4 min

Como verificar se os quilómetros são verdadeiros?

Infelizmente, é um facto. Há quem ainda consiga alterar o número de quilómetros marcados de um veículo, mesmo esta prática sendo ilegal.~

Há sempre o risco de encontrar aquele automóvel que anda a apreciar há já um bom tempo, supostamente com menos andamento e por menos valor do que o estabelecido no mercado, para depois descobrir que afinal foi enganado. Aliás, espante-se, para conseguir essa proeza 10 minutos chegam e, se for efectuada por “bons” burlões, basta um minuto ou dois e um telemóvel.

Compre com segurança. Encontre aqui usados com garantia

Obviamente, com isto, não estamos a defender essa prática. Antes pelo contrário, procuramos arranjar soluções para evitar esse mesmo acto. Ou seja, tentámos encontrar uma forma de verificar se os quilómetros são verdadeiros.

Como verificar se os quilómetros são verdadeiros: confie nos seus instintos


conta quilometros

Pode parecer óbvio, mas o primeiro passo é sempre a intuição. O exterior de um automóvel costuma denunciar, mas a forma como foi cuidado pelo dono anterior também pode alterar a sua percepção.

Um dono extremamente zeloso consegue fazer com que um carro antigo pareça novinho em folha e um outro mais descuidado acaba por fazer com que o veículo pareça mais antigo. A título de exemplo, basta, para isso, não usar uma garagem e deixar o carro ao sol, à chuva, ao vento que notará uma maior degradação do seu exterior.

Portanto, tendo isso em conta, aconselhámos o seguinte: explore bem os pedais, o travão de mão, a caixa de mudanças, o volante e os pedais. Um condutor com alguma sensibilidade conseguirá reconhecer facilmente o desgaste e perceber se é proporcional ou não à quilometragem anunciada.

Claro que, desde a produção do veículo, as peças podem ter sido alteradas e, isso, não quer dizer que esteja a ser burlado. No entanto, quando isso acontece ou desconfia da veracidade da quilometragem anunciada, é melhor recorrer a outras opções.

Como verificar se os quilómetros são verdadeiros: verifique o historial

Caso prefira aprofundar a situação, há três entidades que podem ajudar a descobrir a quilometragem real de um carro.

Caso o veículo seja português, peça uma Certidão de Inspecção no IMT (Instituto de Mobilidade de Transporte).

Para isso, basta dirigir-se presencialmente a uma das sedes, apresentar a matrícula, e receberá um documento com as quilometragens anotadas em todas as inspecções obrigatórias do automóvel.

Este processo tem um custo de 30€. Porém, se requisitar online, terá direito a um desconto de 10%. Ou seja, apesar de gastar mais algum, é um empreendimento útil para fazer a escolha acertada.

Se, por outro lado, o veículo tiver sido importado, existem dois sites europeus onde é possível obter informações sobre um veículo antes de o comprar: AutoDNA e VIN-INFO.
Precisa ter consigo o VIN – número de identificação do veículo – que consta no DUA (Documento Único Automóvel) e, também, nos anúncios do Standvirtual.

Nestes sites encontra também o número de donos e de acidentes que o carro já teve e, em alguns casos, até fotografias das seguradoras.

Outras soluções

mecanico e compradora do carro

Há ainda outras soluções, como pedir a opinião de um mecânico amigo para inspeccionar o veículo ou ligar para o vendedor anterior e perguntar quantos quilómetros tinha na altura.

Porém, estas estão longe de ser arte exactas. O mecânico também é susceptível de ser enganado e o antigo dono, se o conseguir contactar, pode até compactuar com o novo.

Resumidamente, há um revês para qualquer das opções. Se, por um lado, a primeira inspecção obrigatória só surge ao fim de quatro anos; por outro, o número de donos e acidentes não são um indicativo 100% exacto de que o carro tem muitos quilómetros.

Para piorar a situação, caso efectivamente tenha sido enganado, não há muito a fazer. A lei não prevê reprovação para estas alterações. O “erro” nem é sequer anotado na folha de inspecção do automóvel.

Portanto, terminamos este artigo quase como o começamos: faça tudo e, no fim, confie na sua intuição. No final de contas, vai ser a sua melhor amiga.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Os SUV mais seguros de 2019

Todos os anos, o Euro NCAP, organismo independente que avalia a segurança dos veículos em circulação na Europa, com exigências cada vez mais apertadas, testa…

3 carros usados a gasóleo por menos de 40.000€

Apesar de ainda haver uma grande procura por carros usados a gasóleo em Portugal, o cerco ao Diesel parece estar apertar cada vez mais. Até…

Os 4 carros híbridos mais potentes do mercado

A indústria automóvel está comprometida com a eletrificação e a regra não admite exceções. Por isso, a compatibilidade entre altas performances e eficiência no consumo…

5 carros usados a gasóleo até 15 mil euros

Um carro a gasóleo tem a vantagem de ser poupado nos consumos e de ter motores que rendem em quaisquer condições. Mas essas vantagens colocam…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional
Procura um Carro Novo? Consulte agora todos os carros novos à venda em Portugal. Peça uma Proposta!
This is default text for notification bar