Os carros mais seguros de 2021 para o Euro NCAP

5 min

Conheça os carros mais seguros de 2021 para o Euro NCAP

A EuroNCAP (European New Car Assessment Programme) é um programa independente europeu de avaliação de desempenho de segurança automóvel. Nos testes efetuados no final de 2021, colocou à prova 33 novos modelos, dos quais cerca de dois terços, obtiveram uma pontuação de cinco estrelas. Estes testes são feitos com base no cálculo da soma das pontuações nas diferentes áreas de classificação, nomeadamente:

  • Ocupante adulto;
  • Ocupante Infantil;
  • Pedestre;
  • Assistência de Segurança.

A pontuação geral é calculada a partir das pontuações arredondadas e normalizadas em cada uma das quatro categorias de avaliação, através da seguinte fórmula:

Pontuação geral = 0,4 x [AOP] + 0,2 x [COP] +0,2 x [VRU] + 0,2 x [SA]

Para entender melhor, [AOP] é a pontuação não arredondada para a proteção do ocupante adulto, [COP] é a pontuação para a proteção do ocupante infantil, [VRU] a pontuação para pedestres e [SA] a pontuação relativa à assistência de segurança.

Dos 33 carros testados durante o ano, a Euro NCAP escolheu os melhores de cada segmento. Os segmentos avaliados foram: Executivos, Grande Off-road (SUV), Pequeno Off-road, Pequeno Familiar, Pequeno MPV e Puro Elétrico.

Para serem premiados como o “Melhor da Classe”, os modelos selecionados necessitam de ser os melhores em classes que tenham no mínimo três candidatos no respetivo ano. Para além disso, os premiados precisam de obter uma pontuação de cinco estrelas e não podem ter nenhuma área significativa da carroçaria destacada a vermelho nos testes de colisão.

Este foram carros os vencedores do Euro NCAP 2021:

Executivos

1º lugar: Mercedes-EQ EQS

2º: lugar: Polestar 2

Grande Off-Road

1º lugar: Skoda ENYAQ iV

2º lugar: BMW iX

Pequeno Off-road

1º lugar: Nissan Qashqai

Pequeno Familiar

1º lugar: Skoda Fabia

Nesta classe não houve segundo classificado, uma vez que nenhum outro modelo conseguiu atingir os critérios estabelecidos.

Pequeno MPV

1º lugar: Toyota Yaris Cross

2º lugar: Volkswagen Caddy

Puro Elétrico

1º lugar: Mercedes-EQ EQS

2º lugar: Polestar 2

De todos os vencedores, destaca-se o Mercedes-EQ EQS por ter obtido a melhor pontuação na categoria de ocupante adulto (96%) e ocupante infantil (91%). Na categoria de pedestres e apesar de não ter ficado em primeiro lugar em nenhuma categoria, ficou o Polestar 2 com uma classificação de 80%. Já na categoria de assistência de segurança o melhor classificado foi o Nissan Qashqai com 95%, e empatando na categoria de ocupante infantil com o Mercedes-EQ EQS com também 91%.

Veja todos os carros elétricos à venda no Standvirtual

Para Michiel van Ratingen, secretário-geral do Euro NCAP: “2021 foi um ano difícil para a indústria automóvel: a escassez de peças, em particular de semicondutores, que foi uma dor imprevisível da crise do Covid-19, teve impacto nos cronogramas de desenvolvimento, produção e vendas. Mesmo assim, vimos um grande número de novos modelos de automóveis a chegar ao mercado, muitos deles elétricos ou híbridos, e muitos deles a alcançar classificações de cinco estrelas, apesar dos requisitos exigentes. Parabéns, tanto para os vencedores como para os segundos classificados, alguns dos quais ficaram próximos do topo nas suas respetivas categorias.”

Artigo relacionado: Semicondutores: a crise que ameaça parar o mundo automóvel

Quais são as regras para determinar o melhor da classe Euro NCAP?

Desde que um número suficiente de carros tenha sido testado, o Euro NCAP publica os seus prémios de “Melhores da Classe”, identificando os automóveis que tiveram o melhor desempenho na sua categoria.

Os prémios NCAP podem ser utilizados pelos fabricantes de automóveis em materiais promocionais e de marketing. O prémio é concedido com base no desempenho geral do automóvel e não há prémios para o melhor desempenho em qualquer uma das áreas individuais de avaliação de segurança (proteção do ocupante adulto, proteção do ocupante infantil, pedestres e assistência de segurança).

Para estabelecer os vencedores dos prémios “Best in Class”, é utilizada a seguinte metodologia:

  • O carro deve ser um de pelo menos três veículos da mesma categoria. Se houver menos de três carros em determinada categoria, nenhum Best in Class será concedido nessa mesma categoria;
  • Foram classificados com 5 estrelas apenas com equipamento original;
  • Têm a maior pontuação geral dos carros da mesma categoria;
  • Não ter nenhuma região da carroçaria que seja vermelha para qualquer um dos ocupantes do veículo (adulto ou criança);
  • Não ser uma variante de outro veículo;

Quando dois carros estiverem empatados, após considerar a pontuação geral até três casas decimais, o carro mais barato será premiado. Estas regras estão sujeitas a variações anuais.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional