SUV elétricos Standvirtual

7 min

5 SUV elétricos de luxo: estilo e sofisticação na estrada

O sucesso da eletrificação depende da disponibilidade de automóveis que acelerem realmente o processo de democratização da tecnologia, que só é possível com a oferta a preços mais acessíveis. Nenhum dos automóveis nesta lista contribui para esse objetivo, mas cada um destes enormes SUV elétricos de luxo demonstram todo o potencial excecional do plano para a reinvenção de indústria.

Eis cinco automóveis capazes de transformar qualquer viagem num exercício de afirmação estatutária e de estilo, sem emissões de escape.

5 SUV 100% elétricos com luxo para dar e vender

Mercedes EQS SUV

SUV Mercedes-Benz EQS SUV Standvirtual

A Mercedes capitaliza o potencial da EQ com uma novidade importante no topo da sua gama exclusivamente elétrica: um luxuoso SUV baseado no EQS, e com as melhores tecnologias da Mercedes. Por exemplo, a suspensão dispõe de amortecimento com firmeza variável (ADS+) e molas pneumáticas (Airmatic) – mantêm a altura da carroçaria, independentemente da carga.

Como na berlina, o SUV conta com dois painéis de bordo revolucionários no conteúdo e na apresentação. O de série, semelhante ao do Classe S, combina um painel de instrumentos digital (12,3’’) e um monitor de 12,8’’ para o sistema de info-entretenimento. O opcional chama-se MBUX Hyperscreen, mantém o primeiro, mas o segundo é maior (17,7’’) e soma-lhe um terceiro de 12,3’’ à frente do passageiro dianteiro. Todos são táteis e têm respostas hápticas, exceto o da instrumentação. E há, também, dois sistemas de projeção de informações no para-brisas (Head-Up Display) e pacote de info-entretenimento exclusivo para os lugares traseiros (dois monitores de 11,6’’).

Na versão de topo, o SUV elétrico apresenta-se equipado com dois motores, um por cada eixo, a debitarem 536 cv e 858 Nm. A bateria tem 107,8 kWh de capacidade, suficiente para autonomia de até 660 km. O sistema admite recarregamentos rápidos, contando com o máximo de 200 kW de potência para 80% da autonomia recuperada em 30 minutos ou 250 km em 15 minutos.

Quanto custa um Mercedes EQS novo?

Volvo EX90

SUV Volvo EX90 SUV standvirtual

Se há algo que ficou bem claro na apresentação deste novo SUV foram os grandes avanços tecnológicos face a outros modelos atualmente no mercado, tendo o Volvo EX9O sido até comparado com um “avançado computador, mas sobre rodas”, que à semelhança de smartphones ou portáteis foi produzido para melhorar, ao longo do tempo, através de atualizações regulares remotas de software, chamadas de OTA (over-the-air updates).

Na versão de lançamento, terá tração às quatro rodas com uma bateria de 111 kWh e dois motores elétricos, capazes de disponibilizar 380 kW (517 cv) e 910 Nm, permitindo oferecer, em conjunto com o novo chassis, uma experiência de condução “única, envolvente e suave”.

Segundo os testes WLTP, o Volvo EX90 é capaz de atingir 600 kms com uma única carga, carregando dos 10% aos 80% em menos de meia hora.

Peça já uma proposta para um Volvo EX90 novo

Lotus Eletre

SUV Lotus Eletro elétrico Standvirtual

Depois do superdesportivo Evija, o Eletre é o segundo automóvel 100% elétrico da Lotus, e o primeiro com o formato SUV, em mais de 70 anos de história desta marca britânica de luxo. A empresa atualmente propriedade da chinesa Geely vai comercializar o modelo em três versões, com diferentes níveis de performance e requinte, mas todas alimentadas por dois motores, um em cada eixo.

A versão base da gama e a opção intermédia, Eletre S, oferecem 612 cv e 710 Nm, enquanto o mais exclusivo Eletre R atinge 918 cv de potência e um binário de 985 Nm. Todas as versões são equipadas com uma bateria com uma capacidade de 112 kWh, para uma autonomia de até 600 km entre recargas. O sistema de 800V admite potências de carregamento de até 350 kW, o que significa que o Eletre recupera 400 km de autonomia em apenas 20 minutos ligado à ficha.

As performances são igualmente de luxo, com a Lotus a anunciar 0 a 100 km/h em apenas 3 segundos e uma velocidade máxima de 265 km/h. Nada mal para um automóvel com 5,10 metros e cerca de duas toneladas de peso.

Veja todo os Lotus usados à venda no Standvirtual

Audi Q8 e-tron

SUV Audi Q8 etron elétrico Standvirtual

O grande e luxuoso SUV elétrico da Audi data de 2019, ano em que foi lançado com o nome e-tron. Porém, para uma melhor adaptação ao universo eletrificado da marca, na atualização mais recente recebeu a etiqueta Q8, que o coloca diretamente no topo da gama.

Entre as novidades deste Q8 e-tron, a adoção de baterias de maior capacidade, passando a versão base (50) a dispor de acumulador de 95 kWh (89 úteis) com as restantes (55 e SQ8) a ganharem uma bateria de 114 kWh (106 úteis), soluções que permitem aumentar em 44% e 32%, respetivamente, as autonomias anunciadas – até 600 km no 55, 505 km no 50 e 513 km no potente SQ8.

O aumento da densidade energética das células prismáticas e nova técnica de empilhamento permite acomodar as novas baterias no espaço das anteriores. A acompanhar a atualização elétrica, além dos novos e mais eficientes motores assíncronos, destaque para a subida da potência dos carregadores de bordo para 150 kW (50) e de até 170 kW nos modelos de bateria maior, permitindo elevar a carga dos 20 aos 80 por cento em 26 minutos. Em corrente alternada, carregador a 11 kW, com o de 22 kW a surgir na lista de opcionais.

Consulte o preço das diferentes versões do Audi Q8 e-tron

BMW iX

aSUV BMW iX elétrico Standvirtual

A BMW chama os seus SUV de Sport Activity Vehicle (SAV), reclamando credenciais dinâmicas desportivas para automóveis como o iX, que é o automóvel elétrico mais imponente da gama, com cinco metros de comprimento e três metros de distância entre eixos.

O habitáculo do BMW iX tem cinco lugares, espaço com fartura em todas as direções e uma imagem futurista. A apresentação é minimalista, com a substituição dos comandos físicos por gestuais, táteis ou vocais para a ativação das funções de bordo. Mas este BMW com tecnologia 5G, que admite atualização remotas do software e tem capacidade de computação com processamento de 20 vezes mais dados, eleva a fasquia do requinte e da sofisticação, bem patente no painel de bordo, com o seu volante hexagonal e os monitores com 12,3 e 14,9 polegadas, para a instrumentação e o info-entretenimento, respetivamente. E ainda há Head-Up Display para projeção de informações no para-brisas.

A arquitetura elétrica do iX liberta também muito espaço para as pernas, sem interferir com a capacidade da mala, devido à inexistência de túnel de transmissão, sistema de escape ou depósito de combustível (a bateria encontra-se sob o piso, entre os eixos, posicionamento que beneficia o comportamento do automóvel, por baixar o centro de gravidade e otimizar a repartição do peso).

Todas as versões contam com motores elétricos potentes nos dois eixos (a mais potente, iX M60, chega aos 619 cv), quatro rodas motrizes e potências de carga até 200 kW. Os tempos de carregamento entre 10 e 80% DC rondam os 30 minutos.

Pretende obter uma proposta para um BMW iX novo?

 

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Há vantagens em comprar um carro elétrico?

Claro que há. Apesar de ainda se poder considerar esta nova tendência da mobilidade elétrica como pouco frequente, o certo é que o volume de…

Onde abastecer o seu carro elétrico?

A mobilidade nas grandes cidades quer-se cada vais mais sustentável e menos poluente e é para lá que se caminha a passos largos, na direção…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…

Carros eléctricos vs híbridos: quais as diferenças?

Antes só havia duas motorizações (gasóleo e gasolina) para equipar o carro. Agora os carros eléctricos vs híbridos estão em voga. Descubra as diferenças. Se…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional