Vem aí o Tesla Model YL, versão agigantada do Y

A Tesla vai mesmo avançar com o lançamento do Model YL. A confirmação foi dada pela empresa, na rede social chinesa Weibo, no início desta semana. E, embora ainda não haja data de lançamento, a Tesla arrisca a dizer que a versão esticada do Y “chegará em breve”, acrescentando que a produção se iniciará ainda em 2025, na fábrica da Tesla em Xangai, na China.
O anúncio de um novo SUV elétrico, que tem na sua génese o modelo mais bem-sucedido da marca, parece ter animado os mercados, que têm andado desiludidos com a performance de vendas da Tesla, a perder para os seus rivais chineses, nomeadamente para a BYD, que tem vindo a reforçar o seu posicionamento na Europa, mas também na América do Sul.
Tesla Model Y de seis lugares
O Model YL é uma versão agigantada do Model Y, com 4,97 metros de comprimento, 1,66 metros de altura e uma distância entre eixos de 3,04 metros, o que se reflete no número de lugares, que passam a ser seis, mas também no espaço a bordo, generoso o suficiente para uma grande família, sem que se percam as referências estéticas de um SUV.
Também, tal como acontece com o Y, o seu interior se distingue pelo design minimalista, com a maioria das funções assentes num grande ecrã.
Desempenho e eficiência
O novo modelo chegará com dois motores elétricos, um por eixo, a debitarem em conjunto 340 kW, qualquer coisa como 456 cv. A energia será fornecida por uma bateria com capacidade de 82 kWh e composição NCM (Níquel-Cobalto-Manganês).
O conjunto, avança a Tesla, garante ao Model YL uma boa performance (acelera de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos, tendo uma velocidade máxima de 217 km/h), sem descurar eficiência.
Aposta na China
A China é um dos mercados mais relevantes para a Tesla, que, em 2024, registou um forte crescimento. Mas, desde o início deste ano, o cenário otimista alterou-se e a empresa de Elon Musk tem andado com dificuldades em se afirmar naquele que é um dos maiores mercados de veículos elétricos, onde a rival BYD está em casa.
Por isso, não é de admirar que o lançamento do YL comece precisamente pelo mercado chinês, onde já é possível configurar o automóvel e reservá-lo. Segundo a agência noticiosa Reuters, o Model YL pode ser encomendado desde 339 mil yuan, qualquer coisa como 40.415 euros.
No entanto, apesar de iniciar a comercialização pela China, tudo indica que os planos passam por trazer o YL para a Europa.