plano

O ID.Buzz, que amealhou as cinco estrelas Euro NCAP, chega equipado de série com Car2X (avisos de perigos nas proximidades) e com Front Assist, que deteta outros veículos, peões e ciclistas, travando automaticamente em caso de emergência.

Volkswagen ID. Buzz bagageira

Entre os sistemas de assistência ao condutor, destaque para o sistema Park Assist Plus, com função de memória. Ou seja, depois de se estacionar uma vez num determinado lugar, o carro consegue repetir a operação sem qualquer intervenção do condutor

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Há vantagens em comprar um carro elétrico?

Claro que há. Apesar de ainda se poder considerar esta nova tendência da mobilidade elétrica como pouco frequente, o certo é que o volume de…

Onde abastecer o seu carro elétrico?

A mobilidade nas grandes cidades quer-se cada vais mais sustentável e menos poluente e é para lá que se caminha a passos largos, na direção…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…

Carros eléctricos vs híbridos: quais as diferenças?

Antes só havia duas motorizações (gasóleo e gasolina) para equipar o carro. Agora os carros eléctricos vs híbridos estão em voga. Descubra as diferenças. Se…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional