como saber se um carro não está penhorado

4 min

Como saber se um carro não está penhorado

Comprar um carro usado é uma escolha que pode acarretar vários riscos. Um desses riscos é a compra de um carro penhorado. Por esse motivo, neste artigo, vamos explicar-lhe como como saber se um carro não está penhorado.

Mas para melhor clarificar a questão, importa antes esclarecer o que é um carro penhorado.

O que é um carro penhorado?


Um carro (ou qualquer outro veículo a motor sujeito a matrícula) penhorado é um veículo que se encontra apreendido judicialmente para cobrir dívidas do proprietário e as custas desse processo de cobrança.

No entanto, e apesar de adquirir um carro penhorado poder ser um processo bastante seguro e uma ótima oportunidade de fazer um bom negócio, urge explicar que antes de avançar para qualquer compra, deve sempre verificar se o automóvel se encontra mesmo penhorado, caso contrário pode correr o risco de ficar sem o carro, caso o antigo proprietário não pague as dívidas que seriam pagas com a venda do automóvel.

Nestas ocasiões, mesmo que alegue desconhecimento do processo e mova uma acção contra o vendedor, não deverá sair vencedor.

A partir do momento que o veículo sai da esfera jurídica do vendedor para a esfera jurídica do comprador (opera a venda), este último tem-se como comprador de boa fé, não podendo ser registada nenhuma penhora em nome do antigo proprietário, uma vez que ficaria provisória por dúvidas.

Assim, para evitar futuros problemas, é importante ter alguns cuidados. O principal será tentar saber se o carro está efetivamente, ou não, penhorado.

Como saber se um carro não está penhorado: 3 formas práticas


verificar online se um carro esta penhorado

Apresentamos, de seguida, 3 opções para evitar ser apanhado desprevenido.

1. Portal da Autoridade Tributária e Aduaneira

A forma mais rápida, e gratuita, de saber se um carro está, ou não, penhorado, é através de uma pesquisa no site do Portal da Autoridade Tributária e Aduaneira (Finanças) específico para bens penhorados: Venda Eletrónica – Bens Penhorados.

Neste website poderá consultar todas as viaturas penhoradas, que se encontram à venda.

A desvantagem? A pesquisa poderá ser bastante complexa se não tiver alguns dados específicos sobre o automóvel.

2. Certidão Permanente Automóvel

Se quiser obter informação mais fidedigna, deve solicitar a certidão permanente automóvel.

Neste documento estão registadas todas as eventuais incidências do veículo, como penhoras, multas, ónus ou encargos, até essa data.

Dirija-se a um balcão da Conservatória do Registo Automóvel e solicite a certidão permanente automóvel. Para ter acesso a este documento, basta que indique a matrícula do carro que pretende adquirir e o seu nome.

Se preferir, também pode solicitar este documento online no Portal Automóvel Online.

Os dados necessários são igualmente a matrícula do veículo e o seu nome, e também o endereço de e-mail para o qual quer que seja enviado o código de acesso para consulta da certidão.

Poderá consultar a certidão sempre que quiser, nos 6 meses seguintes à sua emissão.

Se solicitar a certidão online, ou em papel em qualquer Conservatória do Registo Automóvel, esta terá um custo de 10€.

Se a certidão tiver zero registos, isso significa que o carro não tem, até esse momento, qualquer registo e é deste ponto de vista seguro avançar para a compra.

3. Certidão de Veículos

A 3ª e última hipótese que tem de saber se um automóvel está penhorado é solicitar uma Certidão de Veículos, no IMT.

Este pedido poderá ser feito presencialmente, ou no IMT online, beneficiando de um desconto de 10% relativamente à taxa aplicada nos balcões de atendimento presencial.

Agora que já descobriu como saber se um carro não está penhorado, não se esqueça que existem muitos outros aspectos a ter em consideração antes da compra de um carro seminovo ou usado.

Verifique se o automóvel tem toda a documentação (Documento Único Automóvel, Inspecção periódica, comprovativo do pagamento do IUC e seguro).

Para além disso, e sempre que possível, peça a um mecânico da sua confiança para fazer um check-up ao carro e tentar perceber se o carro nunca teve acidentes.

Quanta mais informação tiver sobre o carro que quer adquirir, melhor e mais segura será a compra!

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Como saber se um carro não está penhorado

Interessado num automóvel usado que à primeira-vista está impecável e a bom preço? Não tenha medo de avançar. O essencial é estar informado sobre o…

O que deve analisar num test-drive?

Primeiro que tudo não se sinta acanhado na hora de experimentar o carro. Se há a possibilidade de o adquirir, então experimenta e teste tudo.…

Quais são os custos da legalização de um carro importado?

Muitas vezes, importar um carro de um país europeu surge como uma opção a ponderar quando procuramos o nosso novo automóvel. Em alguns tipos de…

O que devo saber antes de pedir financiamento automóvel

É uma realidade: no momento de trocar ou adquirir um automóvel, são poucas as pessoas que conseguem pagá-lo a pronto. Por impossibilidade financeira ou gestão…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional
+3000 Carros novos para venda. Pesquise e Peça agora uma Proposta!
This is default text for notification bar