Green NCAP atribui pontuação máxima a apenas 2 modelos

3 min

Green NCAP atribui pontuação máxima a apenas 2 modelos

A avaliação nas categorias ar limpo, eficiência energética, produção de gases com efeitos de estufa e motor incidiu sobre 24 automóveis que, alega o organismo independente, “foram submetidos a rigorosos testes”. “Os carros elétricos destacam-se como os veículos mais limpos e eficientes, mas existem também grandes diferenças entre os carros convencionais de melhor e pior desempenho”, lê-se no comunicado divulgado no final da passada semana. 

Os testes incluíram exames laboratoriais e experiências de condução, que permitiram ter um relance do comportamento dos veículos no mundo real, permitindo que o Green NCAP reclame o estatuto para as suas classificações de “oferecem o melhor de ambos os mundos em termos de avaliação”.  O esquema de classificação, explicam, acrescenta agora a avaliação de gases com efeito de estufa às de ar limpo e eficiência energética, fornecendo informações ainda mais amplas e abrangentes para os consumidores.

 

Veja os carros elétricos à venda no Standvirtual

 
Depois do Hyundai Kauai e do Renault Zoe, que receberam 5 estrelas, surge na terceira posição o híbrido Toyota C-HR, com três estrelas e meia. No entanto, o sistema híbrido da Honda não foi tão convincente: o Honda CR-V, de potência semelhante, não conseguiu mais do que duas estrelas e meia, posicionando-se em 13º lugar, atrás de carros sem qualquer apoio elétrico.

Artigo relacionado: Saiba como reduzir os consumos e as emissões do seu carro

Mas de volta aos melhores, onde estão os três gigantes do popular segmento B: Peugeot 208, Renault Clio e Volkswagen Polo, todos com três estrelas. Do outro lado do espelho, ficaram os líderes dos furgões de passageiros, Mercedes-Benz Classe V, Opel Zafira e Volkswagen Transporter, prejudicados pelo peso e por uma pobre aerodinâmica. “Embora o pós-tratamento muito eficaz signifique que controlam bem as emissões poluentes, requerem muita energia/combustível para movimentar o seu peso”, explica o Green NCAP. 

Ainda em destaque, a solução a gasóleo da Mercedes-Benz proposta no Classe C 220d, que se destaca ao receber três estrelas e a apresentar-se em 4º lugar, o que revela ser possível controlar as emissões poluentes com uma boa conceção do motor e com um pós-tratamento dos gases de escape de excelência.

O esquema de classificação revisto está de acordo com os sentimentos expressados num inquérito abrangente aos consumidores europeus, cujos resultados completos serão publicados no início do próximo ano.

Artigo relacionado: Diferença entre carros híbridos, plug-in e elétricos

De frisar que nesta avaliação, patrocinada pela Comissão Europeia como parte do projeto Green Vehicle Index (GVI), não foram incluídos híbridos “plug-in”, o que acontecerá na próxima ronda, prevista para fevereiro.

Além disso, o processo de avaliação ainda não está finalizado, com o organismo a ressalvar o facto de os valores apresentados derivarem de uma análise do tanque à roda, quando o desejável seria fazer do poço à roda. “A Green NCAP planeia alargar ainda mais a sua análise (…) e ter em conta as emissões ‘a montante’ envolvidas no fabrico de combustíveis ou na produção de eletricidade.”


Leia também:

Serão os carros elétricos mais caros a longo prazo?

Será que compensa ter um carro elétrico?

Conheça os carros mais económicos a gasóleo

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional