3 SUV elétricos novos 2023

5 min

3 SUV elétricos novos que chegam em 2023

A tendência é cada vez mais evidente e torna-se difícil arranjar palavras para classificá-la. A indústria automóvel caminha, de facto, a passos largos rumo à eletrificação total. E, com ela, traz uma tipologia de veículo que tem registado um crescimento sem precedentes: SUV elétricos.

Apesar das perturbações que têm afetado as cadeias de abastecimento, o novo ano será fértil em lançamentos. Neste artigo, damos-lhe a conhecer 3 SUV elétricos novos que chegam em 2023.

Conheça 3 SUV elétricos novos chegam em 2023

Aiways U6

Novo Aiways U6 precos portugal Standvirtual

Depois do SUV U5, o SUV coupé U6. O segundo modelo baseado na plataforma MAS (More Adaptable Structure), exclusiva para veículos elétricos, anuncia um design dinâmico criado para utilizadores que valorizam o estilo de vida e a emoção.

A Aiways, fornecedora de soluções de mobilidade individual, sediada em Xangai e representada em Portugal pela Astara, já apresentou, oficialmente, o U6 à imprensa no mercado de origem, tendo, também, iniciado um período de pré-vendas. As primeiras unidades “nacionais” serão entregues aos clientes na primavera.

O design emotivo do concept car U6ion, com o espaço de referência e elevado valor funcional do já disponível SUV U5, são argumentos que jogam a favor do U6 para seduzir os condutores preocupados com questões ambientais.

Tal como o design sofisticado do sistema de iluminação, que foi adotado do concept quase sem alterações, com dois projetores de LED em cada lado e uma inconfundível configuração das luzes de circulação diurna.

Na traseira, a faixa de LED, que se estende a toda a largura do veículo, constitui uma peça única em conjunto com a porta da bagageira. Sob a sigla AI-Tech, a Aiways está a combinar os avanços tecnológicos da marca pela primeira vez no U6, sublinhando a excelência de toda a companhia em matéria de desenvolvimento.

Com 160 kW (218 cv) de potência e 315 Nm de binário, o U6 anuncia uma autonomia máxima de 405 km e está equipado com uma bateria de 63 kWh, que pode ser recarregada de 20% a 80% num posto de carregamento rápido DC ou numa tomada de parede AC trifásica até 11 kW.

Quanto custa um Aiways novo?

Audi Q8 e-tron

Audi Q8 55 e-tron SUV eléctrico standvirtual preços

Com o Q8 e-tron, a Audi disponibiliza a forma clássica de SUV e uma variante Sportback, combinando este último espaço amplo com linhas de coupé. Para ambas as carroçarias, podem ser selecionadas três variantes distintas do sistema propulsor com tração elétrica às quatro rodas.

Equipado com dois motores, os modelos de entrada Q8 50 e-tron e Q8 50 Sportback e-tron geram 250 kW de potência em modo boost (340 cv) e 664 Nm de binário, anunciando uma autonomia que chega aos 488 km (SUV) e 500 km (Sportback), de acordo com o ciclo WLTP.

Já os Q8 55 e-tron e Q8 55 Sportback e-tron, também com dois motores, geram até 300 kW de potência em modo boost (408 cv) e 664 Nm de binário. As suas autonomias máximas são de 578 km para a carroçaria SUV e 594 km para a Sportback, segundo o ciclo WLTP. A velocidade máxima, tal como nos Q8 50 e-tron, está limitada a 200 km/h.

Os topos de gama SQ8 e-tron e SQ8 Sportback e-tron recorrem aos préstimos de três motores elétricos (um à frente e dois atrás). A potência máxima é de 370 kW (503 cv) em modo boost e o binário máximo situa-se nos 973 Nm. A autonomia dos SQ8 e-tron é de 461 km e 480 km para o SUV e Sportback, respetivamente, ambos com uma velocidade máxima limitada a 210 km/h.

Estilo, conforto, espaço, segurança e tecnologia são outros predicados anunciados por este SUV premium, que estará disponível para encomenda a partir de fevereiro de 2023, arrancando a sua comercialização no início de março de 2023.

Conheça os preços de todos os Audi elétricos à venda em Portugal

Volvo EX90

Novo Volvo EX90 SUV elétricos standvirtual

O EX90 é um SUV 100% elétrico, de sete lugares com bagageira, que reforça o compromisso de segurança da marca e apela a um estilo de vida mais sustentável. Este modelo representa, também, o início de uma era para a Volvo Cars, definindo um rumo decisivo para um futuro totalmente elétrico.

Além disso, é o primeiro de uma série de modelos 100% elétricos que a Volvo Cars promete apresentar, a um ritmo anual, com o objetivo de comercializar apenas automóveis 100% elétricos até 2030, cumprindo o seu ambicioso plano ambiental, no qual pretende atingir a neutralidade climática em 2040.

Com um nível de segurança superior ao de qualquer outro modelo da história da Volvo Cars, o EX90 é capaz de “entender” o condutor e a sua área circundante, graças ao sistema LiDAR (inclui radares, câmaras, sensores ultrassónicos) e à tecnologia Safe Space.

Conta ainda com atualizações regulares remotas de software, novo sistema áudio Bowers & Wilkinscom Dolby Atmos e colunas integradas nos apoios de cabeça, sistema de infoentretenimento com ligação 5G e materiais reciclados.

Anunciando 600 km de autonomia máxima com uma única carga, carrega de 10% a 80%, em menos de 30 minutos. No lançamento, terá tração às quatro rodas com uma bateria de 111 kWh e dois motores elétricos, que, juntos, oferecem até 380 kW (517 cv) e 910 Nm.

A sua tecnologia inovadora possibilita a utilização da bateria do automóvel como fonte de energia adicional para, por exemplo, carregar aparelhos domésticos ou mesmo outro Volvo.

Peça já uma proposta por um Volvo EX90

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Diferença entre os postos de carregamento rápidos e normais

Muitos utilizadores de veículos elétricos dependem dos postos de carregamento públicos para garantir a sua mobilidade sem emissões, uma vez que nem sempre as tomadas…

1000km num elétrico: uma corrida contra o pôr-do-sol

Conteúdo patrocinado por EDP A autonomia dos carros elétricos é um tópico quente e que continua a causar alguma intriga. Mas para combater este mito…

Como carregar um carro elétrico na garagem do condomínio

As reuniões de condomínio conseguem ser o pior pesadelo de muita gente e nem sempre é fácil obter o entendimento entre pessoas que, ainda que…

Carros híbridos que chegam em 2020

Além de uma grande aposta nos carros elétricos, como forma de equilibrar a balança das emissões da gama, que a partir do próximo ano se…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional