gasolina ou gasoleo- bomba de combustiveis

7 min

Gasóleo ou gasolina, qual a melhor opção?

Escolher entre um automóvel a gasóleo ou gasolina acaba por ser sempre uma questão corrente na hora de comprar um veículo, seja este novo ou usado.

As crescentes apostas nos modelos 100% eléctricos e nas motorizações híbridas são já uma aposta crescente entre muitas construtoras. Porém, apesar destas opções oferecerem atributos interessantes para um futuro sustentável e mais ecológico, podemos de igual forma assumir que ainda não se encontram numa fase generalizada.

Com esta ressalva, podemos ainda assumir, que que os combustíveis tradicionais ainda irão manter-se por muitos anos no mercado e fazer dirigir muitos condutores pela estrada.

Desta forma, torna-se pertinente continuarmos a debruçar sobre a questão da escolha entre gasóleo ou gasolina como ainda sendo as duas alternativas mais comuns entre a maior parte dos compradores de automóveis.

Caso esteja decidido em comprar um carro, mas continua com a questão sobre qual o combustível que melhor se adapta a si e à sua rotina diária, o melhor mesmo será entender as principais diferenças, vantagens e desvantagens de cada um destes combustíveis.


atestar o carro com combustivel

Se por um lado os carros movidos a gasóleo garantem maior economia nos consumos, mas obrigam a preços superiores na sua aquisição, a gasolina oferece maiores consumos, mas traz consigo também vantagens a longo prazo.

Em termos de evolução, podemos assumir que os motores diesel destacaram-se nesse sentido, especialmente nas emissões de CO2. Claro que, face à gasolina, o uso do óleo neste combustível continua a ser um dos pontos mais negativos para o nosso ecossistema.

Contudo, em comparação com cerca de duas décadas atrás, podemos claramente assumir que o rendimento dos motores diesel, assim como a gestão das emissões expelidas para atmosfera, foram significativamente reduzidas. Algumas construtoras assumem mesmo que os motores a gasóleo actuais poluem tanto ou menos que um motor a gasolina.

Na hora de fazer as contas sobre o número de idas à oficina e o valor das revisões entre cada um dos combustíveis, podemos já assumir que uma motorização sai mais penalizada do que outra no ato do pagamento.

Por outro lado, é também possível determinar a longevidade e o ciclo de vida entre o motor a gasóleo ou gasolina. Se se considera um condutor dinâmico e que pretenda utilizar o seu veículo para fazer muitos quilómetros por dia, o diesel pode ser uma boa escolha. Se apenas utiliza o seu automóvel para trajectos curtos ou raramente necessite de fazer longas viagens, a gasolina pode ser uma opção vantajosa.

Estilos de condução também são questões de peso na balança de decisão entre comprar um carro a gasóleo ou gasolina. Existem condutores que preferem conduzir modelos a gasóleo cujas rotações do motor atingem rapidamente a potência e binário do motor, tornando a condução mais prática e dinâmica.

Optar por um motor a gasóleo ou gasolina é considerar de igual forma o valor inicial da aquisição e perceber qual dos combustíveis pode assegurar menores custos de utilização a longo prazo. Para entendermos esta equação, é importante perceber as vantagens e desvantagens entre os dois tipos de combustível.

Gasóleo

painel do combustível

Vantagens

  • Motor mais durável e mais eficiente;
  • Menores consumos;
  • Dinâmica na condução/ facilidade em controlar o ponto de embraiagem;
  • Maior binário a baixos regimes;
  • Acelerações mais imediatas;
  • Combustível mais barato.

Desvantagens

  • Valor de aquisição é maior;
  • Manutenções mais caras;
  • Peças de substituição com valores mais elevados;
  • Valor dos usados é maior;
  • Motor mais barulhento e mais bruto;
  • Mais poluente que os motores a gasolina.

Gasolina:

gasolina

– Vantagens

  • Valor de aquisição é menor;
  • Manutenções mais económicas;
  • Menos poluente que o gasóleo;
  • Motores mais refinados e menos ruidosos que nos carros a gasóleo;

– Desvantagens

  • Automóveis a gasolina usados perdem desvalorizam mais;
  • Motores menos eficientes e menos duráveis;
  • Combustível mais caro;
  • Maiores consumos;
  • Binário inferior que os motores a gasóleo.

Realidade antiga e actual dos diesel

Não há muitos anos atrás, os diesel eram o combustível preferido por muitos portugueses. Mesmo sendo caros, a oferta de maior economia entre estes motores era um factor atractivo.

Da mesma forma, os condutores gostam dos carros a gasóleo por serem agradáveis de conduzir. Por recorrerem ao turbocompressor, estes respondem de forma mais energética aos pedidos do acelerador.

Outro dos factores que influenciam o gosto dos portugueses pelos carros a gasóleo baseia-se na facilidade de vender um carro usado. Muitos são os compradores que optam por comprar um diesel, sabendo que dentro de 5 ou 10 anos, o poderão vender facilmente.

Porém, devido às restrições do volume de carros a gasóleo, em determinados centros históricos de grandes cidades, os motores a gasolina voltam a passar a perna aos carros a diesel. Mas será que a realidade actual baseia-se sobretudo nas premissas discutidas no parlamento europeu?

Actualmente, os estudos de 2018 apontam que os carros a gasolina são os que mais têm vendido e os carros a gasóleo parecem estar ameaçados.

De acordo com dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP), embora os veículos a gasóleo tenham mantido a liderança das vendas no mercado português (53%), os mesmos perderam terreno face à aquisição de carros a gasolina.

ameaça aos motores a diesel tem sido notícia constante. Crê-se, inclusivamente, que a tendência nas vendas dos carros a gasolina se mantenha, ganhando força nos países mais a norte da União Europeia, onde as penalizações pelo incumprimento dos níveis permitidos de CO2 emitidos são muito mais exigentes do que cá.

Simulador do Automóvel Club de Portugal

O ACP (Automóvel Club de Portugal) criou um simulador que pode auxiliar muitos condutores na tomada de decisão. Ao ter que optar por comprar um carro a gasóleo ou gasolina, a dica passa por consultar este simulador.

Actualmente, os preços de um carro a gasóleo já conseguem competir com os valores de um carro a gasolina. Assim sendo, é importante colocar a matemática em dia e perceber qual será a melhor decisão, a longo prazo.

Este simulador permite que insira determinados dados para perceber qual a opção que valerá mais a pena: gasóleo ou gasolina.

Para poder obter respostas, deverá inserir:

  • dados referentes ao preço do carro pretendido;
  • consumos médios, preço do combustível;
  • número de anos que pensa ficar com o carro;
  • diferença no valor do carro, custo por quilómetro;
  • diferença de custo por quilómetro;
  • diferença anual de custos associados (revisões, consumíveis, etc);
  • número mínimo/máximo de quilómetros percorridos anualmente.

Saiba mais >>

Leia também:

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

Mais artigos da mesma categoria

4 SUV usados a gasóleo até 20.000€

As vendas de automóveis equipados com motores a gasóleo em Portugal estão a baixar drasticamente, havendo cada vez maior preferência pelas mecânicas a gasolina e…

5 SUV usados até 30 mil euros

Comprar um carro usado pode sempre ser um bom negócio, desde que tome as precauções necessárias. Se procura um SUV usado, mostramos-lhe 5 boas opções…

Carros usados certificados: conheça as vantagens

A compra de um carro com donos anteriores não é isenta de risco. Afinal, sabe-se lá os tratamentos a que foi sujeito… Para minimizar as…

Checklist para comprar um carro usado

Comprar um carro usado pode ser a solução para quem carece de um meio de mobilidade, mas não tem orçamento para chegar a um novo.…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional