Turbo S é o Porsche 911 mais potente de sempre e já pode ser encomendado

A Porsche revelou o Turbo S durante o IAA Mobility, em Munique, e não faltam motivos para impressionar. O modelo utiliza o revolucionário sistema T-Hybrid com dois turbocompressores elétricos, resultando numa potência sem precedentes na gama 911: 523 kW (711 cv). O binário máximo atinge 800 Nm numa faixa ampla entre as 2.300 e 6.000 rpm, enquanto a potência máxima está disponível dos 6.500 aos 7.000 rpm. Comparativamente ao antecessor, o aumento de potência é de 61 cv.
O motor boxer de 3,6 litros, com características sonoras reforçadas e escape desportivo em titânio de série, permite ir dos 0 aos 100 km/h em 2,5 segundos e dos 0 aos 200 km/h em 8,4 segundos, apresentando-se com uma velocidade máxima de 322 km/h. E, apesar dos componentes híbridos adicionais, o peso aumentou apenas 85 kg, sendo compensado pela melhoria substancial da dinâmica.
Eficiência e aerodinâmica ativa
O Turbo S estabeleceu-se como uma nova referência em Nürburgring Nordschleife, sendo aproximadamente 14 segundos mais rápido do que o seu antecessor, com tempo oficial de sete minutos e 3,92 segundos.
Já a eficiência é resultado de uma aerodinâmica ativa inteligente; flaps de refrigeração verticais e difusores dianteiros ativos, que trabalham em conjunto com elementos móveis na dianteira e traseira para otimizar a refrigeração, reduzir o arrasto e aumentar a estabilidade. No modo “wet”, o sistema protege os travões do excesso de água para garantir segurança adicional.
Chassis, travões e pneus de desportivo
O Turbo S dispõe do sistema Porsche Dynamic Chassis Control (ehPDCC) com controlo electro-hidráulico, que aprimora a agilidade e a estabilidade em curva.
O eixo traseiro recebe pneus de 325/30 ZR 21, mais largos do que aqueles que eram montados no modelo anterior, melhorando a manobrabilidade, tanto em pisos secos como molhados. Os travões cerâmicos (PCCB) foram atualizados, passando a ser os maiores já instalados num Porsche de duas portas: discos com diâmetros de 420 mm (dianteiro) e 410 mm (traseiro).
Porsche 911 Turbo S oferece design exclusivo
A estratégia “turbo” está patente no design: elementos em Turbonite, cor exclusiva das variantes Turbo, destacam diversos detalhes exteriores e o novo escudo Porsche.
O modelo apresenta carroçaria, via traseira e aberturas laterais significativamente mais largas quando o comparamos com o Carrera, além das já mencionadas saídas de escape em titânio.
No interior, é Turbonite decora portas, volante, tablier, consola central, pespontos e botões. As faixas decorativas em carbono com acabamento Neodímio e o revestimento do tejadilho em microfibra perfurada preta conferem maior exclusividade. Os bancos são desportivos, reguláveis em 18 vias, com memória e inscrições específicas Turbo S.[
Personalização e opções exclusivas
A Porsche Exclusive Manufaktur garante inúmeras personalizações: mais de uma centena de cores exteriores, jantes Turbo Exclusive Design, tejadilho em carbono, luzes traseiras exclusivas e braços de limpa-para-brisas de baixo peso em carbono. O interior pode ser aprimorado com pespontos contrastantes, gravações personalizadas, painéis em pele e chaves pintadas à medida.
Preços e gama em Portugal
Em Portugal, o novo Porsche 911 Turbo S já pode ser encomendado, com as primeiras unidades a começarem a chegar no arranque do próximo ano. O preço começa nos 324.121€; com corpo Cabriolet, são pedidos pelo menos 339.324€.