melhores carros do cinema

6 min

Os 7 melhores carros da história do cinema

Tendo em conta a popularidade do carro e dos filmes, a sua importância e marca que deixaram na história do cinema, assim como as características do automóvel, criamos uma lista com os 7 melhores carros que já protagonizaram filmes de Hollywood.

Por exemplo, em “60 segundos” Nicolas Cage teve de roubar 50 dos melhores carros do mundo. No entanto, embora pelas suas características todos pudessem figurar nesta lista, nenhum teve tanto impacto como “Eleanor”.

Sem mais “trailers” então, conheça aqueles que foram para nós os melhores carros do cinema e de toda a indústria de Hollywood.

7 carros mais emblemáticos do cinema


Delorean DMC-12 – Trilogia “Regresso ao Futuro” (1985,1989 e 1990)

Delorean DMC-12

Delorean DMC-12 foi o primeiro e único modelo fabricado entre 1980 e 1983 pela DeLorean Motor Company (DMC) . Com um motor 2.85 L e 140 cv este automóvel conseguia atingir uma velocidade máxima de 220 km/h. A principal característica distintiva era a forma como as portas laterais abriam para cima e não para o lado.

Resumidamente: é um bom carro, visualmente inovador, mas não soberbo. De onde vem a sua fama? De uma das maiores trilogias da história do cinema: “Regresso ao Futuro”.

De acordo com o filme, o cientista Dr. Emmet Brown reestruturou o veículo de forma a conseguir viajar no tempo e, para isso, precisava ultrapassar a velocidade da luz.

Curiosamente, consta que a versão utilizada no filme só conseguia atingir 132,8km/h – muito longe da necessária para as viagens no tempo.

Aston Martin DB5 de 1963 – “007: Goldfinger” (1964)

Aston Martin DB5

Durante a pré-produção do filme, o designer Ken Adam e John Stears, o homem responsável pelos efeitos especiais, visitaram a fábrica da fabricante britânica Aston Martin a fim de encontrar um modelo para ser o automóvel protagonista no filme “007: Goldfinger”.

A escolha recaiu num protótipo do Aston Martin DB5. Um veículo com um motor de seis cilindros em linha, 4.0 litros de cilindrada, 286 cv e capaz de 5500 rpm.

Uma das imagens mais icónicas do cinema é Sean Connery apoiado em cima do seu Aston Martin. Desde então é impensável dissociar-se qualquer um dos “Bonds” de um Aston Martin. Na fotografia, só faltou mesmo o Martini.

Gran Torino de 1974 – “Starsky & Hutch” (2004)

Gran Torino de 1974

Popularizado na série policial “Starsky and Hutch” (1975-1979), este automóvel nem foi a escolha inicial. Essa tinha recaído sobre um Camaro.

No entanto, a questão era: qual modelo? Como a Chevy não se mostrou disponível para ceder várias versões para serem experimentadas, os produtores optaram por um Gran Torino de 1974. Algo que agradou a Ford, que procurava publicidade. Ao longo da série foram usados cerca de 10 modelos diferentes.

Em 2004, no remake protagonizado por Ben Stiller e Owen Wilson e com direito a aparição especial dos actores originais, o automóvel finalmente chegou às salas de cinema. Era o mesmo modelo com um motor V8, 3.6 L de cilindrada, 535 cv e capaz de ir dos 0 aos 100km/h em 6.6 segundos.

Ficou popular pelo amor de Starsky pelo seu automóvel.

Ford Falcon XB GT Coupe ‘V8 Interceptor’ de 1973 – saga “Madmax” (1979, 1981 e 2015)

Ford Falcon XB GT Coupe 'V8 Interceptor'

A trilogia inicial (“Mad Max” de 1979, “Mad Max: The Road Warrior” de 1981 e “Mad Max: Beyond Thunderdome” de 1985) é uma das mais populares do cinema cult. Um mundo apocalíptico com pequenas cidades com ordem e muito, mas muito caos.

A sua popularidade foi inclusive reforçada com o reboot/ sequela de 2015, “Mad Max: FuryRoad”, nomeado ao Óscar de melhor filme.

O automóvel em questão é soberbo. Tem 550 cv – uma bomba portanto – mas acima de tudo o design futurista, equipado para a “guerra”, tornou a versão do cinema num dos mais icónicos de sempre

Apareceu no final do primeiro filme, na transformação de Mel Gibson no “louco Max”; foi figura central no segundo, no qual se diz ser capaz de aguentar 200 litros de combustível, e fez uma pequena aparição no remake de 2015.

Ford Mustang GT 390 Fastback de 1969 – “Bullit”

Ford Mustang GT 390

Considerado por alguns o melhor carro do cinema. O trhiller de ação “Bullit”, também este considerado o melhor filme do actor Steve Mcqueen, retrata a história de um polícia de São Francisco na sua procura por vingar-se do grande líder do submundo da cidade, o qual matou uma testemunha sob a sua protecção.

Para melhorar, o carro usado por Steve Mcqueen tinha um motor V8 com 325 cv de potência. O automóvel é um dos mais icónicos de sempre, o filme e o actor fazem parte da história do cinema.

Juntos criaram aquele que é, discutivelmente, o melhor carro da história do cinema.

KITT – “Knight Rider” (2000)

KITT – "Knight Rider"

Quem não se recorda de ouvir dizer “KITT vem-me buscar”? Todos aqueles que cresceram na década de 90 conhecem e ainda hoje repetem essa mesma frase.

A série “Knight Rider” exibida originalmente entre 1982 e 1986 (embora em Portugal tenha sido transmitida também na década de 90, 2000 e 2010) conta a história de um justiceiro cientista, protagonizado por David Hasselhof, que transforma o seu Pontiac Transam num veículo super inteligente, dotado de Inteligência Artificial. O design era futurista e as alterações para a série tornaram-no ainda mais especial.

Em 2000, KITT saiu da reforma e regressou num filme, também ele protagonizado por David Hasselhof (daí merecer ser inserido nesta lista). Embora não fosse o mesmo modelo, passou a ser um Chevy Bel Air de 1957, ainda assim conseguiu manter a aura que tinha anteriormente. Pelo menos, para os mais saudosos.

Shelby Mustang GT500 “Eleanor” de 1967 – “60 segundos”

Shelby Mustang GT500 “Eleanor”

Primeiramente, e em tom de brincadeira, conseguiu a proeza de escapar a Nicolas Cage durante anos no filme de 2000. Aliás, quando a personagem principal finalmente consegue roubar a sua querida “Eleanor” acaba por amachucar o veículo ao fugir da polícia.

Numa noite em que o protagonista de “60 segundos” teve de roubar 50 dos melhores carros do mundo, por alguma razão deixou para o último esta máquina.

Dependendo da versão pode incluir desde um motor V8 de 5.0 litros de cilindrada com 430 cv de potência até um motor v8 de 7.0 litros que debita 750 cv de potência.

Um dos modelos do filme foi vendido em Fevereiro de 2019 por modestos 153 mil euros. Era a versão menos potente.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional