BMW M3 E30

7 min

M: uma letra cheia “músculo” e história

A BMW M, que chegou a ser conhecida como BMW Motorsport (de onde vem o M), é uma subsidiária do grupo BMW cujo intuito passa por criar automóveis de alto desempenho. Começou por ser um programa de corridas da marca bávara, mas o seu sucesso foi tal que acabou por entrar no nicho dos carros de produção em massa.

Qual a diferença entre os M e os restantes automóveis saídos da alçada do emblema de Munique? Pois que todos os que usam tal designação chegam com modificados motores, transmissões, suspensões, aerodinâmica, além de exibirem exclusivos detalhes de design, quer no exterior como no interior. E, para se ter a certeza de que estão prontos para tudo, todos os M são testados e afinados nas instalações privadas da BMW no circuito de corridas de Nürburgring, o “inferno verde” alemão.

Antes de avançarmos a descobrir toda a linha M da BMW, importa diferenciar os que exibem a letra atrás da especificação dos que a colocam no final. Os primeiros são verdadeiros M, com uma alma que ultrapassa as necessidades de estrada; os segundos, carros afinados para evidenciarem um comportamento mais desportivo, com um pacote de equipamento que os faz brilhar. Por isso, concentramos as nossas atenções nos M de corpo e alma.

BMW M135i xDrive

BMW M135i xDrive

À procura de um BMW novo? Encontre-o no Standvirtual Novos

Mais de 300 cv e um binário máximo de 450 Nm. O BMW M135i xDrive é a versão mais aguerrida do Série 1, que dá logo nas vistas pela grelha dupla em forma de rim, spoiler traseiro e duas ponteiras de escape. Aos comandos também é impressionante, ao combinar a tração integral xDrive com a transmissão desportiva Steptronic e a direção desportiva M, dotando-o de uma agilidade à prova de bala.

BMW M1

BMW M1

O BMW M1 é um carro desportivo produzido pela marca alemã entre 1978 e 1981. É conhecido por a sua aparência distinta e desempenho avassalador, com um motor de seis cilindros em linha de 3,5 litros capaz de entregar até 277 cavalos de potência. Além disso, o M1 foi o primeiro carro da marca a ser produzido especificamente para o uso em competições de corrida, sendo utilizado na Procar BMW M1 Championship. Curiosamente, apenas cerca de 450 exemplares foram produzidos, tornando-o um dos modelos mais raros e procurados da marca.

BMW M2

BMW 2 Standvirtual novos

O BMW M2 é um desportivo clássico de elevado desempenho. De dimensões compactas, um motor duplamente sobrealimentado de 6 cilindros em linha, uma caixa de velocidades manual e tracção traseira, o M2 é alegria em estado puro, ao mesmo tempo que admite que seja o condutor a estar no absoluto controlo de todas as suas funções. Com 460 cv, acelera de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos.

BMW M3

BMW M3

Automóvel que é servido na variante Competition Touring e Competition Berlina e que, recentemente, adotou nova configuração com o CS: versão mais potente, com melhor desempenho e mais radical. O motor inclui algumas das modificações que foram ao M4 GT3: virabrequim forjado, cárter mais rígido, núcleo da cabeça do cilindro impresso em 3D e fornecimento de óleo melhorado. Além disso, para aumentar o desempenho, a pressão a que os turbocompressores sopram foi aumentada de 1,7 para 2,1 bar. A potência debitada é de 551 cv, a tração é integral e chega servido por uma caixa de velocidades automática de oito velocidades. E para o conseguir há que ser rápido: a produção será limitada.

BMW M3 E30

BMW M3 E30

O BMW M3 E30 foi produzido de 1985 a 1992. É considerado um dos carros mais emblemáticos e lendários da marca, devido ao seu design elegante e ao desempenho poderoso. O M3 E30 foi originalmente desenvolvido como uma versão de corrida para a categoria DTM na Alemanha e posteriormente lançado para ser usado no dia-a-dia. Vem equipado com um motor S14 de 4 cilindros e com uma potência de 200 cv. O M3 E30 conta também com freios a disco ventilados, suspensão ajustável e uma caixa de câmbio manual de cinco velocidades.

BMW M4

BMW M4

Coupé ou Cabrio, o M4 é um poço de força, mais indicado para rolar em pistas de velocidade do que pela estrada. Ao seu serviço está um bloco de 3,0 litros, com seis cilindros em linha, a debitar 510 cv às rodas traseiras (3,9 segundos de 0 a 100) ou distribuídos com o sistema xDrive, para uma mais rápida aceleração de 0 a 100 km/h, poupando quase meio segundo. A versão descapotável tem a mesma potência, sempre fornecida às quatro rodas (não há tração traseira), para aceleração em 3,7 segundos.

Interessado num BMW usado? Faça uma pesquisa no Standvirtual

BMW M5

BMW M5 Standvirtual

Motor a gasolina V8 de dupla turbina com 600 e 625 cv, caixa automática de oito velocidades e tração integral, para as versões base e Competition, respetivamente. Já a CS, mais leve, estica a potência máxima até 635 cv, apresentando o mesmo binário máximo de 750 Nm que as restantes versões, disponibilizado logo a partir das 1800 rpm. No desempenho, curtas, mas significativas diferenças. Enquanto o M5 cumpre a aceleração de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos, o Competition consegue o mesmo feito em menos uma décima de segundo – ambos estão limitados a 250 km/h. Já o CS atinge uma velocidade máxima de 305 km/h, acelerando de 0 a 100 km/h em redondos 3 segundos.

BMW M5 E28

BMW M5 E28

O BMW M5 E28 foi produzido entre 1985 e 1988 e é considerado como um dos primeiros carros desportivos da marca alemã. Foi equipado com um motor V8 de 4,5 litros que gerava o equivalente a 286 cavalos de potência, o que o tornava capaz de atingir velocidades de até 250 km/h. O M5 E28 foi o primeiro carro da série M a ser produzido em larga escala e também o primeiro carro da marca a ser equipado com uma transmissão manual de cinco marchas.

BMW M6 E24

BMW M6 E24

O BMW M6 E24 é um carro grande tourer produzido pela BMW de 1983 a 1989. É parte da linha de carros de alto desempenho da série M da BMW e é conhecido por o seu design elegante e desempenho poderoso. O M6 E24 vem equipado com um motor V12 de 5.0 litros, capaz de gerar 286 cavalos de potência. O interior do M6 E24 é elegante e requintado, com bancos em couro e painel de instrumentos em madeira. 

BMW M8

BMW M8

Disponível como Coupé, Gran Coupé e Cabrio, todos com a designação Competition e a debitarem expressivos 625 cv. A caixa de velocidades é uma M Steptronic, com conversor de binário de oito velocidades, e o sistema de tração é integral, mas é possível desativar o eixo dianteiro para que o carro receba apenas tracção traseira. Com velocidade limitada a 250 km/h (mas que pode crescer até 305 km/h com o pacote opcional M Drive, que inclui curso intensivo de um dia de condução com a BMW Driving Experience Academy), os tempos de aceleração são de 3,2 segundos para o Coupé e o Gran Coupé; o Cabrio precisa de 3,3 segundos.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional