Lisboa e Porto suspendem pagamento de estacionamento

3 min

Lisboa e Porto suspendem pagamento de estacionamento

Com a declaração do estado de emergência, o apelo ao confinamento e o encerramento das escolas, faltava declarar o estacionamento gratuito nas duas maiores cidades do país. O anúncio chegou, por fim, com a Câmara de Lisboa a suspender o pagamento de estacionamento na via pública em toda a cidade. Enquanto isso, no Porto, a autarquia desligou os parquímetros.

“O pagamento do estacionamento automóvel na via pública na cidade de Lisboa encontra-se suspenso (…) até ao último dia de fevereiro de 2021”, adiantou a Câmara Municipal de Lisboa em comunicado, o que abre a porta a quem não possa aderir ao teletrabalho e cuja profissão se desenvolva na capital a usar o carro para as suas deslocações, sendo este um meio de transporte privilegiado no sentido de manter os contactos sociais reduzidos.

Além disso, os dísticos de residente passam a servir para todo o perímetro urbano, podendo os seus detentores “estacionar gratuitamente em qualquer parque” da Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa (EMEL).

Já “os dísticos de residentes ou comerciantes ativos até 15 de janeiro e que, entretanto, caducavam” terão a “validade prolongada até ao dia 31 de março de 2021”, assegura o mesmo documento.

Artigo relacionado: Covid-19: regras de segurança para automobilistas

A suspensão de pagamento e o alargamento da área de estacionamento para residentes não implica, no entanto, que a fiscalização seja suspensa. A autarquia lisboeta fez questão de sublinhar que os fiscais da EMEL vão continuar a fiscalizar o cumprimento do código da estrada, no que diz respeito ao estacionamento em passeio ou em passadeira de peões.

“A medida ajusta-se à entrada em vigor de novas restrições à circulação e ao encerramento de todos os estabelecimentos de ensino e atividades de tempos livres”, referiu esta autarquia, numa publicação na sua página oficial.

No Porto, a autarquia informou ter tomado esta decisão após o anúncio do Governo de encerrar escolas e serviços públicos, o que leva o país a adotar um modelo de confinamento muito semelhante ao que ocorreu em março do ano passado.

Em comunicado, divulgado no fim da semana passada, “a autarquia sublinha que mantém a preocupação, em primeira linha, de salvaguardar o estacionamento dos moradores (garantindo uma solução para quem já tenha submetido o pedido de avença ou visto o pedido negado por falta de quota disponível), mas dado que as circunstâncias do dever de confinamento também se alteraram, entende que as decisões tomadas também devem acompanhar essa evolução”.

À semelhança do que acontece em Lisboa, os fiscais da EPorto, uma das sociedades que integra o Grupo Empark e que detém a concessão do estacionamento pago na via pública da cidade Invicta, deverão manter-se em funções para precaver estacionamentos erráticos.

 
Leia também:

Comprar carro em confinamento só através da Internet

De quarentena e com o carro na garagem?

Descubra as novidades de estacionamento em Lisboa

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional