7 agosto 2025

Um Range Rover Eléctrico? Sim, é real e chega ainda antes do fim do ano

Range Rover Electric Standvirtual

A variante 100% elétrica da geração L460 do Range Rover já está aí ao virar da esquina, devendo chegar ao mercado no próximo ano.

Com duas variantes de carroçaria - Standard e Longa - pode medir 5,05 ou 5,25 metros, sendo possível ter um habitáculo de cinco lugares com ambas as carroçarias. Na versão Longa, batizada de LWB (de Long Wheel Base), é possível usufruir de sete lugares.

Tração 4x4

Seja qual for a versão escolhida, o Range Rover Electric apresenta-se sempre com tração as quatro rodas, contando um motor elétrico em cada eixo. Ambos são síncronos de ímanes permanentes e, em conjunto, debitam 550 cv e um binário máximo de 850 Nm - ou seja, não lhe faltará potência nem força para ultrapassar qualquer obstáculo.

Além da tração 4x4, indispensável em qualquer todo o terreno, o Range Rover Electric surgirá com credenciais de excelência para enfrentar qualquer tipo de traçado, mesmo que a altura livre ao solo seja inferior (260 mm em vez dos 284 dos PHEV e dos 295 dos modelos a combustão) e que o ângulo ventral seja de 23 graus em vez de 27. Isto porque, além de a passagem a vau ser a mesma, de 900 mm, esta variante conta com um sistema de gestão de tração que responde 100 vezes mais rapidamente.

Quanto custa um Range Rover novo?

O Range Rover Electric conta com uma adaptação da suspensão é uma adaptação da que os do Range Rover Sport, com molas pneumáticas de câmara dupla e os amortecedores são Bilstein de válvula dupla.

Autonomia alargada

Ainda que, graças a uma forte potência, seja capaz de acelerações fulgurantes - a marca aponta para que a aceleração de 0 a 100 km/h seja cumprida em 4,5 segundos -, o Range Rover Electric parece chegar também com um nível interessante de autonomia elétrica.

O modelo acomodará uma bateria de iões de lítio NCM, com 118 kWh de capacidade útil, o que lhe permite anunciar uma autonomia de até 530 quilómetros (ciclo WLTP). O sistema elétrico funciona a uma tensão nominal de 800 volts, o que faz com que venha a admitir carregamentos ultrarrápidos, até 350kW, o que significa que é possível recuperar a bateria de 10 a 80 por cento em menos de 30 minutos; a corrente alternada, a potência máxima de carregamento é de 22 kW.

Diferente, mas igual

O Range Rover Electric utiliza a plataforma MLA-Flex, a mesma das variantes que ainda contam com motor térmico, o que significa que não assenta numa arquitetura pensada para elétrico (a ausência de uma frunk, por exemplo, denuncia esse facto).

Também no estilo não são visíveis grandes diferenças entre o Range Rover Electric e as demais variantes - apenas a ausência de um sistema de escape nos permite identificar rapidamente qual é elétrico e qual não é.

Range Rover Electric: quando chega e quanto custa

Inicialmente, o Range Rover Electric foi anunciado para ser lançado ainda antes do final deste ano, mas o emblema acabou por decidir atrasar o início das entregas, justificando com a necessidade de realizar mais testes, segundo revelou o jornal britânico “Guardian”, que cita cartas que a JLR escreveu aos clientes que já tinham realizado uma reserva e que esperavam pelo automóvel em 2025.

Para já, ainda não há preços para Portugal, mas os clientes lusos podem juntar-se a uma lista de espera e receber atualizações individualizadas.

Leia também: