Opel Astra Electric

6 min

Opel Astra Electric chega com autonomia para mais de 400 km

A Opel tem tradição na produção de familiares compactos. Iniciou-a em 1936 com a primeira geração do Kadett e renova-a mais de 80 anos depois, mas o novo Astra rompe com os antecessores. Do design à plataforma, o compacto alemão é outro automóvel e com uma novidade retumbante na história de 30 anos do familiar da Opel: uma versão 100% elétrica alimentada a bateria, com a designação Astra Electric.

Disponível para encomenda apenas a partir da primavera de 2023, o Astra 100% elétrico distingue-se esteticamente dos demais pelo emblema específico na tampa da bagageira, a ausência de qualquer terminal de escape e pouco mais, já que a entrada de carregamento está localizada onde se situa o bocal do depósito das versões de combustão e as entradas de ar dianteiras foram mantidas, assim como a grelha Opel Vizor e o vistoso para-choques desportivo do GS Line.

Outro elemento atrativo proposto de série são as jantes de liga leve de 18 polegadas com acabamento brilhante ou totalmente pintadas de preto.

Opel Astra Electric trás

O que muda no novo Opel Astra Electric?

Na verdade, embora à primeira vista não pareça, muda praticamente tudo. O novo Opel Astra assenta na terceira geração da plataforma modular EMP2 multienergia do grupo Stellantis, onde também nascem os novos DS 4 e Peugeot 308, o que contribui para o anunciado incremento da rigidez à torção na ordem dos 14% face ao automóvel que sai de cena.

Além disso, permite que o elétrico seja igual aos térmicos (por fora e por dentro), com a bateria alojada sob o habitáculo, que mesmo acrescentando mais de 300 kg às versões térmicas, está colocada em posição rebaixada que permite minorar os efeitos do peso sobre a dinâmica.

Opel Astra Electric pneus

Artigo recomendado: Opel apresenta a sua nova Astra Sports Tourer PHEV

A bateria de iões de lítio tem 54 kWh de capacidade (102 células, 17 módulos) e o apurado sistema de refrigeração permite aceitar carregamentos rápidos a 100 kW (CC), com 80% da capacidade reposta em 30 minutos.

No início da comercialização, a marca irá oferecer carregador de bordo trifásico de 11 kW para utilização em wall box doméstica. O consumo anunciado para o Astra Electric é de 14,9 kWh/100 km, ao mesmo tempo que a autonomia estimada atinge os 416 quilómetros no ciclo de homologação WLTP.

Condução para todos os gostos

O motor elétrico desenvolve 115 kW/156 cv de potência e um binário máximo de 270 Nm, enquanto a velocidade máxima anunciada é de 170 km/h.

Existem três modos de condução: o Eco, que maximiza a autonomia; Normal, para condução sem preocupações; e Sport, que maximiza a performance, disponibilizando a potência máxima de forma mais imediata.

O condutor pode ainda escolher entre dois modos de regeneração, um moderado, em que a retenção quando se desacelera é semelhante ao efeito de travão-motor num carro com motor de combustão, e um modo aumentado, em que a retenção quando se levanta o pé do acelerador é muito maior, permitindo até conduzir em muitas situações, sem necessidade de usar o pedal do travão.

Opel Astra Electric traseira

A Opel oferece garantia de 8 anos ou 160 mil km para a bateria, trocando-a se dentro deste período baixar dos 70% de capacidade. Nas marcas do Grupo Stellantis, após as intervenções de manutenção, o cliente irá receber um certificado que poderá, inclusive, utilizar num momento de revenda do carro, comprovando a qualidade da bateria.

Preparado para a Autobahn

O novo Astra foi desenvolvido com base na terceira geração da versátil arquitetura multienergia EMP2, integrando todo o ADN da Opel desde os primeiros esboços. Isto significa que o comportamento do compacto alemão é tão sereno quanto dinâmico e que – tal como qualquer Opel – é autobahn-proof. Ou seja, concebido à altura das exigentes autoestradas alemãs, com grandes distâncias sem limite de velocidade. Por outras palavras, o excelente desempenho a alta velocidade foi um objetivo primordial do processo de desenvolvimento.

Na habitabilidade, mais progressos: o novo Astra mede 4,374 metros de comprimento (apenas mais 4 mm do que o antecessor), mas a distância entre eixos aumentou 13 milímetros, beneficiando sobretudo o espaço para as pernas dos ocupantes dos lugares posteriores, já que a bagageira mantém a volumetria de 372 litros.

Opel Astra Electric interior

Procura uma carrinha híbrida nova?

A carrinha mede mais 268 mm em comprimento, 57 mm entre eixos e 9 mm em altura. As qualidades principais do Sports Tourer encontram-se, obviamente, na capacidade da mala: o volume mínimo é de 516 e, com os encostos dos bancos traseiros rebatidos, aumenta para 1.553 litros.

Experiência pura

No painel de bordo, outra revolução. A digitalização é agora a nota dominante, com o Pure Panel, que combina um monitor de 10 polegadas para os instrumentos (em opção, todas as informações apresentadas de forma tridimensional) com um ecrã de 10 polegadas para o sistema de info-entretenimento (importante: os controlos físicos permaneçam em número mínimo para facilitar o acesso direto a algumas funções, como as do sistema de climatização).

Ainda em opção, à frente dos olhos do condutor pode estar o grande E-HUD, o head-up display onde surgem projetadas todas as informações essenciais à condução.

Opel Astra Electric volante

A apresentação é moderna, consonante com os mais recentes produtos da Opel, que mantém a técnica associada à construção dos ótimos bancos dianteiros Active Sport, desenvolvidos e certificados pela agência de especialistas em ergonomia AGR.

Na lista de equipamentos, destaque para as inúmeras assistências à condução, desde o aviso de colisão frontal com travagem de emergência automática até à assistência ativa na faixa de rodagem, passando ainda pela deteção de sonolência, alerta de tráfego transversal traseiro e mudança semiautomática de faixa, além da tecnologia de iluminação adaptativa, líder na classe, Intelli-Lux LED Pixel Light, com um total de 168 elementos LED.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Há vantagens em comprar um carro elétrico?

Claro que há. Apesar de ainda se poder considerar esta nova tendência da mobilidade elétrica como pouco frequente, o certo é que o volume de…

Onde abastecer o seu carro elétrico?

A mobilidade nas grandes cidades quer-se cada vais mais sustentável e menos poluente e é para lá que se caminha a passos largos, na direção…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…

Carros eléctricos vs híbridos: quais as diferenças?

Antes só havia duas motorizações (gasóleo e gasolina) para equipar o carro. Agora os carros eléctricos vs híbridos estão em voga. Descubra as diferenças. Se…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional