Comprar carro novo ou manter o atual

3 min

Como escolher o carro certo para si? O passo a passo para decidir

Conteúdo oferecido por Cofidis

A compra de um carro é por norma o 2º maior investimento que fazemos na vida, por isso, é importante acertarmos na mouche quando escolhemos o nosso próximo carro.

Explicamos-lhe em seguida o passo a passo para saberes qual é o carro certo para si.

Como escolher o carro ideal para mim: o passo a passo

Na escolha de um carro, há vários fatores que devemos ter em consideração. E tudo começa pela necessidade.

Em primeiro lugar, deve definir exatamente em que situações vai utilizar maioritariamente o carro novo. Se é para passear com a família, para levar as crianças à escola, para se deslocar para o trabalho, ou simplesmente para se divertir.

Cada carro tem a sua especificidade. Se precisa de um carro para a família, talvez uma carrinha ou um SUV sejam o mais adequado. Se precisa apenas de um carro para trabalhar, um citadino, um urbano ou um compacto talvez sejam as melhores opções.

O tipo de deslocação que faz também terá impacto na tipologia de motor do carro que vai escolher. Se percorre poucos quilómetros, um carro a gasolina será a opção mais económica. Se percorre muitos quilómetros em circuito citadino, um elétrico talvez seja uma opção a considerar. Se por outro lado faz grandes tiradas em auto-estrada, o diesel será a opção certa. 

Em segundo lugar, deve entrar na equação o preço. Defina um orçamento para o seu novo carro. A partir daí poderá começar a filtrar as suas opções finais.

Prefere um carro novo, ou um carro usado?

Depois de definir o segmento e o orçamento, este será o 3º passo.

Um carro novo terá sempre a vantagem de, em princípio, ter menos despesas de manutenção. Em contrapartida, o investimento inicial terá que ser maior. 

A garantia também poderá ser um fator importante na tomada de decisão. Os carros japoneses e sul coreanos oferecem praticamente todos eles 7 anos de garantia, ao passo que os europeus oferecem períodos de garantia mais reduzidos. 

No caso de querer um carro usado, e antes de avançar para a compra, deve sempre e em primeiro lugar fazer um test drive, procurar por eventuais sinais de desgaste excessivo no interior e garantir se no compartimento do motor não existem fugas de óleo ou de líquido refrigerante. 

Dedique algum tempo a analisar esta parte, pois poderá ser extremamente importante para fazer uma compra segura.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Procura autocaravanas baratas? Apresentamos-lhe 7!

Idealiza fazer uma viagem pela Europa de autocaravana? Saiba que os seus sonhos podem estar bem próximos da realidade, com estas 7 autocaravanas baratas. É…

Procura um SUV novo a gasóleo por menos de 30.000€?

Procurar carros a gasóleo, ao contrário do que sucedia há uns anos, começa a parecer uma tentativa de encontrar uma agulha num palheiro – sobretudo…

Os 4 carros híbridos mais potentes do mercado

A indústria automóvel está comprometida com a eletrificação e a regra não admite exceções. Por isso, a compatibilidade entre altas performances e eficiência no consumo…

5 carros híbridos novos até 40.000€

As motorizações a gasolina continuam a ser as mais procuradas mas, no último ano, os dados relativos à venda de veículos novos revelaram que os…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional