10 dicas de preparação para o exame de condução

4 min

10 dicas de preparação para o exame de condução

O exame de código já está despachado, as aulas práticas correram bem e o exame de condução já está marcado. Apesar de estar tudo bem encaminhado, há detalhes que não devem ficar esquecidos e que podem ser a diferença entre passar e chumbar.

Aqui estão 10 dicas para ir preparado para o exame de condução:

1. Descansar

Parece básico, mas é daquelas coisas que muitas vezes se esquece. A atenção e concentração andam de mãos dadas com uma noite bem dormida. É importante ainda não ter outros compromissos relevantes agendados para o mesmo dia: se já trabalha, marque um dia de férias; se é estudante, faça a marcação do exame para uma data que não coincida com testes ou apresentação de trabalhos.

2. Não se esqueça da teoria

É muito comum o examinador testar os conhecimentos mecânicos do examinado. Volte a estudar o que diz o livro que consultou para realizar o exame de código. Mais vale informação a mais do que a menos.

À procura de um carro novo? Faça uma pesquisa no Standvirtual Novos

3. Pratique

Há um número de aulas obrigatórias, mas ninguém dirá que terá forçosamente de ir a exame assim que as concluir. Se não se sente à vontade ao volante, compre algumas aulas extra. Além disso, guarde uma aula para o dia ou véspera do exame.

4. Conheça o caminho

Se houver um trajeto predefinido, peça ao seu instrutor para o realizar. Tome atenção aos sinais com que se cruzar e todas as ratoeiras que poderá encontrar. Pode ainda pedir a amigos ou a familiares que façam o caminho consigo ao lado. Dessa forma, poderá quase decorar o que fazer a cada instante.

5. Em primeiro ou segundo? O que for mais conveniente

Normalmente, o examinador leva duas pessoas no carro. A ordem do exame pode ser aleatória ou escolhida pelos examinados. É uma pessoa muito ansiosa? Nesse caso, o ideal é ir em primeiro, não correndo o risco de ficar com os nervos em franja. Porém, se considera ter nervos de aço, opte por ser o número dois. É que poderá perceber o que não deve errar na sua vez.

6. Cinto de segurança em primeiro lugar

Não ponha o carro a trabalhar antes de colocar o cinto de segurança. Esta regra de ouro poderá valer-lhe muitos pontos ou um chumbo. Depois, ainda antes de dar à ignição, ajuste o banco e verifique todos os espelhos, ajustando-os à sua posição. Não abandone o lugar onde se encontra estacionado sem realizar o sinal indicador.

7. Devagar se vai ao longe

Não exiba dotes de piloto mesmo que os tenha. Conduza com tranquilidade e mantenha uma velocidade baixa, sempre dentro dos limites. Devagar, será mais fácil antever quaisquer problemas e corrigi-los a tempo. Não se esqueça de entrar em rotundas com a segunda velocidade e respeite as prioridades.

8. Não se esqueça dos peões

O nervosismo pode fazer com que se olhe apenas para a estrada. Mas o ato de conduzir vai muito para além do asfalto. Esteja sempre com atenção ao que se passa também à volta. Há alguém a aproximar-se de uma passadeira? Está prestes a ser ultrapassado por uma moto? Um ciclista surge num cruzamento? Todas estas situações carecem de cautela e de uma condução adequada.

Artigo recomendado: Qual a carta de condução necessária para conduzir uma autocaravana?

9. Os espelhos são para usar

É importante que o examinador perceba que, para si, os espelhos fazem parte do ato de condução. Use-os a todo o instante e não se esqueça de verificar os ângulos mortos.

10. Não deixe o carro ir abaixo

Os nervos podem ser tantos que o ponto de embraiagem se torna quase impossível. Nessas situações é possível que deixe o carro ir abaixo. No entanto, se isso ocorrer mais de três vezes poderá chumbar. Se perceber que está muito nervoso, exponha a situação com tranquilidade, respire fundo e volte a tentar. Está no caminho certo!

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional