Como escolher um carro a GPL

Redação

20/06/2024

4 min

Como escolher um carro a GPL

É geralmente aceite que um carro a gasóleo é o indicado para pessoas que fazem muitos quilómetros e que todos os outros devem escolher um carro movido a gasolina. De facto, um carro com motor a gasóleo consome até 25% menos combustível, mas, quando a esta equação juntamos os veículos movidos a GPL, o processo de tomada de decisão complica-se, uma vez que este tipo de veículos compensa o consumo ligeiramente superior com um preço bastante inferior daquele combustível face aos restantes. É só saber escolher de acordo com as necessidades. A compra de um veículo GPL requer a consideração de vários fatores para garantir uma decisão acertada.

O que deve ter em conta antes de comprar um carro a GPL

Garantia

Todos os motores que funcionam a GPL são afetados com os mesmos problemas inerentes ao funcionamento frequente a frio das mecânicas alimentadas a gasolina e gasóleo. O motivo é simples: ao arrancar, durante os primeiros quilómetros, os bifuel fazem-no exclusivamente em modo a gasolina, assim se mantendo até atingirem a temperatura ideal.

Todos os modelos novos dispõem de programa de revisões adequado e alguns até informam o condutor, no painel de bordo, sobre a quilometragem a que a visita à oficina deve ser realizada – sem falta! Mas essas previsões não contemplam o tipo e intensidade de utilização de cada veículo (condução incluída); no caso de implicar trajetos curtos sistemáticos, recomenda-se a redução dos intervalos de manutenção. No caso do veículo usado, procure também não comprar sem garantia.

Quanto custa um carro novo a GPL? 

Economia

Para o cálculo da economia na utilização de veículos movidos a GPL, considera-se quilometragem média anual de 15.000 km, acréscimo de consumo de 10 a 15%, custo de instalação (entre 1500€ e 2000€) e que o preço de venda do combustível (GPL) se mantém entre 50 a 60% valor da gasolina s/chumbo 95.

Impacto ambiental

Nas emissões, os níveis de CO2 são particularmente favoráveis aos motores a GPL, mas no que respeita ao NOx (óxido de azoto) os números podem ser bastante superiores aos produzidos pelos motores a gasolina (ou mesmo Diesel) devido às temperaturas de combustão do GPL serem mais elevadas.

Compatibilidade

Dacia Duster

É necessário entender que nem todos os automóveis são concebidos para funcionar com GPL. Certifique-se de que o automóvel que está a considerar é compatível com este tipo de combustível. Alguns fabricantes oferecem versões a GPL dos seus modelos mais populares, alternativas muito mais fiáveis às conversões pós-venda.

Desempenho

Considere o desempenho do automóvel quando funciona a GPL. Embora o GPL ofereça normalmente um desempenho semelhante ao da gasolina, pode haver ligeiras diferenças na potência e na aceleração.

Fiabilidade

Tanque carro GPL

Se estiver a considerar um automóvel que tenha sido convertido para funcionar a GPL, certifique-se de que a conversão foi efetuada por um instalador certificado e de boa reputação. As conversões mal feitas podem levar a problemas de fiabilidade e podem anular a garantia do veículo.

Funcionalidade

Eis um detalhe muitas vezes subestimado: o sentido prático. É importante confirmar que são mantidas as características de funcionalidade do veículo, ou se estas são afetadas pela presença e localização do depósito de GPL no automóvel.

Os depósitos maiores proporcionam uma maior autonomia entre abastecimentos, mas podem reduzir a capacidade de carga e a utilidade geral daquele compartimento.

Veja todos os carros usados a GPL à venda no Standvirtual

Custo

Considere o custo de converter um automóvel a gasolina para funcionar a GPL em comparação com a compra de um automóvel que já vem com uma opção de GPL do fabricante. Compare os custos iniciais, bem como as potenciais poupanças de combustível a longo prazo.

Valor de revenda

Faça as contas ao valor de revenda do automóvel, a opção GPL ainda não é comparável às congéneres a gasolina e Diesel em matéria de valorização como usado, o que resulta de alguma desconfiança que ainda envolve a tecnologia.

Leia também:

Carros Novos - Comparar carros

Mais artigos da mesma categoria

Como saber se um carro não está penhorado

Interessado num automóvel usado que à primeira-vista está impecável e a bom preço? Não tenha medo de avançar. O essencial é estar informado sobre o…

O que deve analisar num test-drive?

Primeiro que tudo não se sinta acanhado na hora de experimentar o carro. Se há a possibilidade de o adquirir, então experimenta e teste tudo.…

Quais são os custos da legalização de um carro importado?

Muitas vezes, importar um carro de um país europeu surge como uma opção a ponderar quando procuramos o nosso novo automóvel. Em alguns tipos de…

O que devo saber antes de pedir financiamento automóvel

É uma realidade: no momento de trocar ou adquirir um automóvel, são poucas as pessoas que conseguem pagá-lo a pronto. Por impossibilidade financeira ou gestão…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional