painel de instrumentos

2 min

Sabe o que significam todas as luzes o painel do seu carro?

A tecnologia (felizmente) está cada vez mais presente nos automóveis, e com ela começaram a aparecer no painel de instrumentos do seu carro novas siglas e símbolos, e alguns deles bem estranhos…

Mas será que sabe o que significam todos esses símbolos? Será que deve imobilizar imediatamente o carro, ou será que pode continuar a marcha? Deve visitar imediatamente um mecânico?

Se tiver dúvidas sobre o que quer dizer um determinado símbolo no painel de instrumentos da viatura, deve consultar o manual de instruções do carro. Contudo, e como sabemos que o nosso tempo é precioso, importa termos uma noção básica sobre o significado desses símbolos e também do que significam as suas cores cores, pois alguns indicam problemas graves que devem ser resolvidos rápido, outros servem apenas para informar o condutor de algo, e caso não preste o devida atenção a alguns alertas, a conta da oficina pode multiplicar-se.

Por exemplo, sabia que, tal como nos semáforos, as luzes do painel também têm importância? Os símbolos verdes servem apenas para indicação, como é o caso dos piscas ou das luzes mínimas e de cruzamento. Os símbolos de cor amarela indicam alertas e significam que pode continuar a sua marcha sem qualquer problema, já quando um dos símbolos que acender no painel for de cor vermelha, deve imobilizar imediatamente (mas de forma segura) o seu carro e tentar averiguar qual a falha para evitar danos graves no motor.

Consulte o seguinte infográfico e saiba o que querem dizer os símbolos que aparecem no painel do seu carro.

(Clique aqui ou sob a imagem para visualizar o infográfico em tamanho maior)

Painel de instrumentos carro

Leia também:

 

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional