Programa Usado ACAP

4 min

Conheça as vantagens do Programa Usado ACAP

Atualmente, cada vez mais uma das opções válidas para o consumidor português é a compra de um veículo automóvel usado. Uma vez que esta decisão tem um peso muito importante no seu orçamento familiar, a ACAP considera que a credibilização do negócio de usados é uma prioridade para a empresa e para os seus associados, que atuam no mercado e que devem representar, sempre, uma postura transparente e eticamente correta.

Por isso mesmo, a ACAP desenvolveu o Programa Usado ACAP de forma a transmitir, aos clientes, uma maior confiança no momento de decisão de uma compra tão importante.

Artigo recomendado: Saiba o que é o selo de garantia de segurança no setor automóvel!


Objetivos do Programa Usado ACAP

O Programa Usado ACAP consiste num conjunto de vantagens associadas à compra de um veículo automóvel usado numa empresa aderente, associada ACAP.

Este programa, para além de apresentar inúmeras vantagens para o cliente, é também constituído por uma base de objetivos, tais como:

  • Corresponder às expectativas de qualidade, segurança, fiabilidade e serviço do consumidor;
  • Sensibilizar os clientes e compradores, para as vantagens da compra numa empresa aderente ao Programa;
  • Credibilizar o negócio de veículos automóveis usados, que atua no mercado com uma postura ética. 


Vantagens para o cliente

Ao comprar um automóvel usado, que se encontre ao abrigo do Programa Usado ACAP, está a aceitar não só toda a parte legal que a atividade empresarial implica, como também um conjunto de vantagens exclusivas.

Analisemos, então, todas as vantagens que o Programa Usado ACAP fornece e o que isso significa para o cliente:

1. Qualidade, aconselhamento

Todos os veículos pertencentes ao Programa Usado ACAP encontram-se de acordo com a regulamentação que rege a construção, a utilização e a venda de veículos em Portugal. Neste sentido, os veículos são objeto de uma preparação prévia antes da sua venda, feita a partir de uma lista de controle, recomendada pela ACAP.

2. Transparência

Se o veículo apresentar desconformidades que não resultem do uso ou idade do veículo e desde que não decorram de órgãos de segurança, estas serão explicitamente assinaladas no contrato de compra e venda. Serão disponibilizadas todas as facilidades para uma apreciação do cliente.

3. Garantia

As garantias, sejam elas de fabrico ou relativas a termos legais ou comerciais, serão fornecidas ao cliente, no contrato de compra e venda. Qualquer informação prestada, através de publicidade ou na própria relação relativa à venda ao veículo, será transparente e os termos suscetíveis de maior dificuldade de interpretação constam no contrato de compra e venda.

4. História e quilometragem do veículo

Todas as informações disponíveis, relativas à história do veículo, serão transmitidas de forma clara ao cliente.

5. Publicidade e Preços

Eventuais ofertas especiais e condições de pagamento constam no contrato de compra e venda. As informações ao consumidor, obrigatórias por lei, estão afixadas no veículo e estão expressas no contrato de compra e venda: Matrícula, Preço, Ano de construção, Data de matrícula, Garantia de fábrica, Garantia de usado ou outra garantia que o vendedor conceda

6. Reclamações

No processo de venda, estará devidamente identificado o responsável/contacto para uma eventual reclamação. Todos os estabelecimentos aderentes ao Programa Usado ACAP, dispõem de Livro de Reclamações (formato físico e eletrónico), situação que está assinalada, em local bem visível.

7. Contrato de Compra e Venda:

Todos os estabelecimentos aderentes ao Programa Usado ACAP, utilizarão o contrato de compra e venda recomendado pela ACAP, ou documento similar. A adesão ao Programa Usado ACAP, pretende complementar a legislação em vigor, com o objetivo de credibilizar o comércio de veículos usados.

8. Auditorias

Todas as empresas aderentes ao Programa Usado ACAP submetem-se, voluntariamente, a um sistema de auditorias para controle do efetivo cumprimento das normas supra referidas. 

Esclareça aqui as suas dúvidas

 

Mais artigos da mesma categoria

Como saber se um carro não está penhorado

Interessado num automóvel usado que à primeira-vista está impecável e a bom preço? Não tenha medo de avançar. O essencial é estar informado sobre o…

O que deve analisar num test-drive?

Primeiro que tudo não se sinta acanhado na hora de experimentar o carro. Se há a possibilidade de o adquirir, então experimenta e teste tudo.…

Quais são os custos da legalização de um carro importado?

Muitas vezes, importar um carro de um país europeu surge como uma opção a ponderar quando procuramos o nosso novo automóvel. Em alguns tipos de…

O que devo saber antes de pedir financiamento automóvel

É uma realidade: no momento de trocar ou adquirir um automóvel, são poucas as pessoas que conseguem pagá-lo a pronto. Por impossibilidade financeira ou gestão…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional