jovem a comprar uma mota

6 min

5 coisas que deve saber antes de comprar uma moto

Ao comprar uma moto é preciso ter algumas questões em atenção. No momento da compra, a maior parte das pessoas ficam imediatamente cativadas pelo design exterior, o porte atlético, prático, estilo aventureiro, e por ser uma das melhores alternativas de fugir às filas de trânsito, especialmente nas grandes cidades em hora de ponta.

Comprar uma moto pode ser também a compra de uma condução livre de preocupações, optar por um estilo de vida mais ativo, de contacto direto com o meio ambiente e uma excelente alternativa para todos os condutores de automóveis que desejariam subtrair algumas despesas ao final do mês.

Porém, tal como a compra de um carro, existem variáveis a considerar ao procurar fazer uma boa compra e adquirir verdadeiramente a moto que realmente cumpre com os seus requisitos diários.

Há bastantes aspetos a considerar e muitos deles envolvem questões relacionadas com o próprio condutor. Uma vez que uma moto serve essencialmente para transportar uma ou no máximo duas pessoas, torna-se relevante ponderar qual o modelo ideal para si.

Conheça algumas considerações que deve ter ao comprar uma moto e desfrute de uma compra acertada para momentos únicos de uma condução incondicionalmente livre.

5 coisas a saber antes de comprar uma moto


Stand de motas

1. Necessidades e utilização

Ao comprar uma moto, deve ter em consideração o uso que esta lhe vai proporcionar. Temos um país repleto de locais bonitos, e muitos aventureiros planeiam fazer a costa de moto ou fazer percursos em companhia de outros amigos igualmente amantes das duas rodas. Mas será só este o seu objetivo?

Deve ter em consideração outras práticas com a utilização de uma moto. Pode procurar usá-la para trajetos urbanos ou curtos e assim evitar as “tempestades de trânsito” e evitar estar parado no meio de filas entre tantos outros automobilistas.

As longas distâncias não são totalmente descartadas. Na verdade, existem alguns modelos de motos mais vocacionadas para longos trajetos. Com uma arquitetura mais longa e menos atlética ou desportiva, estas foram concebidas para quem aprecia fazer longas viagens, sempre com espaço para colocar uma ou duas malas de volume limitado ao condutor.

Planeia fazer viagens a dois? Também é possível essa opção, e existem modelos especialmente dedicados para o transporte cómodo e confortável de dois passageiros. É apaixonado pela competição e reconhece o seu lado mais desportivo? Ótimo, também existe uma lista interminável de modelos que se caraterizam por verdadeiras réplicas de “Moto Gp”, convertidas para uma condução mais desportiva nas estradas.

Estes parâmetros podem parecer pouco importantes, mas na verdade fazem toda a diferença e tal como a compra de um automóvel, estas escolhas não se escapam às necessidades que pretende para si. Uma moto preparada para longas viagens, não será igual a uma moto destinada a deslocações urbanas. Assim sendo, pense bem nestes parâmetros.

2. Valores

Não podemos falar sobre comprar uma moto, sem darmos importância ao seu preço. Tal como noutros grandes investimentos, comprar uma moto não lhe ficará apenas pelo valor da mesma.

Desta forma, antes da compra, deve considerar os custos das revisões, as manutenções, o valor do combustível, a mensalidade do seguro e ainda o custo de possíveis peças de substituição, entre outras questões.

Planeie o seu orçamento e decida o quanto estaria disposto a pagar pela moto, considerando todos estes custos agregados ao seu valor da mesma.

Veja as melhores motos à venda em Portugal

3. Experiência do condutor

casal a andar de mota

A experiência da condução pode ser algo discutível, mas é um fator importante na compra de uma moto.

É sabido que uma moto de alta cilindrada não foi feita para as mãos de um condutor pouco experiente, nem para percursos maioritariamente urbanos.

Artigo recomendado: O que precisa saber para tirar carta de moto

Assim sendo, aconselha-se que um condutor menos experiente adquira um modelo menos robusto e vá ganhando equilíbrio nesse modelo. Ao trabalhar este aspeto, o condutor conseguirá ir conhecendo o trânsito e irá aprender o comportamento da moto em questão.

Mais tarde, quando adquirir experiência, aí sim poderá estar mais vocacionado em recorrer a uma moto de maior velocidade e potência.

4. Estatura do condutor

A estatura do condutor pode também parecer algo banal a considerar quando for comprar uma moto. Mas de facto, não o é. Assim como existem bicicletas para crianças e bicicletas para adultos, também uma moto deve funcionar consoante a proporção do utilizador.

Para a condução ser segura, deve acima de tudo ser confortável para o seu condutor. Assim sendo, é importante ter em atenção que uma scooter não será a opção ideal para alguém demasiado alto, bem como uma moto mais alta não será confortável para um condutor de estatura mais baixa.

A escolha da moto deve ser feita de acordo com os seguintes parâmetros:

  • Os joelhos devem estar confortáveis;
  • Os pés devem tocar levemente no chão, nomeadamente nas paragens;
  • Os braços devem conseguir proporcionar uma leve flexão.

Para garantir que a escolha da moto está de acordo com a sua estatura, recomenda-se que faça o test-drive do modelo em questão.

5. Estado da moto

homem a arranjar uma mota

Ao ponderar comprar uma moto, é importante que decida se vai querer escolher uma moto totalmente nova ou uma usada.

Uma moto nova pode garantir um melhor estado, mas o seu preço, à partida, será mais elevado. Da mesma forma, uma moto ou um carro novo não significam que o condutor não terá problemas, uma vez que estes podem já vir de origem.

Comprar uma moto usada pode significar uma despesa mais equilibrada. Ao mesmo tempo, exige também que se tenham muitas atenções no momento da compra. Como ninguém quer comprar gato por lebre, é necessário que se saiba escolher uma moto usada e que não se torne numa pesada dor de cabeça.

Assim sendo, se optar por uma moto usada, recomenda-se que se faça acompanhar por alguém especializado. É importante efetuar um test-drive, avaliar o estado do motor, a consistência do óleo e os acessórios mais usados, entre eles, os pedais e as alavancas dos travões (folgas e desajustes mínimos nas travagens).

Ao comprar uma moto usada, deve ainda ter em questão as seguintes questões:

  • Verifique a documentação da moto e verifique se tem tudo em dia;
  • Avalie a data da sua última inspeção e, junto com um especialista, observe todas as componentes da moto, a fim de perceber se são de origem ou se foram trocadas;
  • Atente sobre todos os acessórios da moto.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Como saber se um carro não está penhorado

Interessado num automóvel usado que à primeira-vista está impecável e a bom preço? Não tenha medo de avançar. O essencial é estar informado sobre o…

O que deve analisar num test-drive?

Primeiro que tudo não se sinta acanhado na hora de experimentar o carro. Se há a possibilidade de o adquirir, então experimenta e teste tudo.…

Quais são os custos da legalização de um carro importado?

Muitas vezes, importar um carro de um país europeu surge como uma opção a ponderar quando procuramos o nosso novo automóvel. Em alguns tipos de…

O que devo saber antes de pedir financiamento automóvel

É uma realidade: no momento de trocar ou adquirir um automóvel, são poucas as pessoas que conseguem pagá-lo a pronto. Por impossibilidade financeira ou gestão…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional